Home / Trânsito e transportes / Detran.SP explica como obter a certidão de propriedade do veículo pela internet

Detran.SP explica como obter a certidão de propriedade do veículo pela internet

O atestado confirma a existência ou não de veículo em nome do cidadão; documento serve para obter bolsas ou benefícios, entre outras utilidades

captura de tela do site do Detran com indicativo de onde obter a certidãoPrecisa da certidão de propriedade do veículo? A boa notícia é que não precisa sair de casa ou gastar dinheiro. O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) oferece o documento de forma online e sem custo em seu portal www.detran.sp.gov.br. Só em 2018, o serviço online foi requisitado 75.735 vezes.

Na página, há duas opções. Uma é a certidão negativa de propriedade, que atesta a inexistência de veículo em nome do cidadão – documento que pode ser utilizado na hora de obter benefícios ou bolsas de estudos junto a diferentes instituições.

A segunda é a certidão positiva de propriedade, necessária para quem viaja para outro país por um longo período e tem de comprovar que tem bens em seu nome, como garantia de regresso, ou precisa atestar que tem veículo próprio para uma vaga de emprego, por exemplo.

“É fácil emitir e validar a certidão com alguns cliques no portal do Detran. Quem recebe o documento pode atestar sua veracidade por meio do código verificador que vem no próprio documento, tudo isso de forma gratuita e online”, ressalta Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran.SP.

Como solicitar – Para pedir as certidões basta clicar em “Serviço Online” na página do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e depois na coluna “Veículos”. Feito isso, escolha a opção “Seu Veículo – pesquisas e certidões” para obter a certidão positiva ou negativa de propriedade de veículo. É preciso ter cadastro, a partir do número do CPF, e senha para fazer a solicitação.

A veracidade das informações pode ser atestada na mesma página do Detran.SP, selecionando “Certidão de propriedade de veículos – confirme a autenticidade”. Atualmente, o portal oferece 37 serviços online.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

montagem com uma foto de uma ladeira enlameada no bairro cambará e uma foto do vereador alexandre pierroni posando ao lado de uma retroescavadeira

Frente de Trabalho realiza melhorias no Bairro Cambará após pedido de Alexandre Pierroni

Nesta semana funcionários da Frente de Trabalho da Prefeitura realizaram serviços de zeladoria nas ruas …