Home / Cotia / Vice-prefeito de Cotia e candidato à prefeitura critica a atual gestão em evento da OAB
Moisés Cabrera

Vice-prefeito de Cotia e candidato à prefeitura critica a atual gestão em evento da OAB

Texto e fotos por Victor de Andrade Lopes

O vice-prefeito de Cotia e candidato a prefeito Moisés Cabrera (PCdoB) e seu candidato a vice Sidnei Martins (mesmo partido) estiveram na noite da última segunda-feira (19/9) na sede da OAB em Cotia para apresentarem suas propostas de governo e responderem a perguntas dos presentes. O evento foi organizado pela subseção de Cotia e Vargem Grande Paulista da entidade e é o primeiro de uma série de encontros denominados “Eleições Limpas 2016” que a entidade promoverá com os candidatos à prefeitura do município (veja programação ao final da matéria). O candidato não está em nenhuma coligação.

Tuca Miramontes
Tuca Miramontes

Primeiramente, o presidente Tuca Miramontes explicou que o candidato tem 30 minutos para expor suas propostas, e depois pode abrir para perguntas, desde que elas não denigram a imagem de outros candidatos.

Iniciando a explanação, o candidato a vice Sidnei Martins fez uma breve apresentação pessoal e devolveu a palavra para Moisés, que disse que Cotia avançou em muitos aspectos, mas não se desenvolveu. “Temos muitos loteamentos chegando, mas eles não deixam nada para a cidade, nenhuma contrapartida”, criticou Moisés. “Em Caucaia, nós seguramos os condomínios por muito tempo, mas depois da era Rogério Franco na Câmara de Cotia, os loteamentos vieram aos montes, trazendo esse caos para Caucaia”, disse, referindo-se ao candidato apoiado pelo prefeito Carlão Camargo.

Moisés falou de suas propostas para diversas áreas do município. Para a saúde, ele pretende construir um pronto-socorro infantil. “Hoje, a criança é atendida com os adultos, onde fica exposta a pessoas feridas e mortes. Também queremos melhorar o atendimento da cidade. Eu já fui secretário da saúde por três meses e o atendimento é muito ruim. Eu venho da área do comércio, sei a importância de um bom atendimento”. O candidato lembrou que, quando secretário, aumentou o salário deles em 100%.

Perguntado sobre os recentes problemas da saúde do município que foram motivo de reportagem em grandes emissoras de televisão, o candidato foi claro ao dizer que romperá com o Instituto Aqua, por não considerá-lo “sério”. Além do pronto socorro infantil, afirma querer criar uma casa de recuperação de dependentes.

Moisés Cabrera
Moisés Cabrera

A saúde animal não passou despercebida pelos seus planos: já ao final de sua fala, ele informou a intenção de criar uma clínica veterinária municipal em Cotia. Para isso, pretende investir em parcerias com alguma instituição já operante na cidade, para não ter de tirar dinheiro de outras áreas.

Na área da educação, o candidato diz querer implementar o ensino de língua inglesa nas escolas. Além disso, ele quer trazer o projeto Recriança, de modo que a criança faça atividades extracurriculares em igrejas, sociedades de bairro e outras entidades capacitadas. “Minha avó dizia que mente vazia é oficina do diabo, então temos que dar ocupação para os jovens”, comentou o vice-prefeito. Num outro momento da apresentação, criticou o desempenho de Cotia no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica): “Todas as cidades da região alcançaram a meta, só Cotia que não”.

Sidnei Martins e Moisés Cabrera
Sidnei Martins e Moisés Cabrera

Seus planos para a segurança pública envolvem usar a tecnologia a favor do combate ao crime e uma maior integração das polícias. Além disso, defende que a pasta seja responsável pelo setor de iluminação pública do município.

Quanto ao trânsito e os transportes da cidade, Moisés criticou a atuação da Danúbio Azul em Cotia. “Ela manda na cidade há mais de 50 anos”, lamentou o candidato. “Lá no CONISUD (Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo), nós conseguimos fazer com que a EMTU respeitasse a passagem em Caucaia do Alto. Como pode um cidadão ter de pagar uma tarifa intermunicipal para ir de Caucaia para o centro de Cotia? Precisamos de concorrência aqui.”

Moisés também comentou a qualidade do asfalto da cidade que, segundo ele, é ruim. “Hoje, nós compramos massa asfáltica de uma empresa muito cara. Eu quero trazer uma usina de asfalto ecológica. Já tivemos uma usina aqui. Isso reduzirá os gastos em 50%. Lembrando que nós ainda temos mais de 100 km de estradas de terra”, diagnosticou.

Falando em CONISUD, faz parte dos planos do candidato dialogar com as prefeituras no entorno. “Carapicuíba, por exemplo, tem permitido um monte de prédios e o trânsito vai todo para Cotia”, reclamou.

O empreendedorismo foi assunto de destaque no encontro. O plano de governo do candidato contempla essa área, encabeçada por seu candidato a vide Sidnei Martins. Para Moisés, Cotia tem perdido muitas empresas. “Temos uma secretaria de indústria e comércio que só aparece para fechar e lacrar, mas não tem uma política para desenvolver a cidade.”

Sidnei Martins
Sidnei Martins

Em sua fala sobre o assunto, Sidnei disse que basta coerência e transparência para que a administração municipal possa ajudar os empreendedores. “Eu redigi a lei geral do empresário em Cotia, mas ela não tem aplicabilidade”, criticou. “Empreendedorismo gera emprego e renda. Nós temos 20 mil autônomos na cidade em situação informal, muitas vezes porque não têm apoio”, finalizou.

Finalizando a apresentação, Moisés disse que, apesar de não ser o candidato apoiado pelo prefeito Carlão Camargo, ele não pretende conspirar contra ele, como acredita ter acontecido em Brasília no recente impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff seguido da posse do vice Michel Temer. Disse ainda que observa que as pessoas nas ruas estão decepcionadas com a política e ele dá razão a elas. “Esse modelo que está aí não funciona mais e estamos num momento de uma grande mudança”.

Suas críticas aos principais adversários não vieram sem uma dose de humor. “Eu vejo os candidatos colocando carros de som nas ruas falando ‘um está cassado, o outro está cassado’. Acho que vou colocar um carro na rua dizendo ‘na dúvida, vote Moisés’ (risos)”.

Encontros de candidatos a prefeito e vice da OAB:
Local:
Avenida Professor Manoel José Pedroso, 1015 – Pq. Bahia – Cotia/SP
Próximos encontros:
Dia 22/9, às 19h: Rogério Franco e vice
Dia 23/9, às 19h: Wellington Formiga e vice
Dia 26/9, às 19h: João dos Santos e vice
Dia 27/9, às 19h: Vanessa Gravino e vice

Sidnei Martins, Moisés Cabrera e Tuca Miramontes
Sidnei Martins, Moisés Cabrera e Tuca Miramontes

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Cotia é a 1ª cidade da região a ter Núcleo de Atendimento às Pessoas Trans

Atendimento e aconselhamento especializado em saúde direcionado a este público será feito no SAE/CTA, a …

Skip to content