Home / Cotia / Dia de Combate ao Trabalho Infantil é lembrado com ação de conscientização

Dia de Combate ao Trabalho Infantil é lembrado com ação de conscientização

No dia 12/06 é lembrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil e, para celebrar a data, a Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou uma grande ação de conscientização na feira noturna de Cotia, na quarta-feira (12). As ações integram o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) que, nos últimos meses, tem cumprido uma agenda de capacitação, palestras, distribuição de material educativo e abordagens em áreas com grande movimentação com vistas ao fim do trabalho infantil.

Durante a ação, a Prefeitura montou uma estrutura para a criançada, com brinquedos e distribuição de algodão doce e pipoca, além de pintura facial, escultura de balões e interação com personagens da Patrulha Canina. “É assim que a criança tem que ser vista, brincando, aprendendo e não trabalhando. Por isso montamos esta estrutura e buscamos conscientizar a população de que é errada a ideia de que ‘melhor trabalhar do que ficar na rua’. Em muitos casos, o trabalho infantil expõe a criança à vulnerabilidade das ruas”, disse Mara Franco, titular de Desenvolvimento Social.

O PETI busca auxiliar e conscientizar, especialmente as famílias carentes, sobre os programas sociais que podem auxiliar as famílias nos momentos de dificuldade financeira para evitar que as crianças precisem auxiliar no orçamento familiar. “Vale destacar que as crianças podem realizar atividades pontuais que vão ajudar a desenvolver o senso de responsabilidade, como por exemplo, auxiliar a arrumar a própria cama ou ajudar a guardar as roupas, entre outras.  O que não é permitido é que a criança seja a única responsável por realizar essa função”, destacou Mara Franco.

De acordo com a secretária, todo o trabalho de capacitação, conscientização e levantamento de dados tem como prioridade aprimorar os trabalhos e nortear as nossas ações no sentido de assegurar o direito das crianças.

Sobre Hostmarx

Leia também

Fundação Edmílson faz distribuição de agasalhos em Carapicuíba

Instituição recebeu cerca de 11 mil peças de roupas arrecadadas nas unidades do grupo educacional …