Home / Cotia / Cotia reúne centenas de pessoas na 1ª Caminhada pela Cultura de Paz
pessoas fazem referência religiosa na 1ª Caminhada pela Cultura de Paz

Cotia reúne centenas de pessoas na 1ª Caminhada pela Cultura de Paz

1ª Caminhada pela Cultura de Paz contou com diferentes vertentes religiosas e com representante do Instituto Roerich da Paz e Cultura do Brasil

uma roda de capoeira na 1ª Caminhada pela Cultura de PazPreconizando a união, o respeito, a tolerância e a paz, a 1ª Caminhada pela Cultura de Paz reuniu centenas de pessoas no centro de Cotia, no domingo (26/08). Sob chuva e frio, os participantes ecoaram um grito uníssono por uma convivência harmônica e respeitosa entre os povos. Diferentes vertentes religiosas caminharam da Praça da Matriz até a Praça Joaquim Nunes, onde várias atrações culturais e artísticas aconteceram ao longo do dia.

A Caminhada é um projeto idealizado pela Prefeitura de Cotia, por meio do Departamento de Cultura, e contou com o apoio de uma comissão. “É uma semente que está sendo plantada na cidade. Não se trata apenas de um evento para falar sobre paz e respeito, este é um Movimento”, disse Gilmar de Almeida, secretário adjunto da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer.

o diretor do departamento de cultura Gilmar de Almeira discursa na 1ª Caminhada pela Cultura de PazO evento reuniu umbandistas, evangélicos, budistas, xamanismo, espíritas. Todos puderam falar de princípios e serem ouvidos com respeito. Na Praça Joaquim Nunes, barracas de cada religião serviu para que a população conhecesse um pouco mais sobre ela e conhecesse sobre a riqueza de crenças.

Apresentações de música, dança, poesia, barracas com artesanato, comida, livros, cd’s marcaram o Movimento criando um universo de trocas culturais, conversa e paz. Um dos pontos altos do evento foi a chegada da Bandeira da Paz, trazida por Marly Pedra, do Instituto Roerich da Paz e Cultura do Brasil.

mulher prepara prato típico na 1ª Caminhada pela Cultura de PazA abadessa budista Mestra Miao Yen, do Templo Zu Lai, participou da Caminhada e defendeu a iniciativa da Prefeitura. “Precisamos disseminar a paz em tudo o que pudermos, em nossa mente, no círculo familiar, em tudo, para que possamos influenciar o mundo”, disse.

A moradora de Cotia, Luciane Veloso, acompanhou o evento e ficou satisfeita com o que viu. “Mais do que falar sobre a paz, é lindo ver a paz sendo disseminada. Estou orgulhosa em ver que Cotia está pensando nisso”, avaliou.

pessoas fazem referência religiosa na 1ª Caminhada pela Cultura de PazA comissão organizadora do evento contou com representantes da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer, além do Babalorixá Alexandre Brito (Ilê Orixá Xangô Ayrá); Yalorixá Alcinda e Babalorixá Robison (Instituto Gira-Sol); Mãe Aurea (TUCAB – Tenda de Umbanda Cacique Águia Branca) e Babalorixá Hélcio (Casa de Airá – Tradição e Cultura) que foi o porta voz da organização.

Fotos: Vagner Santos

pessoas fazem referência religiosa na 1ª Caminhada pela Cultura de Paz

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

“Mulheres de Peito” reforça a programação do Outubro Rosa em Cotia

Entre os dias 17, 18 (das 9h às 18h) e 19 de outubro (das 9h …