Home / Cotia / Cotia vacina 34 mil pessoas contra a gripe e segue com campanha em quatro UBS’s e nos drive-thrus

Cotia vacina 34 mil pessoas contra a gripe e segue com campanha em quatro UBS’s e nos drive-thrus

 

Nessa quinta-feira (14/05), a Secretaria de Saúde realizará vacinação em três drive-thrus: em frente à Prefeitura, Shopping Granja Vianna e Caucaia do Alto. Esta vacina não protege contra o novo Coronavírus

 

De acordo com a Secretaria de Saúde de Cotia, desde o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, no final de março, a cidade vacinou 34.021 pessoas que fazem parte do público prioritário definido pelo Ministério da Saúde [veja abaixo). A campanha acontece com horário agendado em quatro Unidades Básicas de Saúde e em drive-thrus como os que acontecerão nessa quinta-feira (14/05), em frente à Prefeitura, no Shopping Granja Vianna e em Caucaia do Alto. A distribuição de senhas começará às 8h e a vacinação encerra-se às 13h ou ao final das doses disponibilizadas pelo Governo do Estado.

Nos drive-thrus serão vacinadas apenas as pessoas que estiverem de carro, não é necessário descer para receber a dose, todos os ocupantes do veículo deverão estar de máscara. Será necessário apresentar documento que comprove que a pessoa a ser vacinada faz parte do público-alvo.

A campanha de vacinação está na terceira fase. “Começamos a vacinar as crianças, gestantes e puérperas, é importante que este público também seja imunizado. Este público passou a ser contemplado na terceira fase da campanha e temos pouco mais de 2% das crianças imunizadas e 4% das gestantes e das puérperas”, destacou Silvana Silva, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, Cotia tem 53.670 pessoas prioritárias para serem imunizadas contra a gripe, o montante de vacinados, até o momento, dá uma cobertura de 50,7% do público-alvo.

 

Quem deve se vacinar?

Todas as pessoas que fazem parte do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde devem receber a vacina contra a gripe. Fazem parte do grupo prioritário: Professores das escolas públicas e privadas, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebê há até 45 dias), povos indígenas, adultos com idade entre 55 e 59 anos, pessoas com deficiência.

Também estão sendo vacinadas as pessoas idosas (a partir de 60 anos), profissionais da saúde, profissionais das forças de segurança, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens com idade entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas, caminhoneiros e profissionais de transporte (motoristas e cobradores), trabalhadores portuários e portadores de doenças crônicas (não é necessário ter prescrição específica para vacinação, apenas confirmar que faz parte de programa de doenças crônicas do SUS ou prescrição para uso contínuo de medicamento relacionado ao tratamento da doença crônica indicada).

De segunda a sexta-feira, as Unidades Básicas de Saúde Assa, Atalaia, Caucaia do Alto e a Policlínica participam da campanha de vacinação mediante agendamento pelo telefone 4243-2017 (das 8h às 17h).

 

Foto: Vagner Santos

 

Sobre Hostmarx

Leia também

39ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cotia é nesta terça-feira

  Reunião pode ser acompanhada ao vivo pela internet, na TV Câmara, a partir das …