Home / Jandira / Notícias Câmara de Jandira- 24-08-22
Câmara de Jandira aprova PL que garante atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia

Notícias Câmara de Jandira- 24-08-22

Câmara de Jandira aprova PL que garante atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia

Proposto pelo vereador Pastor Gilson, texto pretende evitar longas esperas em filas, minimizando o sofrimento dos portadores da doença; depois de passar pela Casa de Leis, matéria foi remetida para sanção ou veto do prefeito Dr. sato

Durante a 26ª Sessão Ordinária, em 23 de agosto de 2022, os vereadores da Câmara Municipal de Jandira aprovaram com 11 votos a favor o Projeto de Lei nº 59/22, que autoriza o Poder Executivo a instituir prioridade de atendimento aos portadores de fibromialgia no âmbito do município. De autoria do vereador Gilson Rodrigues de Souza (PRTB), o “Pastor Gilson”, a proposição tem por objetivo atender a demanda das pessoas acometidas pela doença, minimizando seu sofrimento.

“Nós entramos com esse Projeto de Lei para que as repartições públicas e os estabelecimentos privados possam anexar, em locais visíveis, que os portadores dessa enfermidade têm prioridade no atendimento. Isso não é nenhum luxo ou frescura, pois essa doença causa uma dor horrível”, esclareceu o vereador em plenário.

Para ter direito ao atendimento prioritário, os portadores deverão se identificar mediante a apresentação de carteira que comprove a condição clínica ou através de laudo emitido por profissional médico habilitado. Os estabelecimentos que descumprirem o disposto na lei poderão sofrer penalidades como advertência, multa e suspensão do alvará de licenciamento do estabelecimento.

A fibromialgia é uma doença crônica multifatorial, de causa ainda desconhecida e sem cura. É uma síndrome comum, na qual a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, músculos, tendões e em outros tecidos. Junto com a dor, a fibromialgia também causa fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade.

Câmara de Jandira aprova PL que garante atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia

 

 

Parlamentar indica recenseamento das pessoas com deficiência no município de Jandira

De acordo com o vereador Véinho, a atualização de tais informações é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas direcionadas a esta parcela da população; por intermédio de outro requerimento à Prefeitura, discutido em destaque, Véinho também indicou que a “Cidade da Criança” receba o nome do pequeno jandirense Lorenzo Amaral de Camargo, que faleceu no ano passado após uma longa batalha contra a leucemia

 

O vereador Josenildo Ribeiro de Freitas (PL), o “Véinho”, apresentou o requerimento nº 450/22 na 26ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jandira, dada em 23 de agosto de 2022. O documento sugeriu à Prefeitura o recenseamento das pessoas com deficiência no município, a fim de identificar o número exato e obter informações estatísticas sobre os tipos de deficiência. Como justificativa, o parlamentar frisou que a atualização de tais dados é essencial para o desenvolvimento de políticas públicas destinadas a esta parcela da sociedade.

“Se eu não me engano, esse já é o terceiro ou o quarto requerimento que nós colocamos a respeito do censo da pessoa com deficiência e das pessoas acamadas. É incrível estarmos no século XXI e não sabermos a quantidade de pessoas com deficiência que nós temos na cidade. Eu fui fazer uma visita para um acamado e é de fazer vergonha! A pessoa está numa cama inadequada, não tem cadeira de banho ou de rodas e nem recebe a visita de uma assistente social”, protestou o vereador na tribuna.

Na mesma sessão, Véinho colocou em destaque a discussão do requerimento nº 451/22, também de sua autoria. Nele, o vereador requisitou à Prefeitura uma homenagem póstuma à criança jandirense Lorenzo Amaral de Camargo, que faleceu no ano passado após uma longa batalha contra a leucemia. O documento indica que a atual “Cidade da Criança”, localizada na Área de Lazer do Trabalhador, leve o nome do pequeno, como forma de confortar um pouco os corações de familiares e amigos.

 

Parlamentar indica recenseamento das pessoas com deficiência no município de Jandira

 

Vereador recomenda realização de Feira de Saúde nos bairros de Jandira

Requerimento de Ronaldo da Farmácia pretende promover campanhas de prevenção e diagnóstico precoce de doenças; após aprovação na Câmara, documento segue para as mãos do prefeito Dr. Sato

O requerimento nº 431/22, elaborado pelo vereador Ronaldo Barion (PSB), o “Ronaldo da Farmácia”, passou pela Câmara Municipal de Jandira durante a 26ª Sessão Ordinária, ocorrida no dia 23 de agosto de 2022. O documento solicitou à Prefeitura a realização da chamada “Feira de Saúde” nos bairros da cidade.

A necessidade de mais campanhas de prevenção e diagnóstico precoce de doenças motivou a elaboração do requerimento. “Eu citei feira, mas também poderia ter colocado Mutirão da Saúde. Eu espero que o Dr. Sato, com sua capacidade como médico, dê uma olhada especial nesse requerimento e tente ajudar nossos munícipes, pois a gente precisa desses mutirões”, pontuou.

Segundo o texto, as “Feiras de Saúde” devem abordar, de modo teórico e prático, temas como hábitos de vida saudável, saúde bucal, prevenção e detecção de diabetes, pressão arterial, glaucoma e obesidade, etc. Depois da aprovação no plenário, o documento foi enviado para análise do Poder Executivo.

Vereador recomenda realização de Feira de Saúde nos bairros de Jandira

__

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

“Ouvir salva vidas”: Cotia reforça alerta contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Evento do Maio Laranja destacou sinais silenciosos da violência, importância da denúncia e o dever …

Skip to content