Infantil – Granja News https://www.granjanews.com.br O Jornal da Granja Viana e Região Mon, 18 Oct 2021 23:14:01 +0000 pt-BR hourly 1 SHOPPING GRANJA VIANNA GARANTE MUITA AÇÃO COM O LANÇAMENTO DE VENON: TEMPO DE CARNIFICINA NA PROGRAMAÇÃO DA CINEMARK https://www.granjanews.com.br/shopping-granja-vianna-garante-muita-acao-com-o-lancamento-de-venon-tempo-de-carnificina-na-programacao-da-cinemark/ Mon, 18 Oct 2021 23:14:01 +0000 https://www.granjanews.com.br/?p=48564 Foto: Divulgação

O Shopping Granja Vianna e a Cinemark prepararam uma programação repleta de novidades para quem adora curtir o cinema. O lançamento do mês, Venon: Tempo de Carnificina, chega para a alegria dos fãs da Marvel e o clássico de James Bond 007: Sem Tempo para Morrer retorna às telas com ainda mais aventuras. O clima da época mais assustadora do ano está presente com Halloween Kills: O Terror Continua, que completa a agenda especial.

O shopping center e a Cinemark seguem com todas as rígidas normas sanitárias implantadas pelo Hospital Albert Einstein para oferecer ainda mais conforto e segurança para os visitantes. As salas estão com capacidade reduzida, espaçamento entre as cadeiras para garantir o distanciamento seguro, o uso de máscaras é obrigatório, assim como a medição de temperatura ao entrar nas salas, disponibilização de álcool em gel e intensificação na limpeza. Para completar, a Cinemark prepara promoções exclusivas todas as segundas-feiras e com o Tá Barato Demais, as sessões 2D e 3D ganham preços especiais. Mais informações diretamente na bilheteria ou no site http://www.shoppinggranjavianna.com.br/cinema.php.

Confira abaixo os filmes em cartaz no Shopping Granja Vianna:

 

Venom: Tempo de Carnificina

Um ano após o primeiro filme, Eddie Brock ainda está com problemas para lidar com Venom. Brock tenta voltar à sua rotina, mas, ao entrevistar o serial killer Cletus Kasady na cadeia, o jornalista passa a enfrentar um novo inimigo até então desconhecido.

Gênero: Aventura, ação

Duração: 85 minutos

Classificação: 14 anos

 

007: Sem Tempo para Morrer

James Bond segue sua vida tranquila na Jamaica, mas tudo muda quando seu amigo da CIA pede ajuda para resolver um novo caso: o desaparecimento de um cientista. O famoso espião inicia uma investigação repleta de mistérios e diferentes enigmas.

Gênero: Suspense, ação

Duração: 163 minutos

Classificação: 14 anos

Halloween Kills: O Terror Continua

Depois de quatro décadas preparando-se para enfrentar Michael Myers, Laurie Strode acredita que enfim venceu. Minutos depois de deixar o assassino queimando, Strode chega ao hospital com ferimentos graves sem saber que o pior ainda está por vir. Myers escapa da morte e seu desejo por vingança continua.

Gênero: Terror

Duração: 106 minutos

Classificação: 16 anos

]]>
Alemão , fez a diferença em evento para as crianças em Carapicuíba https://www.granjanews.com.br/alemao-fez-a-diferenca-em-evento-para-as-criancas-em-carapicuiba/ Wed, 13 Oct 2021 21:18:31 +0000 https://www.granjanews.com.br/?p=48405 No dia 10 de Outubro no Jardim Tonato , na Comunidade Campo do Bahia , o empresário Antonio Jairton Teixeira Gomes, mais conhecido como Alemão trouxe alegria às crianças.

Segundo Alemão, toda criança tem o direito de brincar e ser feliz. Mas a brincadeira sempre é melhor com a barriga cheia. No Brasil hoje existem milhões famílias que não sabem de onde virá a próxima refeição e há crianças com fome, que choram ao invés de brincar. Neste dia das crianças que o alimento seja o remédio e a alegria delas. Juntos somos mais fortes , e se cada pessoa se doar e fazer o bem  , vamos longe. Basta de notícia ruim, façamos a diferença !!!

]]>
Jandira realiza evento do dia das crianças https://www.granjanews.com.br/jandira-realiza-evento-do-dia-das-criancas/ Wed, 13 Oct 2021 19:58:36 +0000 https://www.granjanews.com.br/?p=48397 A Festa das Crianças, iniciada durante a manhã de ontem, dia 12, foi marcada pela alegria e muita diversão, proporcionada por diversas atividades e presentes que foram entregues às crianças de Jandira.

Fotos: Divulgação

A Festa das Crianças, que teve a liderança do Fundo de Solidariedade de Jandira, contou com uma grande estrutura de atividades e brinquedos, que levaram diversão e informação para as crianças e também aos pais.

As crianças se divertiram no mini tobogã com piscina de bolinhas, touro mecânico, chute ao alvo, roda gigante, tobogã snoopy, cama elástica, e um espaço de diversão com o tema safari.

No palco central, além dos locutores e músicas que alegraram a festa, também foi um local de apresentações. A primeira apresentação foi uma coreografia Boneca Emília, realizada pela Equipe de Ginástica Olímpica da Diretoria de Esporte, além desta coreografia, houve apresentação de personagens como: Wolverine, Kiko, Chaves, Chiquinha e Luigi.

A Secretaria de Educação, disponibilizou para a festa, algodão doce, pintura de rosto e escultura de bexigas. A Guarda Civil Municipal, participou com o apoio de segurança e também através do Programa Educação para o Trânsito (PET), que consistia em uma pista com diversas sinalizações, que as crianças tinham que obedecer ao pilotarem 12 pequenos carros elétricos que eram disponibilizados pelo programa.

A Secretaria de Desenvolvimento Social disponibilizou os serviços de maquiagem e pintura das unhas das mulheres; corte de cabelos, tanto masculino quanto feminino; além de orientações sobre os programas bolsa família, criança feliz, além da apresentação dos serviços disponíveis nos CRAS Centro de Referência em Assistência Social, entre outros equipamentos de assistência social aos jandirenses.

O Fundo de Solidariedade distribuiu, mais de 20 mil livros, e também dezenas de milhares de brinquedos e doces.

Um dos pontos altos do evento foi o sorteio de 4 (quatro) bicicletas, que foram sorteadas pela Presidente do Fundo de Solidariedade e primeira dama, Drª Denilda ao lado do Prefeito de Jandira, Dr. Sato.

Tanto a primeira Dama, quanto o Prefeito, interagiram com as crianças e com os pais, seja através de discursos ou cumprimentando-os individualmente. A primeira dama, Drª Denilda, fez questão de agradecer todos os parceiros do evento e também destacou o trabalho de cada colaborador do Fundo de Solidariedade, além da participação de todas as demais secretarias, que se empenharam para que as crianças tivessem um feliz dia das crianças.

]]>
SHOPPING GRANJA VIANNA OFERECE OFICINAS COM BRINCADEIRAS INTERATIVAS E INÉDITAS NO CLUBINHO DO GRANJA DE OUTUBRO https://www.granjanews.com.br/shopping-granja-vianna-oferece-oficinas-com-brincadeiras-interativas-e-ineditas-no-clubinho-do-granja-de-outubro/ Wed, 13 Oct 2021 18:48:13 +0000 https://www.granjanews.com.br/?p=48385 Com programação totalmente gratuita, participantes aprendem a preparar paraquedas com sacola plástica, bichinhos arco-íris, balão cristal, stress ball e slime e ainda soltam a imaginação na aula de colagem

 Foto: Divulgação

O Shopping Granja Vianna garante a diversão das crianças com uma programação inédita no Clubinho do Granja. O shopping center traz brincadeiras interativas que mexem com os sentidos dos participantes e ensina, de forma lúdica, as técnicas para preparar bichinhos arco-íris, stress balls, slime, paraquedas com sacola plástica, balão cristal e desenhos com colagem. Tudo isso, gratuitamente e seguindo as normas sanitárias, como distanciamento social e uso obrigatório de máscaras.

“Queremos estimular a criatividade, a imaginação e a interação das crianças com atividades educativas e que fazem bem para o corpo e a mente. Neste mês, preparamos uma programação com muitas novidades e que temos certeza de que todos vão se divertir e aproveitar cada momento”, diz Rodrigo Souza, gerente de Marketing do Shopping Granja Vianna.

Com o Clubinho do Granja, as crianças aprendem brincando! Na oficina de bichinhos arco-íris, os participantes utilizam papel crepom coloridos e fitas para customizar o próprio boneco com diferentes cores, enquanto nas aulas de paraquedas, aprendem a confeccionar o brinquedo com sacolas plásticas, barbantes, bexigas e folhas de jornal. O stress balls é a bolinha feita com bexiga e farinha de trigo ideal para apertar e decorar de acordo com a imaginação. Os desenhos ganham formas com recortes na oficina de colagem e, com bolinhas de gel, os participantes produzem o balão cristal. O slime, famosa massa de modelar que tem aspecto viscoso, completa a programação do mês.

As atividades no Clubinho do Granja acontecem aos sábados das 14h às 21h e aos domingos das 14h às 19h, no Piso L1, com 20 minutos de duração, gratuitamente. Todo o material é disponibilizado para cada participante e, para garantir o conforto e a segurança, o ambiente passa por uma higienização completa no intervalo de cada turma, além de ser obrigatório o uso de máscaras, medição de temperatura no acesso ao espaço, sinalização para indicar o distanciamento seguro e disponibilização de álcool em gel.

Clubinho do Granja no Shopping Granja Vianna

Sábado, 02/10: Colagem

Domingo, 03/10: Bichinhos Arco-Íris

Sábado, 09/10: Stress Ball

Domingo, 10/10: Slime

Sábado, 16/10: Balão Cristal

Domingo, 17/10: Colagem

Sábado, 23/10: Bichinhos Arco-Íris

Domingo, 24/10: Stress Ball

Sábado, 30/10: Slime

Domingo, 31/10: Balão Cristal

Horário: As sessões começam a partir das 14h e tem duração de 20 minutos cada

Local: Piso L1, ao lado do novo acesso

Endereço: Rodovia Raposo Tavares, km 23,5

Gratuito, sujeito à lotação

]]> COTIA/SP- SHOPPING GRANJA VIANNA PREPARA UM MEET & GREET ESPECIAL COM OS PERSONAGENS INFANTIS EM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS CRIANÇAS https://www.granjanews.com.br/cotia-sp-shopping-granja-vianna-prepara-um-meet-greet-especial-com-os-personagens-infantis-em-comemoracao-ao-dia-das-criancas/ Thu, 07 Oct 2021 21:19:37 +0000 https://www.granjanews.com.br/?p=48342 Programação especial oferece também contação de histórias, teatrinhos, aulas de dança infantil, os sucessos do cinema e campanha social, com arrecadação de brinquedos para instituições locais

 Foto: Divulgação

O Shopping Granja Vianna prepara uma programação imperdível para comemorar o Dia das Crianças. Os Minions, famosos personagens que conquistaram o público, Capitão América e a Pequena Sereia marcam presença no shopping center, com distribuição de algodão doce em um encontro especial com as famílias. O público também pode participar de contações de histórias e assistir a clássicas peças de teatro sobre contos infantis. Quem gosta de movimento também conta com aula exclusiva de dança para as crianças e gasta toda a energia com as atrações que estão no empreendimento, como Universo Kids, Três Porquinhos Construtores Memos Park. Os sucessos do cinema estão garantidos com a programação da Cinemark e, para completar, o clima de solidariedade está presente com uma nova campanha social do empreendimento, que se torna ponto de arrecadação de brinquedos.

“Nossa programação está imperdível! Preparamos atrações que prometem agradar todos os gostos e levar muita diversão para as crianças. Queremos que as famílias aproveitem cada detalhe e que possamos fazer parte de mais um momento especial”, convida Rodrigo Souza, gerente de Marketing do Shopping Granja Vianna.

O Dia das Crianças no shopping center ganha presenças mais do que especiais. No dia 12, os clientes participam do Meet & Greet com os famosos e queridos personagens do universo lúdico e podem registrar todos os momentos em lindas fotos. Com os Minions, acontece em frente a PBKids, no Piso L2, das 15h às 19h30, enquanto o Capitão América e a Pequena Sereia têm um encontro marcado em frente ao Divino Fogão, das 14h30 às 18h30. O evento, que conta também com a distribuição de algodão doce gratuitamente.

Os contos que atravessaram gerações chegam ao empreendimento e pais e filhos aproveitam as sessões de contação de histórias. No dia 9, é a vez de lembrar das aventuras de João e o Pé de Feijão e, no dia 24, as divertidas confusões de A Formiga e a Cigarra. Que tal também assistir a uma boa peça de teatro? O Shopping Granja Vianna abre as portas para O Mágico de Oz, no dia 12, e Peter Pan, no dia 23. Tudo no Piso L3, às 16h, com duração de 30 minutos cada.

Se a ideia é exercitar e se divertir ao mesmo tempo, o empreendimento é o endereço certo. Em parceria com a Bodytech, as crianças participam de uma aula de dança para as crianças no dia 16, às 11h, no Piso L1, ao lado do Terraço da Granja. A participação é gratuita, mas com limite de público por segurança. E como tudo que é bom pode ficar ainda melhor, as famílias contam com os espaços interativos disponíveis no shopping center: o Universo Kids, com um cenário inspirado nos planetas e que traz escorregadores, tobogãs e obstáculos para pular, os Três Porquinhos Construtores, atração que traz cama elástica e escorregadores de diferentes tamanhos, e o Memos Park, uma área exclusiva para os bebês de até três anos. A programação do Clubinho do Granja não fica de fora, oferecendo oficinas gratuitas de slime, balão e muitas mais aos sábados, das 14h às 21h, e aos domingos e feriados, das 14h às 19h, em sessões de 20 minutos cada, no Piso L1.

A Cinemark traz os sucessos do cinema às telonas. As crianças conferem todas as aventuras de Ainbo – A Guerreira da Amazônia, a história da menina que tenta salvar sua tribo em perigo, e de Ryder e seus amigos em A Patrulha Canina – O Filme. Para quem busca uma boa ação, as dicas são Venom: Tempo de Carnificina, 007 – Sem Tempo para Morrer Shang Chi e a Lenda dos Dez Aneis. Para segurança e conforto dos clientes, as salas seguem as mais rígidas normas sanitárias, como intensificação na limpeza, totens com álcool em gel, uso obrigatório de máscara durante a sessão, poltronas bloqueadas para garantir o distanciamento seguro, compra dos ingressos através do aplicativo, site ou nos postos de atendimento digitais e pagamento em dinheiro realizado em um caixa exclusivo.

Os presentes estão garantidos nas melhores marcas do empreendimento. Kidstok, Puket, Tip Top, C&A, Renner, Hering Kids e Riachuelo trazem roupas para todos os estilos, enquanto O Boticário garante as colônias, perfumes e cremes que dão um toque especial. Centauro, Melissa, Bibi Calçados e Havaianas trazem design e conforto para suas coleções e a PBkids é o ponto certo para garantir os brinquedos e jogos que estão em alta no momento.

Para tornar o dia ainda mais especial, o empreendimento torna-se ponto de arrecadação de brinquedos. Para isso, é só deixar a doação na PBKids, Piso L2, até o final do mês durante todo o horário de funcionamento do shopping center. O material é destinado a instituições locais que cuidam de crianças em situação de vulnerabilidade.

O shopping center segue com todas as normas sanitárias, como medição de temperatura logo na entrada, uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool em gel, marcação no piso para indicar o distanciamento seguro e intensificação na limpeza e desinfecção.

]]>
Dia das crianças: Fundo Social de Cotia está entregando ‘pop it’ para crianças autistas cadastradas na CIPTEA https://www.granjanews.com.br/dia-das-criancas-fundo-social-de-cotia-esta-entregando-pop-it-para-criancas-autistas-cadastradas-na-ciptea/ Thu, 07 Oct 2021 20:47:56 +0000 https://www.granjanews.com.br/?p=48317 Fotos: Vagner Santos

Durante o mês de outubro, o Fundo Social de Cotia estará entregando um ‘pop it’ para todas as crianças autistas do município cadastradas na Secretaria de Desenvolvimento Social e que tenham a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (CIPTEA). Para receber o presente será obrigatório apresentar a carteirinha.

O brinquedo é feito em material flexível e é cheio de bolinhas que, ao serem apertadas, como sacos-bolhas, podem ser “estouradas” infinitas vezes, e depois voltam à forma inicial e prometem causar bem-estar, alívio de estresse, entre outras sensações. Os ‘pops it’ viraram febre entre as crianças e adolescentes. “Psicólogos e psicopedagogos reconhecem os benefícios terapêuticos e relaxantes do pop it e ficamos muito felizes de estarmos presenteando as crianças com um brinquedo que pode proporcionar diversão e outros benefícios “, disse Mara Franco, presidente do Fundo Social.

Para retirar, basta comparecer ao Fundo Social, na avenida Benedito Isaac Pires, 35, Parque Dom Henrique, 4º andar, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e apresentar a CIPTEA.

A cidade de Cotia, sob a gestão do prefeito Rogério Franco, foi pioneira na região a instituir a carteira de identificação do autista, antes mesmo de existir lei federal sobre o assunto.

]]> Recanto da Cascata em São Roque terá show gratuito e oficina de pintura neste domingo https://www.granjanews.com.br/recanto-da-cascata-em-sao-roque-tera-show-gratuito-e-oficina-de-pintura-neste-domingo/ Fri, 01 Oct 2021 00:04:56 +0000 https://www.granjanews.com.br/?p=48113 Foto: Divulgação

Neste domingo, 3 de outubro, o Recanto da Cascata recebe o ‘Projeto Acordes’, com apresentação ao vivo da Banda Musical Conselheiro Mayrink e oficina de pintura para crianças. O evento acontece das 9h às 12h e é destinado a toda a população, com entrada gratuita, e será realizado com respeito aos protocolos de prevenção da covid-19, como distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel.

“Estamos devolvendo o Recanto da Cascata para São Roque. Fico muito feliz de ver um espaço lindo como esse, que passava a maior parte do ano fechado, sendo cada vez mais aproveitado pela população e recebendo eventos e atividades para todos”, afirma Guto Issa, prefeito de São Roque.

Com apoio da Divisão de Cultura da Prefeitura de São Roque, o evento é realizado pela ONG Associação Pintura Solidária e pela Banda Musical Conselheiro Mayrink, com patrocínio das empresas Case Multiação e Ruff por meio da Lei Nacional de Incentivo à Cultura. O Recanto da Cascata está localizado na Av. Antônio Maria Picena, 34, e as atividades acontecem das 9h às 12h. A apresentação musical terá início às 11h.

]]>
A cigarra e a formiga se unem contra a dengue em apresentação de teatro https://www.granjanews.com.br/a-cigarra-e-a-formiga-se-unem-contra-a-dengue-em-apresentacao-de-teatro/ Thu, 16 Sep 2021 01:13:57 +0000 https://www.granjanews.com.br/?p=47670 Foto: Divulgação

No próximo sábado (18/08), a partir das 10h, acontece a apresentação do espetáculo “A Cigarra e a Formiga contra a dengue” com transmissão pelo canal do Youtube da Secretaria de Cultura e Lazer de Cotia. O projeto da Cia Huh de Teatro está entre as iniciativas contempladas pelo Edital de Premiação Seu Dito da Congada, lançado pela secretaria com recursos da Lei Federal Aldir Blanc.

A peça é uma nova roupagem do conto original que conserva o seu propósito, mas, desta vez, a Formiga terá ainda mais trabalho para limpar a floresta e o planeta do lixo descartado. Enquanto a Cigarra terá seu show sabotado pelo trio: Zika Vírus, Chikungunya e a Dengue. A Cigarra e a Formiga se verão obrigadas a unir forças, trabalho e diversão para salvar o planeta do terrível trio de insetos. Todo o espetáculo será regrado com muita música, interação e conscientização. A peça conta com a participação dos atores Valéria Marcon, Sara Rivera e Arnaldo Ramalho.

Serviço

A Cigarra e a Formiga contra a dengue

Dia 18/09 (sábado) – 10h

Transmissão https://www.youtube.com/channel/UCmjBB8HRj2ptNbHI_fajUaA

Livre

]]>
AINDA DÁ TEMPO DE APROVEITAR TODAS AS ESTAÇÕES DO ZOOK PARK NO SHOPPING GRANJA VIANNA https://www.granjanews.com.br/ainda-da-tempo-de-aproveitar-todas-as-estacoes-do-zook-park-no-shopping-granja-vianna/ Sat, 28 Aug 2021 03:12:08 +0000 https://www.granjanews.com.br/?p=47266 Shopping center convida pais e filhos para gastar energia nos escorregadores, tobogã e cama elástica e ainda soltar a imaginação no espaço exclusivo para desenhar e pintar

Foto: Divulgação

O Shopping Granja Vianna convida pais e filhos para brincar e se divertir no Zoo Park. A atração, que segue no shopping center até o início de setembro, traz um cenário especial que remete a uma floresta e muitas estações interativas que garantem a diversão de pais e filhos, como escorregadores, tobogãs e outros obstáculos que testam a coordenação motora dos participantes. Além disso, um espaço exclusivo para pintar e desenhar completam a brincadeira.

“O Zoo Park entra na sua reta final, mas ainda dá tempo de aproveitar e se divertir com todas as atividades interativas disponíveis. Sabemos o quanto as famílias adoram essas atrações e por isso convidamos nosso público para conferir e brincar e não perder essa última oportunidade”, convida Caroline Alves, gerente de Marketing do Shopping Granja Vianna.

Em um espaço de 150m², os mais aventureiros brincam nos tobogãs, escorregadores de diferentes tamanhos, cama elástica, cavalinhos de balanço e nos obstáculos para pular e escalar. As crianças que preferem abusar da criatividade, aproveitam o espaço recreativo para pintar e desenhar, inspirando-se nos animais que fazem parte do cenário da atração, como leão, zebra, macaco, girafa, elefante, tigre e cobra. A atração é indicada para crianças de até 14 anos e entrada custa R$ 30 para 30 minutos, com R$ 1 a cada minuto adicional. Para a segurança de todos, é obrigatório o uso de máscaras, medição de temperatura e uso do álcool em gel. Além disso, o Shopping Granja Vianna está com marcação nos pisos para indicar distanciamento seguro entre as pessoas, intensificação nos ambientes e capacidade reduzida.

Zoo Park no Shopping Granja Vianna

Horário: segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 20h

Local: Piso L1

Valor: R$ 30 para 30 minutos e R$ 1 a cada minuto adicional

Endereço: Rodovia Raposo Tavares, km 23,5

]]> Inscrições abertas para oficinas Animação Stop Motion – Origami e A caracterização no Teatro Japonês: NÔ e KABUKI https://www.granjanews.com.br/inscricoes-abertas-para-oficinas-animacao-stop-motion-origami-e-a-caracterizacao-no-teatro-japones-no-e-kabuki/ Wed, 25 Aug 2021 13:32:39 +0000 https://www.granjanews.com.br/?p=47163 Fotos: Divulgação

Estão abertas as inscrições para diversas oficinas ‘Animação Stop Motion – Origami’ e ‘A caracterização no Teatro Japonês: NÔ e KABUKI’ que serão oferecidas gratuitamente e no sistema remoto pelo Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som) com o apoio da Secretaria de Cultura e Lazer de Cotia. As informações sobre as oficinas como dias, horários, links de inscrição e público-alvo podem ser conferidas abaixo. As vagas são limitadas. As oficinas serão transmitidas pela plataforma zoom e o link de acesso será enviado para todos que tiverem a inscrição confirmada.

Inscrição oficinas gratuitas Pontos MIS

 

06, 08 e 10 de setembro – Segunda, Quarta e Sexta

PROJETO Oficina| A caracterização no Teatro Japonês: NÔ e KABUKI com Maria Cecília

Duração: 3 encontros de 2h (6h total)

Classificação: 15 anos

Público-alvo: Interessados no tema

Horário: Segunda – 19h às 21h

               Quarta  – 19h às 21h

               Sexta – 19h às 21h

Link de inscrição:

https://www.sympla.com.br/mini-curso-a-caracterizacao-no-teatro-japones-no-e-kabuki-com-maria-cecilia-amaral__1321627?token=74698cf872697d4d8e2f769c6a9e6c44
Sobre a oficina

O curso apresenta uma contextualização sobre a caracterização cênica no Teatro NÔ e KABUKI, importantes manifestações artísticas e teatrais da cultura japonesa. A partir de um panorama histórico sobre o teatro japonês, será apresentado as principais características que compõe a caracterização (figurino, maquiagem, máscaras e demais adereços) do atorem cena no teatro Nô e Kabuki. Serão analisados a caracterização de personagens estudados e a influência do traje de cena do teatro japonês em diversas manifestações artísticas do mundo. Durante o curso os alunos serão convidados e orientados a desenvolverem exercícios práticos de criação de traje de cena e/ou adereços em tamanho miniatura, que serão confeccionadas a partir de técnicas decolagem e dobradura em papel.

Objetivo

·       Apresentar um panorama sobre a história e evolução do teatro japonês: Nô e Kabuki;

·       Apresentar conceitos e características ligados à caracterização de personagens (figurino, maquiagem, máscaras e demais adereços);

·       Apresentar análises da evolução do traje e caracterização de personagens no teatro japonês: Nô e Kabuki;

·       Refletir sobre as materialidades, tecnologias e formas empregadas na construção dos trajes analisados;

·       Apresentar referências de trajes e adereços confeccionados a partir de materiais e técnicas diversas;

·       Orientar os participantes na construção de trajes de cena e/ou adereços a partir de técnicas com papel e dobradura;

·       Contribuir para o desenvolvimento criativo dos participantes, gerando discussões e reflexões acerca das temáticas apresentadas.

CRONOGRAMA:

Primeiro encontro

No primeiro encontro será apresentado um panorama da história da caracterização cênica (figurino, maquiagem, máscaras e demais adereços) no Teatro Nô e Kabuki no Japão. Também serão contextualizadas as características e importância do figurino para cena. Os participantes serão convidados a trabalhar na criação de um projeto (croqui) para o figurino proposto.

Segundo encontro

No segundo encontro serão apresentadas referências diversas de obras e produções inspiradas no Teatro Japonês, e de materialidades empregadas na construção de trajes e adereços. Os participantes serão convidados e orientados a trabalhar na construção do figurino/adereço criado, a partir de técnicas que utilizem o papel e a dobradura.
Terceiro encontro

No terceiro encontro trará reflexões sobre a ocidentalização no Teatro Kabuki, que desde o final do século XIX, vem sendo influenciado por produções ocidentais, passando por transformações em sua estética. Durante o encontro também serão compartilhadas as criações realizadas pelos participantes.

Materiais necessários: Papel (craft ou papel sulfite, folha de jornal), material de colorir, tesoura, cola branca.

Sobre a professora: Maria Cecília Amaral é figurinista, diretora de arte, artista educadora e pesquisadora. Investiga atualmente processos de criação no traje de cena contemporâneo. Mestranda em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo, tem formação acadêmica em Design de Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e é pós-graduada em Cenografia e Figurinos pelo Centro Universitário Belas Artes e em Arte educação pela FAINC. Atua como Diretora de Arte e Figurinista do Coletivo de Cinema Transformar desde 2010, e também com a produção de arte e figurino para outros grupos e companhias da cidade de São Paulo. Responsável pela direção de arte e figurinos da série O Processo, da websérie Trailers do Cotidiano e dos Filmes: Sonhos de Liberdade, A Igreja do Diabo, A cartomante, entre outros trabalhos audiovisuais. Atuou como figurinista de espetáculos teatrais para diversas companhias e escolas, ente elas: Tricotando Palavras e Canções, Companhia Abapuru, Núcleo de Teatro Contando Histórias, Escola Nacional do Teatro, Escola de Atores Wolf Maya, entre outras. Dirigiu produções audiovisuais de turmas de formação em oficinas de figurino, cinema e arte no CFCCT (Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes) e no Programa de Iniciação Artística PIÁ. Leciona cursos de formação em figurino desde 2011, passando por diversas instituições culturais, como Casas de Cultura, Centros Culturais, Festival de Inverno da UFSJ, Ongs e para o Programa Pontos MIS (desde 2018). Fez parte da coordenação do Festival de Cinema Curta Literatura (2013) e da Mostra de Cinema Transformar Cine Rafael (2019). Atuou na equipe de jurados do Festival Curta Suzano, na edição de 2020.

13, 15 e 17 de setembro – Segunda, Quarta e Sexta

PROJETO Oficina| Animação Stop Motion – Origami com Marta Russo

Duração: 3 encontros de 2h (6h total)

Classificação: a partir de 10 anos

Público-alvo: Interessados no tema; recomendado para crianças maiores de 10 anos; professores.

Horário: Segunda – 16h às 18h

                Quarta  – 16h às 18h

                Sexta – 16h às 18h

Link de inscrição

https://www.sympla.com.br/mini-curso–animacao-stop-motion-com-origami-com-marta-russo__1321644?token=1a288dbd2d24769a20708f7f5ef0407c

Sobre a oficina

stop motion é uma técnica de animação que permite animar objetos através de uma sequência de fotos tiradas de um mesmo ponto onde o objeto é movido   em diferentes posições possibilitando assim a ideia de movimento.
Podemos usar vários materiais para se fazer uma animação stop motion; massa de modelar, areia, objetos, papel, silhuetas, etc.

A proposta desta oficina é produzir filmes de stop motion com papel e para isso vamos confeccionar Origamis para a criação de personagens e cenários.

ORIGAMI é uma palavra japonesa composta do verbo dobrar (折り=ori) e do substantivo papel (=kami). Significa literalmente, “dobrar papel”.

O participante da oficina entrará nesse universo mágico dos origamis onde será possível criar seres e objetos com as dobras geométricas de um pedaço de papel sem ter que cortá-lo ou colar. E depois com uso do celular e aplicativos gratuitos de animação será possível realizar filme de stop motion.

Objetivo

·       Proporcionar aos participantes o contato com um elemento importante da cultura japonesa que é a confecção de origamis e suas origens;

·       Desenvolver a expressividade artística e de comunicação;

·       Promover o protagonismo incentivando os a produzir seus próprios filmes;

·       Contribuir para o desenvolvimento de habilidades como: concentração criatividade, planejamento, trabalho em grupo e senso estético;

·       Ensinar e proporcionar a participação no processo de realização de um vídeo de animação nas suas etapas principais; roteiro, storyboard, produção, filmagem e edição.

Cronograma
Primeira aula:

Será apresentada a técnica do origami; sua origem, um pouco da história e o passo a passo para a confecção dos origamis.

Segunda aula:

Vamos falar sobre a técnica do stop motion: os princípios da animação, brinquedos ópticos, processo de produção e uso do aplicativo gratuito Studio Stop Motion.

Terceira aula:

Edição e finalização (uso de aplicativos de edição de imagens e som).

Sobre a professora: Marta Russo É formada em Comunicação Visual pela Universidade Mackenzie. Pós-graduada em Educomunicação: Comunicação, Educação e Mídias pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Ministra oficinas de animação stop motion do Programa Pontos MIS (Museu da imagem e do som).
Desde 2001 realiza oficinas de animação em escolas, SESCs, museus e Fábricas de Cultura. Formadora de Produção Audiovisual (stop motion) e Educação Midiática para professores da rede municipal de São Paulo SME. Apresentou trabalho ” Stop Motion : comunicação, arte protagonismo e ludicidade ” no Congresso Internacional dos Direitos da Criança” Participación, políticas sociales y protección de la infancia -Espanha.

]]>