Home / Segurança / Prefeitura de Cotia amplia os pontos com totens de videomonitoramento

Prefeitura de Cotia amplia os pontos com totens de videomonitoramento

Equipamentos são equipados com conjuntos de câmeras que captam e gravam imagens em 360 graus e contam com botão de emergência para comunicação direta com a Guarda Civil

Fotos: Vagner Santos

A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Segurança Pública, está ampliando o número de totens de videomonitoramento. Atualmente, o município conta com mais de 30 totens que funcionam em pontos estratégicos e, nas próximas semanas, a cidade ganhará sete novos equipamentos. Os totens contam com um conjunto de câmeras 360 graus e uma câmera ‘speed dome’ que capta imagens a longa distância.

Os novos totens já estão sendo instalados na Praça Niso Viana, na Granja Viana; na Rua Lamartine Bobos, bairro Parque Mirante da Mata; na Estrada do Capuava, no Jardim São Vicente; Rua Aracajú – em frente ao complexo de lazer e creche do Parque Turiguara, e em frente ao futuro Pronto-Socorro Infantil, centro. Para a instalação na Rua Altair Martins e a Estrada Municipal Walter Steurer e na Estrada Fernando Nobre (próximo à entrada da rodovia Raposo Tavares), a Prefeitura aguarda autorização do DER.

“Instalamos os primeiros totens em pontos estrategicamente definidos pela Secretaria de Segurança Pública. As imagens são acompanhadas em tempo real pela central de monitoramento da Guarda Civil e, por meio delas, conseguimos dar rápida resposta a delitos, ocorrências de trânsito, acidentes”, disse o prefeito Rogério Franco.

Os totens de videomonitoramento são uma tecnologia de vanguarda que a administração do prefeito Rogério Franco trouxe para a cidade em 2018. Os equipamentos contam com botão de emergência que pode ser acionado por qualquer pessoa garantindo comunicação direta com a Guarda Civil Municipal.

“É importante entender que a instalação dos totens e o rastreamento das viaturas são processos intermediários de um projeto mais completo que integra a muralha eletrônica, com a instalação das câmeras OCRs [reconhecimento óptico de caracteres] com leitura de placa que, ao longo do tempo, vão acontecer em toda a cidade, e a instalação de câmeras de monitoramento por todo o município”, disse Almir Rodrigues, Secretário de Segurança Pública.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Legislativo aprova reestruturação do Conselho e Fundo Municipal da Cultura de Cotia

Projetos de Lei nº 64/2021 e nº 65/2021, do Executivo, foram aprovados por 12 votos …

Skip to content