Texto e fotos por Victor de Andrade Lopes
O Movimento em Defesa da Granja Viana (MDGV) promoveu na noite do dia 15 de junho a sua terceira “Conversa ao Pé da Granja” de 2015. Desta vez, o evento consistiu apenas na palestra, uma vez que não foi possível agendar a visita de um músico para o sarau.
A palestra do dia teve o título “A Era da Convivência Colaborativa – o Desafio da Colaboração” e foi ministrada pela designer Dani Terracini, do movimento Transition Granja Viana. Ela iniciou o evento com uma atividade na qual todos desenhavam revoadas de pássaros em um cartaz. O objetivo do exercício, segundo ela, era mostrar que, num processo colaborativo, todos participam da construção de algo, mas mantendo suas características individuais – por isso o cartaz ficou cheio de figuras do mesmo tema, mas cada uma com seu próprio traçado, cor e tamanho.
Em seguida, ela explicou que estamos vivendo a transição da Era de Peixes para a Era de Aquário – a primeira, marcada pelo cristianismo, foi tempo de religiosidade e misticismo; a próxima, marcada pela tecnologia, será caracterizada pela busca de conhecimento e pelo desdobramento das mentes.
Segundo Dani, um marco dessa transição foram os anos 60, quando valores anteriores começaram a ser questionados e muitas famílias deixaram de ser religiosas. Isso levou a uma ruptura com o passado e a uma era com valores contemporâneos.
A partir daí, iniciou-se um debate sobre regras, leis, moralidade e valores. Enquanto uns acham que a falta de religião e espiritualidade na vida das pessoas está levando aos problemas sociais de atualmente, outros consideram que estamos numa direção correta. Além disso, alguns acham que hoje há regras demais; já outros, consideram-nas insuficientes.
Em julho, não haverá atividades do MDGV, que retornará a promover palestras em agosto.