Atleta mirim cotiana Valentina dos Santos Ferreira é campeã no Metropolitan CUP em casa, e o Haras Buona Fortuna campeão entre as melhores hípicas.
O último final de semana foi de grande celebração para o hipismo cotiano. A atleta mirim Valentina dos Santos Ferreira, representante do Haras Buona Fortuna, conquistou o título de campeã em sua categoria (0.40 cm) no Metropolitan CUP 2025, sendo consagrada em casa diante de familiares, treinadores e admiradores do esporte.
Cotiana, filha de André Barbosa Ferreira e Alessandra dos Santos, Valentina se destaca desde muito cedo pela natural afinidade com o hipismo. Ela é aluna do projeto esportivo do Haras Buona Fortuna assim como seus colegas atletas de outras cidades da região que também subiram no pódio no Metropolitan.
A vitória de Valentina reforça sua evolução e demonstra o resultado de sua dedicação, alinhada ao trabalho das equipes de treinamento e da estrutura de apoio do Haras. Competir em casa e conquistar o primeiro lugar tornou o momento ainda mais especial e simbólico para sua trajetória.

Metropolitan CUP 2025 é a principal competição da região e também consagrou o Haras Buona Fortuna e seus treinadores Bia, Laura, Gustavo e Henrique, como a hípica campeã da Região Metropolitana ano 2025. A soma dos pontos de Valentina com a pontuação do grupo de atletas de outras cidades da região que vem treinar em Cotia e que também subiram ao pódio!!

O Metropolitan CUP 2025 é um dos circuitos mais expressivos do calendário hípico regional, composto por 8 etapas ao longo do ano. Cada fase reúne aproximadamente 300 atletas e atrai cerca de 1.000 visitantes, consolidando o evento como referência na formação e visibilidade de novos talentos e com a ilustre participação da Federação Paulista de Hipismo.
O Haras Buona Fortuna, que sediou a etapa deste final de semana, também foi palco da grande Final do Campeonato Metropolitano de Hipismo 2025, reafirmando sua importância no cenário esportivo.
Hipismo em ascensão no Brasil, com participação e medalhas em Panamericanos, Olimpíadas e Paraolimpíadas, tem cada vez mais força entre as crianças e juventude, por cumprir um papel na formação humana, integrada com a natureza, através do encanto que o cavalo apresenta em suas atividades conjuntas.
Também o mundo equestre é responsável pela geração de emprego e renda pois movimenta globalmente mais de US$ 300 bilhões por ano. No Brasil, a cadeia do cavalo gira cerca de R$ 30 bilhões anuais e mais de 3 milhões de empregos, conectando esporte, saúde, agronegócio, turismo, moda e entretenimento.

A conquista de Valentina é um exemplo do impacto positivo dos projetos de base e incentivos ao esporte, mostrando como novas gerações podem prosperar quando têm acesso a formação técnica qualificada e oportunidades de competição.
O Haras em parceria com o Instituto Ética tem conseguido aprovar projetos na pela Lei de Incentivo ao Esporte, e levado alguns de seus atletas a campeonatos estaduais para representar a região.
Muitas novidades estão por vir e fortalecer ainda mais o hipismo e Cotia como um pólo de referência no Estado de São Paulo.
Granja News O Jornal da Granja Viana e Região
