Por Victor de Andrade Lopes
Moradores da Rua do Cristo, na altura do km 21 da Raposo Tavares, fecharam ontem a rodovia em protesto pela demora na conclusão de obras no bairro. A pista sentido interior foi bloqueada com pneus em chamas às 18h, aproximadamente, e a situação foi normalizada mais tarde.
A reportagem do Granja News entrou em contato hoje à tarde com um dos manifestantes, Renato, que explicou por telefone a indignação dos moradores. Segundo ele, as obras de revitalização no bairro, que incluem o asfaltamento da via e intervenções para prevenção de enchentes, estão paradas há quatro anos. “Às vezes aparecem uns homens com máquinas aqui, mas só fingem que trabalham”, reclama.
Ele diz ainda que a manifestação foi um último recurso. “Acionamos o Ministério Público duas vezes, conversei com o prefeito Carlão Camargo em particular, vi que ele anunciou uma verba para este tipo de obra na reunião do plano diretor [de Cotia] na CIESP (veja detalhes aqui), mas até agora não vimos um centavo ser investido aqui”, explica.
Com o estado atual da rua, Renato diz que os moradores lidam com enchentes e muita lama na época de chuvas. “Não há sinalização indicando onde está o rio. Se alguém andar desavisado, pode até cair lá dentro.” Apesar da falta de asfalto, Renato diz que a rua tem sido usada também por motoristas em alta velocidade. Para atenuar o problema, ele e outros moradores se uniram para cavar valetas por contra própria e forçar, assim, os veículos a trafegarem em baixa velocidade. “Alguns vizinhos não gostaram porque agora eles têm que fazer manobras pra desviar das valetas, mas foi a única solução que encontramos para garantir nossa segurança”, desabafa Renato.
Os moradores dizem que o prefeito Carlão Camargo se comprometeu a comparecer ao local para conversar com eles no próximo sábado (9/8), às 10h30, na própria Rua do Cristo. O Granja News estará no local e publicará as repostas da prefeitura em matéria posterior.
Granja News O Jornal da Granja Viana e Região
