Home / Cotia / Serviço de Telemedicina da Prefeitura de Cotia já realizou quase cinco mil agendamentos

Serviço de Telemedicina da Prefeitura de Cotia já realizou quase cinco mil agendamentos

 

Estão sendo atendidos pacientes de especialidades médicas, da Policlínica Portão

 

Dados da Secretaria de Gestão Estratégica e Inovação de Cotia mostram que o serviço de Telemedicina, implantado em parceria com a Secretaria de Saúde, já realizou 4.859 agendamentos médicos com diversas especialidades, desde o mês de abril, quando o serviço foi lançado. A Administração Municipal lançou mão da Telemedicina como forma de desafogar a rotina do Sistema Único de Saúde (SUS) e, como o atendimento é remoto, excluir o risco de exposição ao novo Coronavírus.

O serviço de Telemedicina é realizado em parceria com a empresa OM30 por meio de uma ferramenta tecnológica que garante a integridade, o sigilo e a segurança das informações. Além disso, atestados e receitas médicas, além de pedido de exames, são emitidos pelos profissionais de saúde durante o teleatendimento e a retirada pode ser feita posteriormente pelo paciente ou por algum representante, de maneira segura.

Estão sendo feitos atendimentos remotos com médicos especialistas da Policlínica do Portão e a equipe de Telemedicina conta com 17 médicos, 1 coordenação médica, 1 coordenação técnica, 1 auxiliar administrativo e 5 técnicos de suporte. Entre as especialidades médicas estão: reumatologista, alergista e imunologista, cardiologista, cirurgião vascular, dermatologista, endocrinologista e metabologista, oftalmologista, otorrinolaringologista, além de clínico geral.

Os números apresentados pela Secretaria de Gestão Estratégica e Inovação mostram que em abril foram 1.368 atendimentos e, em maio, 1.340. Já o mês de junho responderá por 2.151 pacientes agendados. “A Telemedicina, como outros atendimentos remotos, é um caminho sem volta. A situação da pandemia acelerou um pouco este processo no serviço municipal de saúde de Cotia e tem se mostrado muito bom”, disse Raphael Camargo, titular de Gestão Estratégica e Inovação. “Estão sendo feitos atendimentos com pacientes de retorno médico e estamos conseguindo dar fluidez à fila com a mesma qualidade do atendimento presencial”, completou.

O serviço de Telemedicina também contabiliza 2.197 SMS’s enviados para os pacientes, 10.205 emails e 5.848 Whatsapp. “Todo o atendimento é remoto, desde o agendamento, a confirmação da consulta e o atendimento propriamente”, completou Raphael Camargo.

 

Foto: Vagner Santos

 

Sobre Hostmarx

Leia também

Cotia conquista o ouro em competição internacional de Taekwondo

No último final de semana, os alunos de Taekwondo do Ginásio de Esportes de Cotia …

Skip to content