Home / Trânsito e transportes / TRANSPORTE PÚBLICO GRATUITO “TARIFA ZERO” DE VARGEM GRANDE PAULISTA COMPLETA 2 ANOS

TRANSPORTE PÚBLICO GRATUITO “TARIFA ZERO” DE VARGEM GRANDE PAULISTA COMPLETA 2 ANOS

Fotos: Divulgação

O programa Transporte Para Todos, criado pela Prefeitura de Vargem Grande Paulista e que ficou conhecido internacionalmente como Tarifa Zero, completa 2 anos, no dia 5 de novembro. Para comemorar o sucesso do transporte público municipal gratuito, o prefeito Josué Ramos anunciou melhorias no sistema.

Segundo ele, a frota será renovada com 5 ônibus mais novos que irão garantir conforte e agilidade no transporte. “Tarifa Zero é um programa que veio para ficar, são dois anos de experiência na área social e na área do transporte dando mais qualidade de vida à população, mais dignidade, além da geração de emprego e renda. Agora estamos reavaliando o sistema de acordo com o que estamos ouvindo dos usuários, para que este transporte seja ainda melhor”, informou Josué.

Nesses 2 anos, Vargem Grande Paulista despontou no cenário nacional como a única cidade da grande São Paulo a oferecer transporte público gratuito. O projeto se tornou modelo em mobilidade urbana para outras cidades e até outros países, ganhando o “Prêmio Internacional de Excelência em Planejamento Urbano” da APA (American PlaningAssossiation).

 “Várias cidades têm nos procurado para conhecer o programa, saber em detalhes como foi implantado, benefícios gerados e funcionamento. Isso é muito gratificante, saber que fomos pioneiros neste projeto moderno, inovador eque oferece tantos benefícios para a cidade”, enfatizou o prefeito.

ECONOMIA FORTALECIDA

O programa trouxe vários benefícios não apenas para a população que não paga mais para andar de ônibus, mas também para o crescimento econômico da cidade. O número de passageiros triplicou, o que demonstra que as pessoas passaram a circular mais na cidade e a consumir no comércio local.

Antes da Tarifa Zero, eram transportados cerca de 36 mil passageiros por mês e, com a gratuidade da passagem de ônibus, agora são mais de 100 mil passageiros/mês. Assim, o custo de vida dos usuários do transporte público municipal diminuiu, o mercado de trabalho local foi aquecido e da mesma forma o comércio foi incrementado.

“A Tarifa Zero vai muito além da passagem de graça. Os munícipes estão circulando mais na cidade e consumindo no comércio local. Os moradores de bairros mais distantes como o Parque do Agreste e região, não vão mais para cidades vizinhas pagar suas contas e fazer suas compras, eles gastam o dinheiro que seria da passagem no comércio da nossa cidade. Isso tem movimentado e fortalecido a economia local, gerado mais oportunidades e proporcionado mais dignidade a todos”, afirmou Josué.

A geração de emprego e renda também se fortaleceu com o programa, já que as  empresas passaram a priorizar a contratação da mão-de-obra local, promovendo economia para o contratante.

ALCANCE SOCIAL

Com a pandemia do novo Coronavírus, a Tarifa Zero se tornou ainda mais importante para as famílias de baixa renda. “Eu jamais esperava que este programa pudesse ser uma assistência social permanente. Enquanto que, neste momento de pandemia, as pessoas buscavam o auxílio emergencial temporário, o auxílio que as famílias estão e estarão recebendo será permanente. A Tarifa Zero é uma grande aliada pós-pandemia para auxiliar na retomada do emprego, além de continuar ajudando empresas, empregados, desempregados e a sociedade como um todo”, lembrou Josué.

A fim de atenuar as dificuldades que a pandemia trouxe, a Prefeitura de Vargem Grande Paulista também isentou a indústria e comércio da cidade da taxa do Transporte Público Municipal, de R$39,20 por funcionário,referente ao exercício de 2020.

A cobrança teve início apenas em janeiro deste ano, para não onerar os empresários e microempreendedores. “Sabemos que com a pandemia muitos comércios tiveram que fechar suas portas, indústrias reduziram seu número de funcionários e as perdas foram muito grandes. Então prorrogamos algumas taxas, entre elas, a do transporte público que foi subsidiado para isentar os empregadores. Esta foi uma das maneiras que encontramos para ajudar este setor da economia neste momento de crise”, explicou o prefeito Josué Ramos.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

CCR ViaOeste promove quatro ações educativas para ciclistas

Orientações sobre segurança acontecerão em Alumínio, São Roque, Araçoiaba e Sorocaba Fotos: Divulgação Quatro campanhas …

Skip to content