Por Victor de Andrade Lopes

A Câmara Municipal de Cotia promoveu sua 15ª sessão ordinária na manhã da última terça-feira (10 de maio). Como de praxe, diversas moções e homenagens foram aprovadas. Desta vez, Aldre de Fátima Rodrigues Fontana e Emerson da Silva Andrade foram agraciados com o diploma de honra ao mérito, enquanto que Francisco Yutaka Kurimori recebeu o título de Cidadão Cotiano. O Dia Nacional do Líder Comunitário, o Dia das Mães, a Marcha Para Jesus e o Hospital Regional de Cotia receberam moções de aplausos e homenagens.
No momento de discussão da moção de aplausos à Marcha Para Jesus, os vereadores Marcos Nena e Tim criticaram duramente o secretário de cultura de Cotia Cabo Givaldo por ter, segundo eles, desprezado a marcha. Ao encerrar seu discurso, Nena foi enfático: “volte para a escola e vá estudar! Se não puder, passe numa livraria e compre um livro sobre cultura”. O presidente da Câmara, Sérgio Folha, de quem Givaldo é suplente, saiu em defesa do secretário em um breve comentário.
A sessão também foi marcada pelo anúncio do veto total do prefeito Carlão Camargo ao projeto de lei que buscava estender o benefício da meia passagem aos estudantes matriculados em cursos preparatórios para vestibular.
O projeto mais comentado foi o que cria o Programa de Reuso de Água em postos e lava-rápidos, de iniciativa dos vereadores Fernando Jão, Luis Gustavo Napolitano e Rogério Franco. A lei, inspirada pela crise hídrica que assola o estado, dará 180 dias para os estabelecimentos se adaptarem e mais 60 dias para os que não se adequarem e forem notificados. O projeto segue para apreciação do prefeito Carlão Camargo.