Cotia – Granja News https://www.granjanews.com.br O Jornal da Granja Viana e Região Tue, 07 Dec 2021 13:40:26 +0000 pt-BR hourly 1 Ajude a encontrar um lar para o Cláudio https://www.granjanews.com.br/ajude-a-encontrar-um-lar-para-o-claudio/ Tue, 07 Dec 2021 13:40:26 +0000 https://www.granjanews.com.br/?p=49765 O cãozinho de apenas dois anos que está em São Paulo foi abandonado em uma fazenda e precisa de uma família disposta a amá-lo e cuidá-lo

Cláudio, com seu carisma, educação e amor apareceu na vida de dois jovens que viajavam para Joanópolis, cidade do interior de São Paulo, magro, cheio de bicheiras e anêmico. O casal não aguentou deixá-lo para trás, abandonado e sozinho, e o resgatou para levá-lo a um veterinário, tratá-lo e proporcionar a ele uma vida digna. Os dois, Victoria e Leonardo, que trouxeram o pet até São Paulo e estão com ele sendo cuidado em casa, na Zona Oeste da cidade, já tem cachorros e não conseguirão dar a devida importância e atenção para o pequeno, por isso estão em busca de uma família que possa amá-lo e cuidá-lo como merece.

O cãozinho tem aproximadamente dois anos, é extremamente dócil e educado, não late e só quer carinho. Já recebeu todos os cuidados iniciais e prévios para começar o protocolo de vacinação e está se recuperando muito bem de todo o sofrimento que passou enquanto esteve abandonado nas fazendas. Toda a medicação e utensílios básicos já foram comprados pelo casal que o resgatou e estão dispostos a conversar e esclarecer qualquer dúvida que surgir sobre algum interessado.

O trauma do abandono marcou tanto o cãozinho que ainda não entende o que é brincar de bolinha, afinal antes tinha de lutar por sua vida e não conseguia tirar tempo para se divertir. Hoje, no 4º dia de cuidados, já está começando a se interessar mais e percebendo que finalmente terá uma vida boa e feliz. Caso não tenha interesse em adotá-lo, não há problema, apenas compartilhe com quem conhece e ajude a difundir a história do Claúdio por aí e conquistar um lar para ele.

Para entrar em contanto, é possível enviar mensagens via WhatsApp para a Victoria ou chamá-la pelo Instagram.

WhatsApp: (11) 972698966

Instagram: https://www.instagram.com/vic1o/

]]>
41ª Sessão Ordinária é nesta terça-feira na Câmara Municipal de Cotia https://www.granjanews.com.br/41a-sessao-ordinaria-e-nesta-terca-feira-na-camara-municipal-de-cotia/ Mon, 06 Dec 2021 21:43:00 +0000 https://www.granjanews.com.br/?p=49763 Reunião inicia às 10 horas e pode ser acompanhada pessoalmente ou ao vivo pela internet, na TV Câmara

Foto: Reprodução/Arquivo

A Câmara Municipal de Cotia realiza na manhã desta terça-feira, dia 7 de dezembro, a 41ª Sessão Ordinária de 2021. A reunião inicia às 10 horas, na Sala de Sessões Vereador José de Sousa Vilarim.

Uma propositura está na Pauta da Sessão. O Projeto de Lei nº 61/2021, de autoria do vereador Luis Gustavo Napolitano (PSD), institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município o Dia da Comida de Rua, a ser celebrado anualmente em 5 de outubro.

A 41ª Sessão Ordinária pode ser acompanhada pessoalmente na Câmara Municipal (Rua Batista Cepelos, número 91) ou ao vivo pela internet, na TV Câmara. Para ingressar na Sala de Sessões, é necessário usar máscara respiratória cobrindo nariz e boca. Os presentes também terão a temperatura auferida.

 

]]>
Prefeitura de Cotia lança anistia de juros e multas para impostos atrasados https://www.granjanews.com.br/prefeitura-de-cotia-lanca-anistia-de-juros-e-multas-para-impostos-atrasados-2/ Mon, 06 Dec 2021 21:39:42 +0000 https://www.granjanews.com.br/?p=49756 Contribuinte até o dia 23 de dezembro para aderir ao programa de anistia de juros e multas do IPTU, ITBI e ISSQN. Adesão também poderá ser feita on-line

Foto: Vagner Santos

A Prefeitura de Cotia lançou o Novo Sistema de Parcelamento de Dívidas de Cotia (NSPDC) que prevê a redução de juros e multas para o pagamento de impostos municipais atrasados como IPTU, ITBI e ISSQN. O contribuinte poderá solicitar o parcelamento de sua dívida até o dia 23 de dezembro de 2021. Poderão ser incluídas dívidas com vencimentos ocorridos até 31 de dezembro de 2020. O processo de adesão ao NSPDC poderá ser on-line ou presencialmente [veja abaixo].

De acordo com o NSPDC, a redução de multas e juros será de 55% a 85%, conforme o número de parcelas e, em caso de pagamento à vista, haverá 95% de redução de multas e juros. “Fizemos uma análise e ficou definido que era momento de, mais uma vez, anistiarmos os juros e multas de impostos municipais. É mais uma forma que encontramos para ajudar a população a ficar em dia com a fazenda municipal e, por outro lado, arrecadamos valores que são transformados em projetos e benfeitorias para toda a população”, disse o prefeito Rogério Franco.

A anistia de juros e multas não se aplica aos débitos de infrações à legislação de trânsito; multas por descumprimento de contratos e valores decorrentes de decisões judiciais. Todos os detalhes sobre o NSPDC estão disponíveis na Lei Complementar 318/2021

Descontos apenas em juros e multas

O Sistema de Parcelamento de Débitos de Cotia visa recuperar créditos tributários para aderir ao NSPDC o contribuinte poderá fazer a solicitação on-line pelo site da Prefeitura de Cotia (www.cotia.sp.gov.br), entrar em “Cidadão On-line e abrir o link “Anistia”. A partir daí, terá que preencher as informações solicitadas. Ou, ainda, presencialmente no Centro Integrado Tributário (CIT), mediante agendamento em (www.cotia.sp.gov.br/agendamento-cit/). O contribuinte que tiver algum parcelamento de dívida em andamento deverá comparecer ao CIT para fazer uma nova adesão.

 Pelo NSPDC, o contribuinte poderá parcelar a sua dívida em até 24 vezes. O desconto nos juros e multas vai variar de acordo com o número de parcelas: de 25 a 36 parcelas, o desconto será de 55%; 13 a 24 parcelas, 65%; 7 a 12 parcelas, 75%; 6 parcelas, 85% e, à vista, 95% de desconto nos juros e multas.

O valor mínimo das parcelas será de R$50,00 no caso de pessoa física e de R$ 100,00, jurídica. O valor de cada parcela será calculado mediante a divisão do débito pelo número de parcelas previstas, considerando a redução dos juros e multas previstas, corrigido até a formalização da anistia.

Serviço

Novo Sistema de Parcelamento de Dívidas de Cotia

Período de adesão: Até a 23 de dezembro

 

Adesão On-line

Acesse: www.cotia.sp.gov.br

Entre em “Cidadão Online” e “Anistia”

 

Adesão presencial

Agendamento: www.cotia.sp.gov.br/agendamento-cit/

]]> Novo Sistema de Parcelamento de Débitos (NSPDC) é aprovado na Câmara Municipal de Cotia https://www.granjanews.com.br/novo-sistema-de-parcelamento-de-debitos-nspdc-e-aprovado-na-camara-municipal-de-cotia/ Mon, 06 Dec 2021 21:37:49 +0000 https://www.granjanews.com.br/?p=49753

Projeto de Lei Complementar nº 12/2021, do Executivo, foi lido e votado na 40ª Sessão Ordinária

Foto: Reprodução/Arquivo

Com 12 votos favoráveis, o Poder Legislativo Municipal aprovou, na 40ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei Complementar nº 12/2021. A matéria, de autoria do Executivo, institui o Novo Sistema de Parcelamento de Débitos de Cotia (NSPDC).

Conforme justificativa do projeto, o objetivo é oferecer oportunidade para que contribuintes inadimplentes com o Município possam regularizar seus débitos. São contempladas pelo programa dívidas decorrentes de fatos geradores ocorridos antes de 31 de dezembro de 2020, exceto multas de trânsito ou por descumprimento de contratos, bem como valores decorrentes de decisões judiciais.

Os interessados têm até o dia 23 de dezembro para aderir ao programa. Os acordos de quitação de dívida firmados pelo NSPDC terão redução de até 95% no valor de multas e juros, para pagamentos em parcela única. Para quem decidir parcelar a dívida no maior prazo permitido (entre 25 e 36 parcelas) o desconto é de 55%.

O Projeto de Lei Complementar nº 12/2021 segue agora para sanção do Poder Executivo. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal da Fazenda (veja aqui como entrar em contato).

]]>
Atividades esportivas de Cotia entram em recesso a partir deste mês https://www.granjanews.com.br/atividades-esportivas-de-cotia-entram-em-recesso-a-partir-deste-mes/ Mon, 06 Dec 2021 21:33:50 +0000 https://www.granjanews.com.br/?p=49745 Foto: Alexandre Rezende

A Secretaria de Esportes e da Juventude de Cotia informou que o recesso das aulas de esportes do Ginásio Municipal será a partir do dia 4/12, já as aulas nos demais polos esportivos e nos campos estarão suspensas a partir de 17 de dezembro. Todas as atividades serão retomadas no dia 7 de fevereiro de 2022.

Ainda de acordo com a Secretaria, quem não se inscreveu para as turmas de 2022, poderá fazê-lo a partir do dia 17 de janeiro de 2022, quando será novamente aberto o prazo para matrículas. Ao todo, a Prefeitura de Cotia oferece mais de vinte modalidades esportivas gratuitas para a população e há, ainda, atividades adaptadas para a terceira idade.

]]> Laço Branco Pela Vida: Cotia lança a 2º edição do Programa ‘Homem com Ciência’ https://www.granjanews.com.br/laco-branco-pela-vida-cotia-lanca-a-2o-edicao-do-programa-homem-com-ciencia/ Mon, 06 Dec 2021 21:31:49 +0000 https://www.granjanews.com.br/?p=49741 Foto: Divulgação

A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher, escolheu uma data emblemática e com forte simbologia na luta contra a violência contra a mulher para lançar a 2ª edição do Programa ‘Homem com Ciência’: 6 de dezembro (alusão à Campanha Laço Branco Pela Vida), a partir das 14h, no auditório do Paço Municipal. O evento contará com a palestra do sociólogo especialista em violência de gênero e masculinidades, professor Sérgio Barbosa. As vagas são limitadas e para participar será preciso fazer inscrição em https://forms.gle/iRhXaoxvTaKwta5k9.

O evento integra a programação dos “16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. O Programa Homem com Ciência é voltado ao atendimento de homens que se envolveram em conflitos familiares, brigas, agressões e estão ligados a atitudes que causaram muita dor. A iniciativa começou em 2019 e conta com a parceria da Delegacia de Defesa da Mulher de Cotia para promover encontros periódicos entre estes homens e uma equipe multidisciplinar que traz orientação, sensibilização, acolhimento, revisão de comportamento, mudança de conduta e início de uma nova consciência.

Durante todo o evento os presentes deverão usar máscara.

Serviço

Lançamento da 2ª edição do Programa ‘Homem com Ciência’

Palestra: Homens aliados pelo fim da violência contra a mulher

Palestrante: prof. Sérgio Barbosa, Sociólogo especialista em violência de gênero e masculinidades

Dia 6 de dezembro, das 14h às 16h

Local: Auditório do Paço Municipal (Av. Prof. Manoel José Pedroso, 1347)

Inscrições: https://forms.gle/iRhXaoxvTaKwta5k9

Vagas limitadas

Uso obrigatório de máscara

]]>
Biblioteca Batista Cepelos em Cotia recebe a exposição “186 dias de Solidão” https://www.granjanews.com.br/biblioteca-batista-cepelos-em-cotia-recebe-a-exposicao-186-dias-de-solidao/ Mon, 06 Dec 2021 21:29:57 +0000 https://www.granjanews.com.br/?p=49735 Fotos: Divulgação

Na quarta-feira (8/12) tem estreia da exposição “186 dias de Solidão”, do artista plástico Baner, na Biblioteca Municipal Batista Cepelos, em Cotia. Na mostra, o artista reúne uma coletânea de pinturas feitas em tempo de isolamento. O artista descreve as obras como enigmáticas, da mesma forma que o vírus [coronavírus] se apresentou no início da pandemia, em 2020.

As pinturas poderão ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até o dia 14 de janeiro de 2022. Baner estudou pintura na Academia de Belas Artes de Roma. Participou de exposições individuais e coletivas em países como Itália, Suécia, Croácia, Sérvia, Macedônia e Japão. Sua história com o Brasil começou em 1990, quando teve que fugir da Guerra Civil na Iugoslávia. O artista vive em Cotia há mais de 20 anos.

“[186 dias de solidão] Meditações a lápides de vítimas desconhecidas da Covid-19”, descreveu o próprio artista. Entre os locais pelos quais Baner já expôs estão, Salão da Pinacoteca de São Bernardo, em 1997; Galeria Carioca (Rio de Janeiro, 1997); Galeria Artes Comunicações no Senac (São Paulo, 1998); Funarte (São Paulo, 1998).

A exposição é livre para todas as idades, a entrada é franca e segue os protocolos sanitários de proteção à Covid.

Serviço

Exposição “186 dias de Solidão” – Artista plástico Baner

Biblioteca Municipal Batista Cepelos

Av. Prof. Manoel José Pedroso, 1147 – Pq. Bahia

De 8 de dezembro de 2021 a 14 de janeiro de 2022

Visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Entrada franca. Livre

Protocolos de prevenção à Covid-19

]]>
Avança Cotia abre inscrições para palestra com Geraldo Rufino, ex-catador de recicláveis https://www.granjanews.com.br/avanca-cotia-abre-inscricoes-para-palestra-com-geraldo-rufino-ex-catador-de-reciclaveis/ Mon, 06 Dec 2021 21:25:33 +0000 https://www.granjanews.com.br/?p=49732 Palestrante falará sobre “Os Caminhos do Sucesso e a Retomada do Crescimento”. Hoje, Rufino é dono da maior empresa de reciclagem de caminhões da América Latina

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Empreendedorismo, está com as inscrições abertas para a palestra “Os Caminhos do Sucesso e a Retomada do Crescimento”, com o ex-catador de recicláveis e empresário, Geraldo Rufino. A programação faz parte do “Avança Cotia” que trará palestras e eventos de prospecção de negócios para empresários e empreendedores. As inscrições poderão ser feitas até domingo (5/12), no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfVYG8QKZR4inZBWBzFWn1FKiWAMXKDmHkBBwF_nswj7j5n-A/viewform?usp=sf_link. As vagas são limitadas, caso a secretaria atinja o número máximo de participantes, o encerramento será adiantado.

A palestra será no dia 15/12, às 19h, no auditório do Colégio Desafio. O palestrante dividirá a sua história de sucesso que começou praticamente do zero. Hoje, Geraldo Rufino é um empresário de sucesso dono da maior empresa de reciclagem de caminhões, além autor do livro “O catador de sonhos”. Ele compartilhará a sua trajetória de dedicação, persistência e coragem para mudar a própria realidade e a vida das pessoas à sua volta. Em seu conteúdo, Rufino trará orientações para superar crise e sair da zona de conforto.

]]>
Prefeitura de Cotia concluiu a pavimentação da Estrada das Pitas https://www.granjanews.com.br/prefeitura-de-cotia-concluiu-a-pavimentacao-da-estrada-das-pitas/ Mon, 06 Dec 2021 21:23:31 +0000 https://www.granjanews.com.br/?p=49728 Foto: Divulgação

A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana, concluiu a pavimentação da Estrada das Pitas, na Chácara Roselândia. Na última semana, foram implantadas lombadas ao longo da via. Na sequência, a Secretaria de Transportes e Mobilidade executou a pintura da sinalização viária. O trabalho foi executado por meio do Programa Asfalto Novo e colocou fim a antigos transtornos para quem passava pelo local, já que o trecho que corta Cotia era todo de terra.

Foram pavimentados 1.400 metros de via, além disso, a Prefeitura executou obras de infraestrutura com implantação de guias e drenagem. A Estrada das Pitas pode ser acessada pela rodovia Cel. PM Nelson Tranchesi, segue até o município de Jandira e dá acesso a diversas residências de chácaras instaladas em sua extensão.

]]>
Últimas vagas: Prorrogada a inscrição para a palestra em Cotia com Geraldo Rufino, ex-catador de recicláveis e empresário de sucesso https://www.granjanews.com.br/ultimas-vagas-prorrogada-a-inscricao-para-a-palestra-em-cotia-com-geraldo-rufino-ex-catador-de-reciclaveis-e-empresario-de-sucesso/ Mon, 06 Dec 2021 21:21:33 +0000 https://www.granjanews.com.br/?p=49725 Palestrante falará sobre “Os Caminhos do Sucesso e a Retomada do Crescimento”. Hoje, Rufino é dono da maior empresa de reciclagem de caminhões da América Latina

Foto: Divulgação

A Secretaria de Indústria, Comércio e Empreendedorismo de Cotia prorrogou até o dia 8/12 o prazo de inscrição para a palestra “Os Caminhos do Sucesso e a Retomada do Crescimento”, com o ex-catador de recicláveis e empresário de sucesso, Geraldo Rufino, que acontece no dia 15/12, às 19h, caso as últimas vagas sejam preenchidas antes do dia 9, o sistema bloqueará o acesso.

A palestra com Geraldo Rufino faz parte do “Avança Cotia”, que trará palestras e eventos voltados para microempreendedores, empresários e para a cadeia de negócios de Cotia. Para se inscrever é preciso preencher o formulário https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfVYG8QKZR4inZBWBzFWn1FKiWAMXKDmHkBBwF_nswj7j5n-A/viewform?usp=sf_link. A retirada das credenciais será feita na Secretaria de Indústria, Comércio e Empreendedorismo, localizada na rua Água Marinha, 68 – Jardim Nomura.

Quem é Geraldo Rufino?

Rufino é de Minas Gerais e cresceu na comunidade Sapé, em São Paulo. Ainda menino, foi catador de material reciclável, especialmente latinhas de alumínio, para vender no ferro velho. Chegou a montar alguns negócios e, depois de quebrar duas vezes, deu uma guinada na vida empreendedora montando a que hoje é a primeira e maior empresa de reciclagem de peças de caminhões do Brasil, a JR Diesel.

O empresário é autor do livro “O catador de sonhos” e palestrante. Em Cotia, ele compartilhará a sua trajetória de dedicação, persistência e coragem para mudar a própria realidade e a vida das pessoas à sua volta. Em seu conteúdo, Rufino trará orientações para superar crises e sair da zona de conforto.

]]>