Home / Cotia / Equipe do SAMU de Cotia dá palestra para estudantes
Foto: Divulgação

Equipe do SAMU de Cotia dá palestra para estudantes

A convite da Escola Adventista, profissionais falaram sobre o serviço do Samu e sobre noções de salvamento

Palestra Samu_Vagner Santos (5) Para uma plateia de aproximadamente 90 estudantes, três profissionais da Saúde de Cotia, sendo que dois atuam diretamente no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ministraram uma palestra sobre o serviço realizado pelo SAMU, sobre primeiros socorros em caso de asfixia, epilepsia, sistema circulatório e respiratório, entre outros.

A palestra aconteceu no Colégio Adventista e foi proferida pelos técnicos de enfermagem Augusto Assis e Zildo Kletelinger, que não estavam no plantão do SAMU no dia e horário do evento, e pela enfermeira Renata Santos, coordenadora do SAMU em Cotia e da equipe de enfermagem de Urgência e Emergência do município de Cotia.

O evento foi realizado a convite da direção escolar como extensão dos assuntos aprendidos em sala de aula. “A vivência com o profissional da saúde falando de assuntos trazidos como disciplina escolar, reforça ainda mais o aprendizado. São alunos do 3º e do 4º ano do Ensino Fundamental que estão vendo os professores falarem sobre sistema circulatório, por exemplo, então é muito importante este tipo de palestra”, disse André Lima Oliveira, vice-diretor do colégio.

Palestra Samu_Divulga+º+úo (2)Na abertura da palestra, Renata Santos começou falando sobre como acionar o SAMU e quando ele não deve ser chamado. “Se uma pessoa está com dor de garganta, deve ser levada ao pronto socorro, mas nem por isso precisa chamar o SAMU. O SAMU só pode ser acionado para casos realmente urgentes em que há risco de vida. Chamar o SAMU sem necessidade ou por brincadeira pode tirar de alguém gravemente ferido a chance de socorro, já que o SAMU estará ‘atendendo’ a um trote”, alertou a enfermeira.

Escolas de Cotia que quiserem agendar uma palestra com o SAMU, devem entrar em contato pelo telefone 4148-5043, com a enfermeira Renata.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Gauchitos’s Grill volta de cara nova na Granja Viana

  Após algum tempo fechado, restaurante é reinaugurado em outra localização, com um espaço ainda …