Home / São Roque / Vereador Cabo Jean relata supostas irregularidades dentro da UTI COVID em São Roque

Vereador Cabo Jean relata supostas irregularidades dentro da UTI COVID em São Roque

Durante seu pronunciamento na Sessão da Câmara na última segunda-feira, dia 22, o vereador Cabo Jean relatou ter recebido informações sobre supostas irregularidades que podem estar burlando o sistema de vagas do CROSS (Centro de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) para o atendimento de pacientes nas vagas de UTI COVID-19 no município.
“Se isso realmente estiver acontecendo, é uma situação muito grave, e faço questão de ressaltar que o CROSS é um órgão regulador de vagas para casos de saúde através do SUS nas áreas hospitalar e ambulatorial dentro do Estado de São Paulo, e que possui protocolos instituídos para o seu funcionamento e para o encaminhamento de pacientes para internações, tratamentos e cirurgias. Em hipótese alguma devem ser permitidas interferências externas, ficando todas as decisões submetidas a critérios totalmente técnicos”, disse indignado.
O vereador explica que apesar dos leitos de UTI estarem disponíveis em São Roque, não significam que serão exclusivos para munícipes de São Roque, ou de nossa microrregião que é composta também pelos municípios de Mairinque, Alumínio e Araçariguama.
Assim, uma vaga disponível por exemplo em Sorocaba pode ser ocupada por um paciente de São Roque e vice-versa, a prioridade são para os casos de maior gravidade. “É isso o que me despertava estranheza há algum tempo, o fato de estarmos recebendo em São Roque muitos pacientes de municípios mais distantes e agora, após saber de informações e denúncias de que alguns pacientes inseridos no CROSS acabaram sendo favorecidos por interferências externas, e não somente pelos critérios técnicos, levarei adiante essas informações para serem apuradas, apresentando-as ao Ministério Público”, relata Cabo Jean.

Outro fator preocupante e narrado pelo parlamentar em seu pronunciamento é a possível troca de equipamentos da UTI COVID-19, pois como foi membro do Comitê Covid no ano passado, sabe que o contrato de aluguel não era apenas dos equipamentos, mas que também incluía assistência técnica e insumos para o funcionamento, e a possível troca dos equipamentos com a justificativa de redução de custos não o convence.

“Será que este é o momento para essa mudança, já que estamos vivendo o pior momento da Pandemia? Como seria feita a troca desses equipamentos considerando que todos os leitos estão ocupados por pacientes entubados? Os relatos dentro da Santa Casa é que se tratam de equipamentos “Xing Ling”, ou seja, equipamentos de qualidade duvidosa e que as equipes de intensivistas desconhecem como eles funcionam. É um momento extremamente delicado, estamos vivendo o desabastecimento de insumos médicos e minha dúvida é se essa mudança realmente garantirá alguma melhoria nos serviços e aos pacientes?”, finaliza o vereado Cabo Jean.

Foto: Divulgação

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Após denúncia do Vereador Cabo Jean, Comando da GCM descobre que Guardas Municipais estão com o porte de arma de fogo vencido

O Ministério Público e a Polícia Federal receberam denúncias, através de Ofícios, encaminhados pelo Vereador …

Skip to content