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Prefeitura de Cotia envia notificação para proprietários de imóveis com divergências no IPTU

Prefeitura de Cotia envia notificação para proprietários de imóveis com divergências no IPTU

Levantamento feito pela Prefeitura apontou divergência em alguns imóveis em relação à área construída e o que está cadastrado junto à Fazenda municipal

A Secretaria da Fazenda de Cotia começou a enviar um Informativo aos proprietários cujos imóveis apresentam área construída divergente da que está cadastrada junto à municipalidade para efeito de cálculo do IPTU. A divergência foi constatada por meio de um trabalho de atualização do cadastro de imóveis em todo o município utilizando imagens aéreas e frontais das propriedades. O Informativo comunica ao proprietário qual foi a diferença de área construída identificada em relação ao que está cadastrado e estabelece um prazo para que seja feita uma contestação.

O envio da notificação está sendo feito antes do carnê de cobrança do IPTU. Caso o proprietário não apresente manifestação contrária ao levantamento solicitando revisão e correção por parte da Prefeitura no prazo estipulado no Informativo, a Secretaria da Fazenda emitirá a cobrança do imposto com base na nova área construída apurada durante o levantamento.

No próprio documento emitido pela Prefeitura constam todos os procedimentos para a abertura do processo de revisão, caso o proprietário não concorde ou tenha dúvidas sobre a atualização. A contestação deverá ser apresentada no Centro Integrado Tributário (CIT), presencialmente, a partir do recebimento do Informativo até o dia 31 de janeiro de 2023.

O documento traz um link, usuário e senha para que o contribuinte acesse as alterações identificadas pelo levantamento da Prefeitura e, ao acessar esta página, o contribuinte tem a opção de agendar o atendimento.

O que é o Informativo?

Um documento em que a Prefeitura comunica ao proprietário de um imóvel que a área construída em sua propriedade está divergente da área cadastrada na Prefeitura.

Quem vai receber o Informativo?

Somente proprietários de imóveis onde a Prefeitura identificou divergência entre a área construída e a área cadastrada.

O que muda quando a Prefeitura identifica a diferença?

O valor do IPTU, já que, entre outros, o imposto é calculado considerando o metro quadrado efetivo de área construída.

O que eu faço se receber o Informativo?

Consulto as informações apresentadas pela Prefeitura e, se concordar, basta desconsiderar o documento, caso tenha dúvidas ou discorde das alterações, siga as orientações dadas no documento para apresentar a sua contestação.

Se eu não concordar, posso ir direto ao CIT?

Não. O atendimento neste caso será feito apenas com agendamento que deverá ser feito no link enviado pela Prefeitura com usuário e senha informados.

Quando poderei fazer a contestação?

A partir do recebimento do Informativo até 31 de janeiro de 2023.

Se eu perder o prazo?

A Secretaria da Fazenda emitirá a cobrança do imposto com base na nova área construída identificada durante o levantamento

Vou precisar apresentar documentos?

Sim: o original do Informativo, original e cópia do RG e CPF, Projeto Aprovado ou Habite-se (se houver), original e cópia da Matrícula atualizada emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis, escritura ou documento de compra e venda reconhecido em Cartório (caso o imóvel não esteja cadastrado em seu nome e, procuração do proprietário ou do compromissário cadastrado (caso o imóvel não seja de sua propriedade.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

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