Home / Cotia / Enfrentamento da violência contra a mulher é tema de reunião socioeducativa do mês de março em Cotia
participantes da reunião posam para foto de mãos dadas
Foto: Vagner Santos

Enfrentamento da violência contra a mulher é tema de reunião socioeducativa do mês de março em Cotia

Dezenas de mulheres referenciadas no CRAS de Caucaia do Alto participaram do evento que contou com a presença da Guardiã Maria da Penha

participantes da reunião posam para foto de mãos dadas
Foto: Vagner Santos
A tarde desta quarta-feira (6/03) foi dedicada à mulher. Dezenas delas puderam acompanhar palestras sobre prevenção, combate e enfrentamento da violência doméstica. O tema foi escolhido para a reunião socioeducativa deste mês por conta da passagem do Dia Internacional da Mulher, lembrado em 8 de março. A presidente do Conselho Municipal da Mulher, Ângela Maluf, três Guardas Civis Municipais que fazem parte do programa Guardiã Maria da Penha, ministraram as palestras no Fundo Social de Solidariedade “Enzo e Nicolas Degaki”, em Caucaia do Alto, além da assistente social, Maria Guimarães, coordenadora do CRAS de Caucaia do Alto.

As palestras foram acompanhadas por dezenas de pessoas, maioria mulher, que puderam saber mais sobre a rede de proteção em caso de violência psicológica, física, sexual ou outras. “Hoje, Cotia está preparada para atender a mulher que for vítima de violência. O prefeito Rogério Franco, com toda a sua sensibilidade e compromisso com a sociedade, instituiu a Guardiã Maria da Penha que oferece orientação, proteção e retirada destas vítimas do ambiente em que sofrem a violência”, disse Ângela Maluf.

A Guarda Civil CE Maria de Lourdes Silva de Oliveira falou como funciona a Guardiã e sobre a Casa Abrigo, para onde são levadas as mulheres e seus filhos quando correm risco de morte. “Elas ficam lá, em local cujo endereço é mantido em sigilo, recebem atendimento psicológico, jurídico e apoio para se reinserirem na sociedade, começarem a trabalhar e seguirem as suas vidas”, disse. “Denunciem os agressores, pois somente com a denúncia das vítimas é que eles poderão ser punidos”, completou Maria de Lourdes.

As palestras socioeducativas são mensais e realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social. Nos encontros são abordados diversos temas.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

“Mulheres de Peito” reforça a programação do Outubro Rosa em Cotia

Entre os dias 17, 18 (das 9h às 18h) e 19 de outubro (das 9h …