Home / Carapicuíba / Moradores da Fazendinha se reúnem com PM para discutir violência na região

Moradores da Fazendinha se reúnem com PM para discutir violência na região

Por Victor de Andrade Lopes

P1050518Um grupo de moradores do residencial Fazendinha, em Carapicuíba, realizou uma visita à sede do 33º batalhão da Polícia Militar de São Paulo, no centro da cidade, onde se reuniram com o Capitão Souza Diniz para discutir a violência no residencial e arredores. Segundo os moradores, os casos de assaltos vêm aumentando e nem as empregadas domésticas são poupadas, tendo salários inteiros levados pelos meliantes. A reunião foi acompanhada pelo deputado estadual Marcos Neves (PV), eleito em 2014. Também estiveram presentes a Tenente Katarina e o Capitão Evandro.

Os seis moradores presentes relataram que a região tem várias rotas de fuga. Eles também reclamaram do radar na Avenida São Camilo, que os força a reduzir a velocidade em um ponto deserto e escuro da via (o Granja News já questionou a prefeitura sobre isso no ano passado e o órgão informou que a instalação do equipamento se fez necessária para combater o alto índice de acidentes que ocorriam no local).

P1050516Em resposta às informações trazidas pelos cidadãos, o Capitão Souza informou que pode providenciar mais policiamento para a região, e enfatizou duas medidas imprescindíveis para melhorar a segurança na Fazendinha. A primeira envolve os boletins de ocorrência (B.O.s). Segundo ele, os B.O.s são fundamentais para o mapeamento do crime nas cidades, e todas as vítimas precisam registrá-los para que as estatísticas reflitam a realidade. Um morador que teve sua motocicleta roubada sob graves ameaças disse que conseguiu fazer seu B.O. pela internet. Além disso, o capitão recomendou que a associação dos moradores da Fazendinha, bem como os condomínios localizados dentro do residencial, se reunissem mais vezes por ano, ao menos uma vez por mês. Souza salientou também a importância do disque-denúncia (181).

A iluminação pública também foi assunto da reunião; desde o início do ano esta questão é de responsabilidade das prefeituras. Souza forneceu um telefone (4164-5500) que pode ser utilizado para comunicar pontos escuros na cidade.

P1050519Perguntado sobre a possibilidade da instalação de uma base fixa na área, Souza descartou a hipótese, mas disse que é possível conseguir mais permanências da base comunitária móvel. Ele lembrou o papel dos Consegs (Conselhos de Segurança). Em Carapicuíba, há um Conseg que ocorre em toda segunda segunda-feira do mês, às 19h30, na igreja da Vila Dirce.

Ao final da reunião, os moradores anunciaram que pretendem fazer uma nova reunião na segunda quinzena de março. O Capitão Souza distribuiu algumas cartilhas com dicas e recomendações de segurança. “Se cumprirem metade do que está aí nessas cartilhas, as ocorrências já diminuem muito”, disse Souza.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Prefeitura de Carapicuíba realiza drive-thru para testagem de coronavírus

A Prefeitura de Carapicuíba realiza drive-thru para testagem de coronavírus em pessoas a partir de …