Durante todo o mês de junho, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de Cotia realizou uma vasta programação com ações educativas, palestras, distribuição de material educativo, doação de mudas, plantios para celebrar a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, lembrado em 5 de junho.
De acordo com a pasta, o Pedágio Ambiental (que distribui mudas de árvores) alcançou a marca de 800 mudas doadas em diversos pontos da cidade, um recorde para um mês, informou a Secretaria. O Pedágio passou por feiras livres, mercado municipal, Parque Teresa Maia. Teve ainda, o projeto Horta nas Escolas, em parceria com a Educação, no C.E Danielle A. Mathias, em Caucaia, que resultou no plantio de mais de 280 mudas de hortaliças, chás e temperos.
Por meio do Programa Cotia +Verde foram plantadas dezenas de mudas de Araucárias no Parque Teresa Maia; alunos do Projeto Guardião Ambiental Mirim participaram de aulas ministradas pela Guarda Ambiental, pela Coopernova Cotia Recicla e acompanharam palestras com alunos da Fatec.
Ainda no mês do meio ambiente, teve encerramento do Curos de PANCs ‘Do mato para o prato’, realizado pela Secretaria dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher no Viveiro Municipal Parque Curupira.
A Sabesp participou da programação e doou gibis educativos e lápis de reflorestamento com sementes de árvores que foram distribuídos para alunos alguns alunos da rede municipal. Também em junho, foi reativado o GT Meio Ambiente do Cioeste, do qual Cotia faz parte.
“Todas as ações inter-relacionam com o planejamento do município para a certificação do Programa Município Verde Azul e foram estruturadas para terem ligação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, um conjunto de 17 metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o meio ambiente”, informou a Secretaria.