Home / Carapicuíba / Marcos Neves: “Quero abrir um canal de diálogo com a Granja Viana”
Marcos Neves

Marcos Neves: “Quero abrir um canal de diálogo com a Granja Viana”

Por Victor de Andrade Lopes

Marcos Neves
Marcos Neves

O deputado estadual e candidato a prefeito Marcos Neves (PV) esteve na noite da última quarta-feira (14/9) na Granja Viana para conversar com representantes de associações de moradores da parte carapicuibana do bairro. O encontro foi organizado pela União das Associações da Granja Viana – Carapicuíba (UAGV-C) e é o terceiro de uma série de conversas que a entidade promoveu com os candidatos à prefeitura do município – os outros que aceitaram participar foram a Professora Sônia (veja detalhes aqui) e Abraão Jr. (veja detalhes aqui).  Marcos Neves já havia se reunido com os representantes de associações em maio deste ano (veja detalhes aqui)

As alianças do deputado para esta eleição incluem ainda os partidos PMN, PHS, PR, PSB, SD, PMDB e PSC, formando, assim, a coligação “Novo Rumo Para Carapicuíba”. Novamente, o Granja News acompanhou o encontro com exclusividade.

Um dos primeiros assuntos a serem tratados foi a recente prisão de alguns vereadores da cidade por supostas fraudes na contratação de servidores municipais sem concurso público. Para Neves, a situação jurídica é “complicada” e a investigação, ainda segundo ele, estender-se-á para a área da saúde agora.

O candidato falou bastante sobre a Granja Viana. Comentando a invasão do MTST a um terreno na região em 2014 (veja detalhes aqui), ele disse que elas deixam “um caos social para a cidade” e que há mais lugares sofrendo com invasões. Sua proposta para o bairro é abrir canais de diálogo. “Queremos conversar com associações, comércios e condomínios para ter uma pauta geral”, disse. “Você ajudam muito o município, pois pagam um IPTU alto e podem diminuir nossos custos de segurança por meio dos residenciais”.

Além disso, ele pretende usufruir da elite intelectual que habita o bairro. “A Granja tem excelentes profissionais de todas as áreas, mas Carapicuíba não os chama para nada”. Ele propõe montar uma unidade de inteligência com granjeiros em sua administração.

Para o resto da cidade, Marcos quer “extrair o que ela tem de bom”. Para a Aldeia de Carapicuíba, por exemplo, ele prevê uma revitalização para que ela se torne um polo cultural. O centro da cidade deverá ser transformado em um polo de serviços com hotel, empresas de telemarketing, etc. A grande área vazia próxima ao Rodoanel poderá abrigar algo no campo da indústria também, segundo ele. “Temos uma coisa que poucos municípios têm: o nosso povo. O que é a riqueza do país? O povo!”, afirmou o candidato. “Para nós, é importante que a coisa avance, porque a estrutura gera emprego, gera mão de obra, valoriza os imóveis”, complementa.

O orçamento da cidade, como nos encontros anteriores, foi um dos assuntos principais. Com dados diferentes dos apresentados por Abraão Jr., ele diz que a cidade hoje prevê R$ 570 milhões, mas deve arrecadar no máximo R$ 440 milhões, com 18% dessa renda vindo do IPTU. Dentre os planos para enxugar esses gastos, ele prevê a redução das secretarias municipais. “Nós temos hoje 20 secretarias, tem que ter 12. Eu estou coligado a partidos sem nenhum compromisso para nomear secretários. O cara que assumir esse cargo tem que trabalhar 14h, 15h por dia para a cidade, não dá pra ele ter duas funções ao mesmo tempo”, disse, referindo-se a secretários que também são empresários, por exemplo. Ele também pretende criar o cargo de administrador regional para que a prefeitura tenha um profissional para, por exemplo, coibir o descarte irregular de lixo.

A área da educação recebeu atenção especial. O candidato diz que o governo estadual tem como meta municipalizar o ensino. Marcos inclusive foi um dos deputados responsáveis por derrubar a meta de dez anos para a mudança. “É bom para a prefeitura ficar mais perto, mas há municípios que não têm estrutura para comportar isso. Se a gente tivesse que pôr dinheiro, estaríamos encrencados”.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Aprovado Projeto de Lei de Thiago Nunes que institui Semana do Profissional de Educação Física em São Roque

Foto: Divulgação A Câmara Municipal da Estância Turística de São Roque aprovou durante Sessão Ordinária, …

Skip to content