Home / Cotia / Welington Formiga apresenta suas propostas na OAB de Cotia
Welington Formiga

Welington Formiga apresenta suas propostas na OAB de Cotia

Texto e fotos por Victor de Andrade Lopes

Welington Formiga (esq.) e Tuca Miramontes (dir.)
Welington Formiga (esq.) e Tuca Miramontes (dir.)

O candidato a prefeito de Cotia Welington Formiga (PTB) esteve na noite da última sexta-feira (23/9) na sede da OAB em Cotia para apresentar suas propostas de governo e responder a perguntas dos presentes. O evento foi organizado pela subseção de Cotia e Vargem Grande Paulista da entidade e é o quarto de uma série de encontros denominados “Eleições Limpas 2016” que a entidade promoveu com os candidatos à prefeitura do município (clique aqui e aqui, respectivamente, para ver como foram os encontros com os candidatos Moisés Cabrera e Rogério Franco). O candidato não está em nenhuma coligação. Seu vice, Tancredo Rodrigues, não compareceu por ser da Igreja Adventista, cujos membros não trabalham entre as 18h das sextas-feiras e as 18h dos sábados.

Welington tem 29 anos, é formado em direito e tem um MBA em políticas públicas. Foi candidato a vereador da cidade por três vezes e a deputado federal uma vez. Escolheu sair para prefeito por achar que, como vereador, não poderia contribuir tanto para a cidade. Concorre à prefeitura pelo PTB, que, segundo ele mesmo, é o único partido de Cotia com mais de 30% das candidaturas a vereança pertencendo a mulheres: são 7 de um total de 20.

Na área da saúde, suas propostas não envolvem o que ele chama de “obras faraônicas” e “promessas que nunca vamos cumprir”. Ele fala em criar um sistema humanizado e com vontade de servir as pessoas. Seus projetos, mais especificamente falando, incluem a criação de um centro oftalmológico municipal. “Eu tenho um problema chamado ‘moscas volantes’; eu vejo um monte de risquinhos passando no meu olho o tempo todo. Como não tive tempo de correr para um oftalmologista, eu viverei com isso a vida toda”, contou o petebista. “O cidadão fica de seis meses a um ano para marcar uma consulta e não tem como pagar R$ 120 numa consulta e R$ 300 numa armação. Por isso, queremos criar o centro”, explicou.

Outras propostas na área incluem: equipar as unidades básicas de saúde, para que o hospital não fique lotado de pessoas com problemas simples; destacar médicos da família e da comunidade que possam atender os cotianos nas casas deles, poupando recursos; e a ampliação do Hospital de Cotia, que hoje não dispõe nem de UTI infantil, nem de banco de sangue.

Perguntado sobre o Instituto Acqua, alvo de investigações e reportagens recentes por supostas irregularidades, Formiga foi claro ao dizer que pretende romper com qualquer instituto que esteja atuando na cidade. “Eu vou trazer os melhores técnicos em saúde. Gente do hospital Albert Einstein, gente da USP, essa pessoas vão cuidar da saúde”, disse.

Welington Formiga
Welington Formiga

Para a educação, Formiga pretende ampliar o horário de atendimento das creches municipais até às 22h. “Existem hoje 5 mil crianças aguardando uma vaga na creche. Se formos pagar creche particular para cada uma delas, quebraremos. Vamos ampliar os horários para amenizar o problema enquanto criamos mais creches”, explicou o candidato. Como complemento à formação dos alunos, ele defende a criação de galpões da cultura em cada macrorregião da cidade (veja abaixo sua proposta de subdivisões do município), onde o aluno poderá aprender teatro e idiomas, por exemplo.

No que diz respeito à Raposo Tavares, sua aposta é em uma melhoria das vias no entorno dela. “Esse estudo quem fez foi a [candidata a vereadora] Carolina Rubinato, da Granja Viana”, conta Formiga. “Eu particularmente quero a faixa exclusiva de ônibus na Raposo. Alguns dirão que vai atrapalhar os carros, mas se o transporte público for bom, a pessoa deixará de usar o carro”.

Como ferrenho opositor da zona azul, Formiga prometeu acabar com ela se for eleito. “É um assalto ao povo. Não tem tolerância e perde-se o direito de ir e vir. Nós entramos no Ministério Público e conseguimos algumas vagas para idosos e pessoas com necessidades especiais”, disse.

Outra de suas bandeiras para o transporte é a redução da passagem. “Eu não sou contra a Danúbio Azul, mas se eles quiserem ficar aqui, vão ter que fazer como queremos. Se ela não quiser, eu ando com colete a prova de balas e seguranças, mas tiro ela daqui”, prometeu.

Outras promessas diversas incluem a criação de um centro de referência do idoso; plano de carreira para a Guarda Civil Metropolitana; criação de um albergue para moradores de rua de Cotia em parceria com empresários; e a criação de um crematório municipal. Esta última substituiu sua ideia original de criar um novo cemitério na cidade, da qual ele desistiu ao perceber que levaria décadas para obter as licenças ambientais necessárias.

Sua estratégia de governo prevê a divisão de Cotia em cinco macrorregiões: Granja Viana, Caucaia do Alto, Panorama, Morro e Atalaia, de modo a facilitar a administração da cidade. Pretende também reduzir de secretarias, garantir transparência total de contratos públicos e criar um conselho de gestão para aconselhar o executivo.

Perguntado se pretende indicar vereadores eleitos em sua chapa para cargos da prefeitura, Formiga disse que prefere que eles fiquem na Câmara. Fez também duas promessas singulares: caso eleito, compromete-se a não concorrer a reeleição e a não deixar o cargo em 2018 para disputar eleições nacionais ou estaduais.

Perguntado sobre a possibilidade de um governo limpo numa cidade impregnada de corrupção, Formiga disse acreditar que as pessoas corruptas ou fingirão ser honestas ou simplesmente irão embora. “Esses caras parecem perigosos, mas não são”, finalizou, expressando tranquilidade quanto à possibilidade de ser ameaçado.

Tuca Miramontes, presidente da OAB de Cotia e Vargem Grande Paulista
Tuca Miramontes, presidente da OAB de Cotia e Vargem Grande Paulista

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Câmara Municipal homenageia integrantes da GCM de Cotia

Moção nº 37/2021, do vereador Professor Osmar (Podemos), foi aprovada por unanimidade na 39ª Sessão …

Skip to content