Home / Cultura / Quinta do Olivardo traz para São Roque a 5ª Festa de São Martinho

Quinta do Olivardo traz para São Roque a 5ª Festa de São Martinho

Tradicional festa portuguesa comemora a abertura dos tonéis de vinhos novos, produzidos durante a pisa da uva em janeiro

Fotos do Grupo folclórico Casa da Ilha da Madeira/SP  –  Folclore e Etnografia região autônoma da Madeira

1 (3)A Quinta do Olivardo recebe no próximo dia 11/11, sábado, a 5ª edição da tradicional Festa de São Martinho. A festividade reúne apaixonados pela cultura lusitana de todo o país, que visitam a casa provar o vinho novo que ajudaram a produzir durante a pisa da uva, realizada em janeiro.

Assim como na Quinta do Olivardo, nesta data os lusitanos comemoram o término da produção do vinho que foi iniciada em janeiro. O novo vinho é degustado com castanhas portuguesas assadas em brasa.

1 (8)São Martinho é o santo padroeiro dos produtores de vinho e dos restaurantes. As festas em homenagem ao santo estão associadas a um espírito de confraternização e solidariedade, reforçando os laços de amizade entre amigos e familiares. No Brasil, esta tradição é mantida pelos descendentes de portugueses que preconizam um dos provérbios sobre o santo: “no dia de São Martinho, come-se castanhas e bebe-se vinho”.

Festa de São Martinho na Quinta do Olivardo

Durante a festa de São Martinho da Quinta do Olivardo, o público será recebido com uma caneca para brindar e degustar o vinho e o suco de uva, que foram produzidos com a ajuda do público em janeiro e estão armazenados desde então em tonéis de carvalho.

1 (10)Em seguida, os visitantes poderão participar da tradição do “magusto” – prática de assar as castanhas portuguesas sobre folhas secas no chão. O público se posiciona ao redor das brasas esperando as cascas das castanhas se romperem para degustar a polpa.

Para animar a celebração, durante todo o dia o grupo folclórico Casa de Portugal, da cidade de Praia Grande, faz diversas apresentações de clássicos da cultura lusitana, convidando todo o público para cantar e dançar. Os cantores e dançarinos chegam à festa caracterizados de colonos portugueses, encantando os presentes.

1 (9)A festa tem entrada gratuita, com a opção de pacote que inclui a degustação das bebidas e almoço.

Como Chegar

A Adega e Restaurante Quinta do Olivardo está localizada no km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque (SP), com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). Fica a 60 km de São Paulo e a 45 km de Sorocaba. Informações adicionais, fotos e vídeos estão disponíveis no site www.quintadoolivardo.com.br.

1 (6)Serviço: 5° Festa de São Martinho
Data: 11 de novembro, a partir das 10h
Local: Quinta do Olivardo
Km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque (SP), com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270).
Informações sobre convites e reservas podem ser obtidas pelos telefones:
(11) 4711-1100 e 4711-1923

1 (5) 1 Olivardo Saqui_ realizador da Festa de São Martinho Pastel de Natas (Belém) Turistas participam da abertura dos toneis de vinho da safra 2014 durante a Festa de São Martinho (2) Espetada Madeirense e Grupo Folclórico da Ilha da Madeira Turistas participam da abertura dos toneis de vinho da safra 2014 durante a Festa de São Martinho (5) Turistas participam da abertura dos toneis de vinho da safra 2014 durante a Festa de São Martinho (4) Turistas participam da abertura dos toneis de vinho da safra 2014 durante a Festa de São Martinho (6) Magusto - Castanhas assadas na brasa (2) Turistas participam da abertura dos toneis de vinho da safra 2014 durante a Festa de São Martinho (3) Turistas participam da abertura dos toneis de vinho da safra 2014 durante a Festa de São Martinho (1) Magusto - Castanhas assadas na brasa (1) Grupo Folclórico da Ilha da Madeira 1 (2)

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Vereador Cabo Jean cobra reparos no prédio localizado no Centro de Lazer da Av. Bandeirantes em São Roque

Foto: Divulgação Através de Ofício enviado ao Poder Executivo, o Vereador Cabo Jean cobra revitalização …

Skip to content