Vargem Grande Paulista – Granja News https://www.granjanews.com.br O Jornal da Granja Viana e Região Fri, 15 Oct 2021 01:48:58 +0000 pt-BR hourly 1 Capitão Evandro participa de reunião sobre a 4ª Cia da PM de Vargem Grande Paulista https://www.granjanews.com.br/capitao-evandro-participa-de-reuniao-sobre-a-4a-cia-da-pm-de-vargem-grande-paulista/ Fri, 15 Oct 2021 01:43:55 +0000 https://www.granjanews.com.br/?p=48475
Semana passada , o Vice Prefeito de Vargem Grande Paulista, Capitão Evandro,  participou  de uma reunião muito produtiva com o Comandante do 33º BPM/M, Tenente Coronel Belluzzo, estando presente também o Coordenador Operacional, Major Ceoloni.
A reunião foi para o alinhamento da recepção da sede da 4ª Cia da PM em nosso município, pedido este feito pelo Capitão Evandro e iniciado em Maio desse ano. O pedido e o projeto se encontram no escalão superior para análise e deliberação, e em breve teremos uma excelente notícia para a segurança de Vargem Grande Paulista.
Na oportunidade o vice prefeito reiterou o compromisso de manter e incentivar os esforços visando a contínua parceira nas ações com a polícia e estratégias no combate à criminalidade em conjunto com os órgãos de segurança municipal (GCM, Agentes de Trânsito e Defesa Civil).
Com foco, força, honra e fé… Capitão Evandro fez a gestão para a celebração dos convênios com o Estado, sendo eles o de Trânsito, Atividade Delegada e a recepção de uma estação do Corpo de Bombeiros na nossa cidade, sendo que esses processos também se encontram protocolizados junto a seção pertinente para a efetivação. Os convênios de Trânsito e Atividade Delegada são do município para com a polícia militar do estado direcionado ao efetivo dos policiais militares que atuam diuturnamente na cidade de Vargem Grande Paulista.
Finalizando, Capitão Evandro, agradeceu o Comandante do batalhão, na pessoa de quem cumprimenta todos os policiais militares que todos os dias colocam em risco a vida para nos defender.
]]>
Capitão Evandro se reuni com o Gerneral Campos , e falam sobre a segurança de Vargem Grande Paulista https://www.granjanews.com.br/capitao-evandro-se-reuni-com-o-gerneral-campos-e-falam-sobre-a-seguranca-de-vargem-grande-paulista/ Thu, 14 Oct 2021 22:50:12 +0000 https://www.granjanews.com.br/?p=48444
O vice prefeito de Vargem Grande Paulista Capitão Evandro esteve em agenda com o Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, o Ilustríssimo General João Camilo Pires de Campos nesta semana.
No encontro, foi  apresentado todas as demandas referentes a Segurança municipal de Vargem Grande Paulista , bem como os projetos que se encontram em trâmite, dentre os quais a recepção da sede de uma companhia da Polícia Militar, celebração dos convênios de Trânsito, Atividade Delegada, monitoramento e o corpo de bombeiros…
Capitão Evandro agradeceu o Coronel Machado, Comandante da Assessoria da PM junto à SSP e ao Chefe do setor de convênios da secretaria de segurança estadual, Major Fábio Miloco, pela recepção.
]]>
Secretaria de Saúde de Vargem Grande Paulista divulga novas datas e local para 2ª dose https://www.granjanews.com.br/secretaria-de-saude-de-vargem-grande-paulista-divulga-novas-datas-e-local-para-2a-dose/ Fri, 01 Oct 2021 12:30:42 +0000 https://www.granjanews.com.br/?p=48163 Foto: Divulgação

Os moradores de Vargem Grande Paulista que vão receber a 2ª dose da vacina contra a Covid-19 no mês de outubro devem ficar atentos com a mudança de data e local. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação foi transferida para o Pólo do Centro de Convivência do Idoso (CCI) e os dias também foram alterados para dar mais agilidade.

“Remanejamos a segunda dose para o Pólo fixo do CCI com o objetivo de liberar as outras Unidades de Saúde para vacinação dos adolescentes. Essa medida foi adotada em setembro e a vacinação aconteceu com muita organização e tranquilidade”, destacou o secretário de Saúde, Caio Dolfini.

Confira abaixo o novo cronograma:

]]>
Prefeitura de Vargem Grande Paulista e Sebrae abrem inscrição para curso de empreendedorismo https://www.granjanews.com.br/prefeitura-de-vargem-grande-paulista-e-sebrae-abrem-inscricao-para-curso-de-empreendedorismo/ Fri, 01 Oct 2021 12:28:03 +0000 https://www.granjanews.com.br/?p=48160 Foto: Divulgação

A Secretaria de Indústria, Comércio e Emprego de Vargem Grande Paulista e o Sebrae Aqui-VGP estão com inscrições abertas para o curso gratuito “Pronto Para Crescer”, destinado aos Microempreendedores Individuai (MEI) da cidade.

As aulas serão presenciais e realizadas entre os dias 18 e 22 de outubro, das 9h às 13h, no pólo da Univesp. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo telefone 11 4158-7696.

O Curso Pronto Para Crescer é uma trilha de aprendizagem indicada para quem já é um e está em busca de capacitação para expandir seu negócio desenvolvendo suas habilidades de gestão empresarial.

A trilha é composta por 5 cursos diferentes que tratam sobre as principais áreas de gestão que um empreendedor ou empreendedora (MEI) deve conhecer para crescer e expandir seu negócio.
Os 5 cursos contemplam: legislação, planejamento, indicadores de Gestão, Inovação e informações sobre crédito.

]]> Prefeitura de Vargem Grande Paulista entrega uniforme escolar https://www.granjanews.com.br/prefeitura-de-vargem-grande-paulista-entrega-uniforme-escolar/ Fri, 01 Oct 2021 00:53:29 +0000 https://www.granjanews.com.br/?p=48145 Foto: Divulgação

Os alunos da rede municipal de ensino de Vargem Grande Paulista que retornaram às aulas presenciais tiveram uma boa notícia. A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo entregou o kit completo de uniforme escolar.

O kit é composto de calça, shorts, camiseta, blusão, meia e tênis. E os primeiros alunos contemplados foram os que optaram pelo ensino presencial. “Este é um projeto que desde o início do nosso primeiro mandato foi priorizado e, hoje, os pais e alunos podem contar com o uniforme escolar. Um benefício que contribui muito para a qualidade do ensino e no orçamento familiar”, disse o prefeito Josué Ramos.

Os primeiros alunos contemplados foram aqueles que optaram pelo ensino presencial. Segundo o secretário de Educação, Danilo Ramos, mais de 5 mil alunos receberão o kit. “Atualmente temos o retorno presencial de 100% da Etapa I ao 5º ano do Ensino Fundamental, porém em revezamento, ou seja, 50% numa semana e 50% na outra. Já a alunos da Creche ampliamos o atendimento para 50%, mas sem revezamento”, explicou.

Durante a entrega de uniforme escolar, o Secretário também falou sobre o investimento que está sendo feito na reforma e ampliação das unidades de ensino. “Das 25 escolas municipais, já reformamos 18 e até o final deste ano devemos concluir mais 4 delas. Este é o maior programa de recuperação das nossas escolas, para garantir um espaço confortável e com toda infraestrutura que profissionais da educação e alunos merece”, afirmou Danilo.

]]> Bolsa Trabalho garante oportunidade emprego e qualificação para vargem-grandenses https://www.granjanews.com.br/bolsa-trabalho-garante-oportunidade-emprego-e-qualificacao-para-vargem-grandenses/ Fri, 01 Oct 2021 00:41:42 +0000 https://www.granjanews.com.br/?p=48135 Fotos: Divulgação

A cidade de Vargem Grande Paulista foi contemplada com vagas do programa estadual Bolsa Trabalho, que oferece atividade com bolsa auxilio e curso de qualificação profissional. Mais de 30 vargem-grandenses foram selecionados e já iniciaram suas atividades nos prédios públicos do município.

A assinatura do Termo de Adesão ao programa aconteceu na Secretaria de Assistência Social, que irá acompanhar os bolsistas. “Esta é mais uma oportunidade de geração de emprego e renda num momento tão importante para a retomada da economia. Os munícipes selecionados ficaram muito felizes pela chance de serem inseridos novamente no mercado de trabalho”, disse a secretária de Assistência Social, Soeli Ramos.

O objetivo do Bolsa Trabalho é oferecer ocupação, renda e qualificação para a população desempregada. Para isso, os participantes prestam serviços em órgãos públicos municipais e estaduais e recebem uma bolsa auxilio de R$ 535 por mês, durante 5 meses.

Os bolsistas também participam de cursos profissionalizantes oferecidos pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), com duração de 80 horas, em várias áreas.

]]>
Fundo Social de Solidariedade de Vargem Grande Paulista monta Lojinha Solidária https://www.granjanews.com.br/fundo-social-de-solidariedade-de-vargem-grande-paulista-monta-lojinha-solidaria/ Fri, 01 Oct 2021 00:32:30 +0000 https://www.granjanews.com.br/?p=48129 Fotos: Divulgação

A fim de arrecadar recursos para a manutenção dos projetos sociais, o Fundo Social de Solidariedade de Vargem Grande Paulista organizou uma Lojinha Solidária. O espaço foi aberto ao público entre os dias 23 e 24 de setembro, na Secretaria de Assistência Social.

“Nossa equipe confeccionou peças lindas customizadas, com tecidos que recebemos de doações. Nosso objetivo é abrir periodicamente a Lojinha Solidária para a venda desses itens e, assim, destinar a renda para manter e ampliar nossos projetos”, destacou a presidente do Fundo Social e secretária de Assistência Social, Soeli Ramos.

Quem passou pela Lojinha encontrou vários produtos lindos e criativos como: bolsas, jogos americanos, nécessaire, tapetes, avental, porta máscara, porta ferramenta, etc.

Tudo confeccionado pelas profissionais de corte, costura, moda e customização.

]]>
Escola Municipal de Música de Vargem Grande Paulista retorna com aulas presenciais e em sede própria https://www.granjanews.com.br/escola-municipal-de-musica-de-vargem-grande-paulista-retorna-com-aulas-presenciais-e-em-sede-propria/ Fri, 01 Oct 2021 00:19:08 +0000 https://www.granjanews.com.br/?p=48120 Fotos: Divulgação

O retorno gradativo das atividades presenciais tem marcado uma nova etapa nos cursos oferecidos pela Prefeitura de Vargem Grande Paulista em áreas como cultura, esporte e educação. Na última semana foi a vez dos alunos da Escola Municipal de Música retornarem às aulas presenciais e, agora, em novo local.

A Escola de Música do Centro da cidade foi transferida para um prédio próprio da Prefeitura, no bairro São Judas. “Essa mudança de local foi muito positiva, pois além de garantirmos mais economia aos cofres públicos, também conseguimos garantir toda a infraestrutura necessária aos professores e alunos”, explicou o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Turismo Danilo Ramos.

Além da unidade do São Judas, o governo municipal também oferece aulas gratuitas no pólo do Parque do Agreste de: bateria, clarinete, flauta transversal, saxofone, teclado, violão, baixo, guitarra, trompete, trombone e tuba.

“Mesmo na pandemia as aulas não foram interrompidas, contamos com o empenho de toda equipe com aulas on-line. Por isso, neste momento de retomada ficamos muito felizes ver as salas de aulas novamente com professores e alunos”, destacou Danilo.

]]>
Projeto Grãos de Ajuda: “Aliviar o sofrimento e a fome de grão em grão” https://www.granjanews.com.br/projeto-graos-de-ajuda-aliviar-o-sofrimento-e-a-fome-de-grao-em-grao/ Mon, 27 Sep 2021 11:33:40 +0000 https://www.granjanews.com.br/?p=48049 A iniciativa de um grupo de amigos alimenta, aproximadamente, 220 pessoas da região de Cotia e arredores por mês e pode fazer ainda mais com apoio de todos

Por Victoria Catrony

Fotos: Reprodução

O Grãos de Ajuda é uma ação social de apoio a famílias carentes das regiões de Cotia, Jandira, Itapevi e Barueri, que começou em abril deste ano. Uma vez ao mês, as fundadoras do projeto levam cestas básicas bastante recheadas e de qualidade para pessoas que precisam de algum tipo de auxílio para garantir o sustento de seus parentes. Elas juntam fundos de doação, cotam as melhores taxas de fornecimento e se dividem para ir pessoalmente ao local para entregar.

Luciana Otatti, uma das idealizadoras do projeto Grãos de Ajuda, brinca que a ideia surgiu de uma noite mal dormida. Ela e a família já realizavam ações sociais de forma particular, mas acreditavam que podiam fazer ainda mais. Reunindo-se com alguns amigos e parentes, e pedindo contribuição para os conhecidos, passaram a levantar fundos e garantir com que, aproximadamente, 70 famílias carentes tenham alimento à mesa durante o mês e consigam dedicar-se à encontrar empregos e melhorar a qualidade de vida.

“Onde nós moramos estamos cercados de comunidades e acho que é uma obrigação social dar algum apoio para os moradores. Vimos que muitas pessoas ao nosso redor perderam empregos e passam por necessidades, então tivemos de olhar para o humano que acompanhamos e ajudá-lo”, explica Luciana, que comanda a iniciativa junto de outras duas amigas.

As três, após tomarem a coragem de tirar a ideia do papel, entraram em contato com líderes locais e montaram uma ficha para selecionar os beneficiários. Elas levaram em consideração a vontade de garantir o sustento continuado, e não entregar apenas uma cesta básica  e nunca mais retornar. Com isso, optaram por limitar o número de pessoas para que pudessem atingir o objetivo.

Os critérios para a escolha se valem da condição da família e de seus dirigentes. A escala é encabeçada por aqueles que se encontram impossibilitados de trabalhar por questões de saúde, logo depois, mães solo e assim por diante. Luciana conta, emocionada, que a honestidade é predominante, uma vez que ao saírem de uma condição totalmente miserável, os beneficiários costumam notificar e indicar outros que precisem mais que eles, de modo que outras comunidades possam ser auxiliadas pelo Grãos de Ajuda e surja uma rede de apoio.

“Estamos reparando que a doação consegue auxiliá-los a melhorarem de vida. Um chefe de família conseguiu comprar um óculos e corrigir o grau, outra mãe economizou no alimento e pagou um curso técnico para o filho conseguir um diploma e conquistar uma melhor oportunidade de emprego. É muito lindo ver que eles estão alcançando tudo isso com um gesto tão simples”, comemora Luciana, que arca com os custos de forma pessoal para a entrega das cestas, e também se desloca uma vez ao mês para apoiar membros de uma comunidade de Pirapora do Bom Jesus.

Para ajudar a iniciativa, que presta contas ao doadores todo mês por meio da aba destaques “Números” do Instagram, é possível doar o valor em dinheiro, por meio do link disponível abaixo, também por meio de doação de alimentos não perecíveis ou cestas básicas em mãos com a Luciana, marcando pelas mensagens do aplicativo, e, por fim, é possível entrar em contato com o grupo e fazer parte da equipe.

Luciana finaliza com um apelo para aqueles que possam vir a apoiá-los: “Essa experiência que eu estou tendo de ver a miséria, a falta de oportunidade e de alimento com meus próprios olhos e chegar lá, dar um carinho e uma ajuda, não tem preço. Tirar da miséria levando alimento e amor, é um ato de coragem e é muito fácil. O que do lado de lá é um esforço imenso, no de cá é muito pouco. Venham arregaçar a manga comigo e sentir isso tudo!”.

 

Projeto Grãos de Ajuda

 

https://www.canva.com/design/DAEeMdG69vk/Ik3h6idDvgSw78Z6lBoj9g/view?utm_content=DAEeMdG69vk&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=viewer#1 

 

https://www.instagram.com/projetograosdeajuda/

 

Contato Luciana: (11) 9 8283-9544

]]>
Lei Aldir Blanc: Vargem Grande Paulista abre pré-cadastro para artistas e espaços culturais solicitarem recursos https://www.granjanews.com.br/lei-aldir-blanc-vargem-grande-paulista-abre-pre-cadastro-para-artistas-e-espacos-culturais-solicitarem-recursos/ Wed, 22 Sep 2021 01:34:16 +0000 https://www.granjanews.com.br/?p=47873 Foto: Divulgação

O município de Vargem Grande Paulista foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, que liberou R$ 350 mil para promover a cultura e subsidiar a classe artística local. Para que profissionais da área tenham acesso ao recurso, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo abriu pré-cadastro no site da Prefeitura, até o dia 30 de setembro.

A iniciativa visa apoiar profissionais da área impactados com a pandemia do novo coronavírus, que tiveram suas atividades interrompidas pelas regras de isolamento social, como trabalhadores dos segmentos artísticos e culturais e espaços culturais.

De acordo com a Lei Aldir Blanc (n°14070), podem se cadastrar artistas, atores, dançarinos, contadores de história, produtores culturais, curadores culturais, técnicos culturais, oficineiros, professores de escola de artes e profissionais ligados à cultura e a arte. Também poderão ser cadastrar espaços culturais, entre eles: Empresas, Organizações da Sociedade Civil, Coletivos, Cooperativas, Instituições Culturais com ou sem fins lucrativos, além de Organizações Culturais Comunitárias.

“Além de ser a maior coleta de dados sobre a cultura vargem-grandense da história, o cadastro também será uma das exigências para acesso ao benefício da Lei Emergencial Aldir Blanc, sancionada pelo Governo Federal”, disse Danilo Ramos, secretário de Educação, Cultura, Esporte e Turismo.

Benefício

O benefício será direcionado aos artistas e espaços exclusivamente do município, mediante aos critérios e diretrizes do Governo Federal. De acordo com o Decreto n° 10464, que regulamenta a Lei Aldir Blanc, para ter direito ao benefício o profissional do setor artístico terá que comprovar alguns requisitos, entre eles:

o   atuação na área nos últimos 24 meses

o   não poderá ter emprego formal

o   não ser titular de benefício previdenciário ou assistencial

o   não estar recebendo seguro-desemprego ou renda de programa de transferência de renda federal, exceto Bolsa Família

o   comprovar renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até 3 salários mínimos

o   não ter recebido no ano de 2018, rendimentos tributáveis acima de R$28.559,70.

Lei Aldir Blanc

A lei foi aprovada em junho pelo Congresso Nacional, mas aguardava regulamentação. Ela ficou conhecida como Lei Aldir Blanc, em homenagem ao compositor e escritor que morreu em maio.

]]>