Vargem Grande Paulista – Granja News https://www.granjanews.com.br O Jornal da Granja Viana e Região Fri, 03 Jul 2020 01:55:33 +0000 pt-BR hourly 1 Prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos entrega nova UBS São Judas e anuncia novos investimentos para o bairro https://www.granjanews.com.br/prefeito-de-vargem-grande-paulista-josue-ramos-entrega-nova-ubs-sao-judas-e-anuncia-novos-investimentos-para-o-bairro/ Fri, 03 Jul 2020 01:55:33 +0000 https://www.granjanews.com.br/?p=40772  

Foi entregue nesta quinta-feira (02), mais uma obra no programa Aqui Tem + Saúde: a nova UBS São Judas, que recebeu o nome “Roque Lino de Carvalho”.  Com um prédio moderno e espaçoso tendo 100m2 a mais que o anterior, será possível ampliar o atendimento em cerca de 50% e ainda oferecer atendimento odontológico, que antes não havia no local.

“Gostaria de destacar a justa homenagem que está sendo feita ao grande Roque Lino de Carvalho, que foi um dos primeiros moradores do bairro São Judas e tinha um importante trabalho social na área da saúde. Fico feliz de entregar este nova prédio para uma unidade de saúde que há anos não recebia melhorias e não comportava mais a demanda”, comentou o prefeito Josué Ramos.

A nova unidade foi viabilizada por meio de emenda parlamentar da deputada estadual Analice Fernandes e contrapartida da Prefeitura, e vai oferecer atendimento mais humanizado aos moradores dos bairros: São Judas, Jardim Europa, Nagoya, Vent Vert e Paysage. Serão 6 consultórios com atendimento para as especialidades: clínico geral, ginecologista e obstetrícia e pediatria; farmácia; salas de coleta, ECG + Curativo e expurgo; banheiros com acessibilidade; almoxarifado; e sala para os agentes comunitários de saúde.

Os moradores também poderão ter acesso à nova unidade por dois caminhos: Rua Palestina e Rua Castro. “A fim de facilitar a acessibilidade da população não só à UBS, mas também ao campo do São Judas que fica ao lado, abrimos um novo acesso pela Rua Castro. O local será um verdadeiro complexo de esporte, saúde e qualidade de vida”, destacou o prefeito Josué Ramos.

A entrega da unidade de saúde contou com a participação dos vereadores Mauro, Marcelinho, Djalma, Lucimar, Ney e Ferrugem, além de Secretários Municipais, filhos do homenageado e representantes da deputada.

 

Mais Investimentos

Durante a entrega da UBS São Judas, o prefeito Josué Ramos também destacou outros investimentos no bairro São Judas e adjacentes. Segundo ele, o prédio antigo da UBS será reformado e sediará o primeiro Pronto Socorro PET de Vargem Grande Paulista.

“Este bairro ficou esquecido por muitos anos e, somente na nossa gestão, contemplamos mais de 12 ruas com obras de pavimentação e recapeamento. Reformamos e ampliamos o Centro de Referência da Assistência Social, além de revitalizar a quadra da Escola Municipal Leontina que ganhou cobertura. Estamos finalizando a construção do vestiário do campo de futebol que também será revitalizado com novo alambrado, gramado e pista de caminhada”.

Outra demanda antiga do São Judas e uma conquista da atual gestão, será a regularização fundiária. “A maioria dos moradores do bairro não têm a documentação dos seus imóveis, sendo uso capião ou contrato de compra e venda. E Já temos autorização do Governo do Estado para iniciar a regularização fundiária do São Judas e região

 

 

]]>
Prefeitura de Vargem Grande Paulista reurbaniza bairro Nova Conquista https://www.granjanews.com.br/prefeitura-de-vargem-grande-paulista-reurbaniza-bairro-nova-conquista/ Wed, 01 Jul 2020 20:15:51 +0000 https://www.granjanews.com.br/?p=40756  

Após anos à espera de melhorias, os moradores do bairro Nova Conquista estão sendo contemplados por diversas ações de infraestrutura, saneamento básico e segurança. A Prefeitura de Vargem Grande Paulista está reurbanizando o local e levando mais dignidade a centenas de famílias com a regularização fundiária deste loteamento.

“O bairro Nova Conquista ficou mais de 13 anos parado, sem receber obras de infraestrutura. O planejamento foi concretizado desde o início da gestão e, hoje, com o novo projeto de reurbanização podemos dar mais dignidade e segurança às famílias”, destacou o prefeito Josué Ramos, ao acompanhar o andamento dos serviços.

O local está recebendo obras de saneamento básico (redes de água e esgoto), galerias de águas pluviais, iluminação pública, além do programa Aqui Tem + Asfalto que irá pavimentar todas as ruas do bairro.

Outra importante ação que está em andamento pela Prefeitura é a regularização fundiária do Nova Conquista. “Vamos regularizar a situação de vários bairros, entre eles, o Nova Conquista para dar mais dignidade e qualidade de vida aos moradores, pois ao terem um endereço legalmente constituído, passam a desfrutar de todos os serviços que o município e o Estado oferecem”, afirmou o prefeito.

O tão sonhado título de propriedade do imóvel que garante mais segurança jurídica aos moradores, será viabilizado por meio de parceria com o Governo do Estado – Programa Estadual de Regularização Fundiária Urbana, o Cidade Legal, que já está com equipes in-loco.

Outros núcleos habitacionais também serão regularizados, como: Residencial Emerson, Sossego e Recanto do Universo. No total, mais de mil famílias terão seu endereço legalmente constituído sem nenhum custo.

 

]]>
Vargem Grande Paulista supera meta da vacinação contra gripe em idosos https://www.granjanews.com.br/vargem-grande-paulista-supera-meta-da-vacinacao-contra-gripe-em-idosos/ Wed, 01 Jul 2020 19:58:24 +0000 https://www.granjanews.com.br/?p=40749  

 

Os idosos de Vargem Grande Paulista estão bem protegidos contra a gripe (H1N1). Este ano, a Campanha de Vacinação superou as expectativas e conseguiu uma cobertura de 170% da população idosa do município.

A alta cobertura foi resultado da vacinação a domicílio. “Este ano inovamos e vacinamos nossos idosos em suas casas, assim eles não tiveram que enfrentar possíveis filas e  se expor ao coronavírus. Com isso as equipes de saúde percorreram todos os bairros para vacinar com segurança e conforto este grupo de risco”, comentou o prefeito Josué Ramos.

Segundo levantamento feito pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica, outros públicos alvos da Campanha também tiveram uma boa cobertura, mas ainda devem ser reforçadas como: gestantes 63,07%, crianças 61,28%, puérperas 72,04% e pessoas com idade entre 55 e 59 anos 56,34%.

 

Campanha prorrogada

A Campanha de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada pelo Governo do Estado até o dia 24 de julho, agora para pessoas de todas as faixas etárias.  A vacina será aplicada enquanto houver doses disponíveis, portanto não deixe para a última hora, procure a UBS mais próxima e se proteja.

Lembrando que a vacina é segura, eficaz e protege contra as complicações da gripe, como pneumonias.

 

]]>
1° COPA VGP Solidária arrecada mais de 1,5 tonelada de alimentos https://www.granjanews.com.br/1-copa-vgp-solidaria-arrecada-mais-de-15-tonelada-de-alimentos/ Wed, 01 Jul 2020 03:38:23 +0000 https://www.granjanews.com.br/?p=40720  

A fim de ajudar as famílias em vulnerabilidade social durante a pandemia e também movimentar os esportistas de Vargem Grande Paulista, o Departamento de Esporte promoveu a I Copa Solidária VGP, em que os times de futebol da cidade arrecadaram mais de 1,5 tonelada de alimentos não perecíveis.

Mais de 20 times abraçaram a iniciativa e participaram da Copa. A proposta foi arrecadar alimentos para o Fundo Social de Solidariedade Municipal e cada quilo valia um gol. A equipe do São Judas foi a campeã, com 170 quilos de alimentos arrecadados em três semanas.

“Cada time ficou responsável em mobilizar seus jogadores para coletar os alimentos e foi um sucesso com a adesão de todos. Como ainda estamos de quarentena, esta ação conseguiu mobilizar nossos atletas envolvendo esporte e solidariedade”, destacou o coordenador de esportes, Aquiles Santana.

Os alimentos foram entregues nesta semana à presidente do Fundo Social de Solidariedade e secretária de Assistência Social, Soeli Ramos. “Agradeço e parabenizo a equipe do esporte pela linda iniciativa que tiveram. Esses alimentos chegam em um momento muito importante, em que as famílias atendidas pelos programas sociais estão passando por dificuldades por conta da pandemia. Que mais pessoas se inspirem nesta ação e apóie nossos projetos”, comentou Soeli.

Todos os times receberam troféus pela participação, em especial o São Judas!

]]>
Vargem Grande Paulista avança para fase 3 do Plano SP e reabre outros comércios não essenciais https://www.granjanews.com.br/vargem-grande-paulista-avanca-para-fase-3-do-plano-sp-e-reabre-outros-comercios-nao-essenciais/ Wed, 01 Jul 2020 03:10:07 +0000 https://www.granjanews.com.br/?p=40709  

Vargem Grande Paulista entrou para a fase 3 (amarela) do plano de flexibilização do Governo do Estado de São Paulo. Nesta fase, o município autorizou a abertura de bares, restaurantes e salões de beleza, desde que mantenham as medidas preventivas impostas pela pandemia do novo coronavírus.

As novas medidas de flexibilização entraram em vigor no município no dia 29 de junho, conforme decreto Municipal no 127. “Esse avanço de fase se deve aos índices da nossa região, às medidas restritivas que estamos adotando desde o início da pandemia e ao comportamento mais consciente da nossa população. Agradeço a compreensão dos comerciantes, mas também peço que todos continuem seguindo os protocolos sanitários para que nossa região não tenha que voltar às fases anteriores”, comentou o prefeito Josué Ramos.

Segundo ele, o cumprimento de medidas preventivas continua sendo fundamental e caso ocorra um novo aumento dos casos neste período, o município poderá retornar à categoria laranja ou vermelha de flexibilização.

De acordo com o Decreto Municipal, a liberação para atendimento presencial em salões de beleza, bares, restaurantes e similares será com várias restrições, veja as principais:

 

✴Salão de beleza e barbearia:

– atendimento agendado das 10h às 16h,

– proibido clientes em sala de espera

– permitido um cliente por ambiente

✴Restaurantes, bares e similares:

– distanciamento de 1,5 m entre as mesas

– horário de funcionamento das 10h às 16h e 19h às 22h

– a la carte ou sistema self service c/ funcionário específico p/ servir os clientes

Todos os estabelecimentos acima deverão cumprir protocolo sanitário:

– distanciamento de 1,5m entre as pessoas

– uso obrigatório de máscaras de proteção facial

– utilização e disponibilização de álcool em gel 70%

– 20%  da lotação máxima.

]]>
CDHU libera 100 unidades habitacionais para Vargem Grande Paulista https://www.granjanews.com.br/cdhu-libera-100-unidades-habitacionais-para-vargem-grande-paulista/ Tue, 30 Jun 2020 03:50:15 +0000 https://www.granjanews.com.br/?p=40726  

 

Vargem Grande Paulista vai ampliar a oferta de moradia popular. O prefeito, Josué Ramos, assinou na tarde de hoje (29/6) convênio com a CDHA (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano) para a construção de 100 unidades habitacionais no município.

“Este é um projeto muito esperado por nossa cidade, que há mais de 36 anos não era contemplada na área habitacional. Este projeto é o sonho de muitas pessoas em ter a casa própria e chega num momento importante, em que as famílias mais necessitadas estão preocupadas em manter seus lares nesta pandemia”, disse Josué, acompanhado do secretário de Obras Áureo e dos vereadores Mauro e Djalma.

A assinatura do convênio contou com a participação do Secretário Estadual de Habitação, Flavio Amary, e do diretor técnico da CDHU, Aguinaldo Quintana. “Identificamos algumas cidades que nunca tiveram atendimento habitacional e estamos dando sequência aos projetos nesses locais, especialmente neste momento difícil”, comentou o secretário Amary.

De acordo com o prefeito, a conquista das unidades habitacionais é uma parceria entre  Secretaria Estadual de Habitação, CDHU e Prefeitura que irá disponibilizar a área para construção das casas populares. O local ainda está sendo definido pelos técnicos da Prefeitura.

 

]]>
Fundação Rotary Clube de Vargem Grande Paulista-Conecta https://www.granjanews.com.br/fundacao-rotary-clube-de-vargem-grande-paulista-conecta/ Sat, 27 Jun 2020 11:07:12 +0000 https://www.granjanews.com.br/?p=40654 É com muita alegria e honra que fundamos em 23 dias o Rotary Clube de Vargem Grande Paulista-Conecta em plena pandemia.

Consegui unir vários profissionais, líderes em suas profissões em reuniões virtuais de aprendizado e instalação do Rotary Club.

O Distrito 4563, Governadora Maria Lucia Strazzeri, nomeou a sempre Governadora Ligéia Stivanin do ano 2011-12/2015-16, como representante distrital para fundação do Vargem Grande Paulista e o Rotary International, nos documentos oficiais de Admissão do Rotary Club ao Rotary International a designou Conselheira para trazer todo o conteúdo rotário mandatório para instalação e fundação deste clube na cidade através destas reuniões virtuais.

A fundação de um Rotary Club na cidade traz inúmeros benefícios, pois um Rotary Club é formado por Pessoas em Ação que procuram solucionar problemas e encontrar soluções para o BEM da humanidade.

Estaremos conectando o mundo através dos Projetos Globais da Fundação Rotária e do Programa de Intercâmbio de Jovens.

E, com certeza “ o Rotary abrirá muitas Oportunidades “para todos no próximo ano rotário.

Como rotarianos seguiremos o lema: “Dar de si antes de pensar em Si”, levando o nome de Vargem Grande Paulista para o mundo!
O Rotary Conecta o Mundo através do Rotary Club de Vargem Grande Paulista-Conecta.

Por Ângela Serrano
Presidente 2020-21
Rotary Club de Vargem Grande Paulista-Conecta
Distrito 4563
Rotary International

]]>
Prefeitura de Vargem Grande Paulista cria programa Medicamento em Casa https://www.granjanews.com.br/prefeitura-de-vargem-grande-paulista-cria-programa-medicamento-em-casa/ Thu, 04 Jun 2020 21:30:10 +0000 https://www.granjanews.com.br/?p=40379  

A fim de oferecer um atendimento personalizado e mais ágil aos pacientes acamados ou com doenças crônicas, a Prefeitura de Vargem Grande Paulista criou o programa Medicamento em Casa. Mais de 60 pacientes já estão sendo beneficiados e recebendo seus medicamentos no conforto do seu lar.

 

“A entrega do medicamento em casa está sendo muito bem recebida pela população, principalmente pelo nosso público alvo que são os pacientes acamados, crônicos e que são acompanhados no nosso Serviço de Atendimento Domiciliar. É uma vitória muito grande para o município o atendimento domiciliar e não veio para ficar alguns meses, mas sim ser um serviço continuo beneficiando toda essas pessoas que tanto precisam”, destacou o secretário municipal de Saúde, dr. João de Deus

 

Os medicamentos são separados na data certa por farmacêuticos e entregue aos pacientes. Tudo é muito controlado e monitorado pelas equipes da Secretaria de Saúde. Para participar, é preciso procurar a Unidade de Saúde mais próxima, onde o paciente deverá fazer um cadastro e ser atendido pelo médica do programa Saúde da Família.

 

]]>
Prefeitura aproveita pandemia para reformar Escolas Municipais de Vargem Grande Paulista https://www.granjanews.com.br/prefeitura-aproveita-pandemia-para-reformar-escolas-municipais-de-vargem-grande-paulista/ Thu, 04 Jun 2020 21:23:13 +0000 https://www.granjanews.com.br/?p=40376  

Com o recesso das aulas por causa da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Vargem Grande Paulista está aproveitando para reformar as escolas municipais.

As melhorias estão sendo coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação. As unidades de ensino estão recebendo nova pintura, serviços de manutenção de elétrica e hidráulica, troca de vidros, reforma de telhados, entre muitas outras benfeitorias.

“Desde o ano passado demos início ao maior programa de reforma e manutenção das escolas municipais, o Aqui Tem + Educação, em que estamos reformando e melhorando a infraestrutura das nossas escolas. Com a pandemia e os alunos afastados das unidades, estamos aproveitando a oportunidade para agilizar as obras em algumas escolas”, comentou o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Turismo Danilo Ramos.

Segundo ele, além dos serviços básicos de manutenção, a Secretaria também está instalando cobertura em quadras poliesportivas; novas grades e muros de proteção; reformando banheiros, cozinhas e etc; além da construção de novos espaços e salas.

Entre as escolas que já estão sendo contempladas, está a E.M. Francisca do Prado, no bairro Jardim Helena Maria. Além da reforma do prédio da unidade, a quadra poliesportiva está sendo toda revitalizada. Ao lado da quadra também será construída uma nova área de lazer.

 

]]>
Mais de 1,5 mil famílias de Vargem Grande Paulista recebem cestas do projeto Alimento Solidário https://www.granjanews.com.br/mais-de-15-mil-familias-de-vargem-grande-paulista-recebem-cestas-do-projeto-alimento-solidario/ Thu, 04 Jun 2020 00:25:03 +0000 https://www.granjanews.com.br/?p=40360  

 

Vargem Grande Paulista recebeu no mês de maio, 1.565 cestas do projeto “Alimento Solidário”, que foram distribuídas às famílias em extrema vulnerabilidade social e já cadastradas no CadÚnico (cadastro federal oficial para inclusão em programas de assistência social e transferências de renda).

O programa faz parte de mais uma ação de reforço proteico às famílias mais necessitadas neste momento de pandemia da covid-19. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social com apoio de empresas privadas. As cestas alimentação vão beneficiar as famílias em situação de extrema pobreza, com renda mensal per capta de até R$89,00 por mês, inscritas no CadÚnico.

“Esse projeto veio ao encontro do atual momento, em que muitas famílias estão sem recursos e precisando deste apoio. Durante a entrega das cestas percebemos o quanto essas famílias ficaram felizes e satisfeitas com os alimentos recebidos”, comentou a secretária de Assistência Social, Soeli Ramos.

As famílias contempladas pelo programa “Alimento Solidário” receberam a cesta em casas, garantindo mais segurança na entrega e mantendo as medidas de isolamento social imposta pela pandemia do novo cononavírus.

A cesta de alimento foi elaborada em parceria com a nutricionista chefe do Hospital Israelita Albert Einstein, e contém 7 fontes de proteínas diferentes (feijão, leite em pó, sardinha, linguiça e ervilha), além de outros produtos para a alimentação de uma família com 4 pessoas por um mês.

 

]]>