Home / Cotia / 38ª sessão da Câmara de Cotia é marcada por visitas do vice-prefeito e do presidente da OAB de Cotia

38ª sessão da Câmara de Cotia é marcada por visitas do vice-prefeito e do presidente da OAB de Cotia

Texto e fotos por Victor de Andrade Lopes

vereadores reunidos na mesa diretora da câmara de cotiaA Câmara dos Vereadores de Cotia realizou na manhã da última terça-feira (27 de novembro) sua trigésima oitava sessão ordinária de 2018. Os parlamentares aprovaram quatro projetos: o de Lei Complementar 19/2018, que institui cota de 20% para mulheres em todos os níveis da Guarda Civil Metropolitana (GCM), exceto quando não houver agentes aptas para a promoção; o de Lei 50/2018, que permite que pessoas de mobilidade reduzida, idosos, gestantes e deficientes visuais possam embarcar e desembarcar do transporte público fora dos pontos; o de Lei 58/2018, que amplia para 15 anos a idade limite dos veículos que prestam serviço de transporte escolar; e o de Lei 59/2018, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito junto a Caixa Econômica Federal.

A sessão teve a visita do vice-prefeito, secretário de segurança pública e ex-vereador Almir Rodrigues (PSD) e do atual presidente da OAB de Cotia e Vargem Grande Paulista, Carlos “Tuca” Miramontes.

Vice-prefeito fala das ações da prefeitura na segurança pública
almir rodrigues discursando na tribuna da câmara de cotia
Almir Rodrigues
Ambos foram convidados a subir à tribuna para proferirem discursos. O secretário Almir falou sobre o projeto de Lei Complementar 19/2018, relembrando que “o plano de carreira da GCM foi elaborado sem a presença de uma única guarda feminina”.

Em seguida, Almir agradeceu os vereadores pelo apoio dado a todos os projetos de interesse da pasta da segurança pública que o Executivo enviou à casa de leis. “A população vê apenas a ponta do processo, mas o que está acontecendo hoje é parte de algo maior que acontece há um ano e 11 meses. Tomamos medidas duras quando alguns pediam pirotecnia”, disse Almir, referindo-se aos cortes de benefícios do funcionalismo público promovidos no início do ano.

celso itiki discursando na tribuna da câmara de cotia
Celso Itiki
Almir, que estuda a vitimologia, pediu ainda à população que se previna contra o crime e anunciou que a GCM iniciará em breve a Operação Boas Festas, para aumentar a segurança dos comerciantes e consumidores da cidade durante as compras de fim de ano.

O secretário aproveitou também para anunciar a futura instalação de três câmeras Speed Dome e dez câmeras fixas no centro da cidade, além da abertura de licitação para a aquisição de câmeras com o sistema OCR, que consegue ler placas e checar sistemas atualizados para detectar veículos com queixa de roubo ou furto. “Esqueçam torcidas, vamos torcer pela cidade. Tem gente querendo tumultuar, adiantar as eleições de 2020”, pediu, referindo-se à oposição.

professor osmar discursando na tribuna da câmara de cotia
Professor Osmar
O secretário foi muito elogiado pelos vereadores, incluindo o líder do governo, Dr. Castor (PSD), que pediu apoio dos colegas ao projeto de cotas para mulheres na GCM; Professor Osmar (PV), que enalteceu especificamente a atuação da Guarda Ambiental contra desmatamentos ilegais; e Celso Itiki (PSD), que reverberou as palavras de Almir e disse que se a GCM está recebendo investimentos agora é devido ao corte de gastos promovido pela prefeitura e aprovado pela câmara; e o presidente da casa, Paulinho Lenha (PSB), que concordou que a população só vê o resultado do processo e não o todo.

Tuca Miramontes e eleições da OAB

Tuca Miramontes, presidente da OAB de Cotia e Vargem Grande Paulista prestes a deixar o cargo após ocupá-lo por dois mandatos, agradeceu a Câmara e a Prefeitura pela parceria nos últimos seis anos e desejou sorte a Dr. Castor, que assumirá a presidência da casa de leis a partir de 2019.

tuca miramontes discursando na tribuna da câmara de cotia
Tuca Miramontes
O sucessor de Tuca na OAB será escolhido em breve; duas chapas (Chapa 1, liderada por Mariana Arteiro; e Chapa 2, liderada por Ricardo Monteiro) disputam as eleições da entidade. Lenha declarou apoio à primeira; enquanto que Dr. Castor pediu votos para a segunda, afirmando que “a advocacia chega às pessoas mais humildes e defende as causas da população de Cotia e as causas institucionais. Com uma diretoria forte, quem tem a ganhar é a classe de advogados e a população de Cotia”.

Mudanças no transporte escolar

Os vereadores comentaram também o projeto de lei 58/2018, que aumenta para 15 anos o limite de idade dos veículos que prestam o serviço de transporte escolar no município. Para Marcinho Prates (SD), o projeto é “justo” e é fruto de um pedido do secretário municipal de trânsito e transportes, Joaquim Brechó.

marcinho prates discursando na tribuna da câmara de cotia
Marcinho Prates
Já Edson Silva (PRB) lembrou que numa reunião passada, estavam sendo pedidos 12 anos, mas o prefeito Rogério Franco sugeriu aumentar para 15. “Ele tinha uma visão mais ampla da questão”, elogiou o vereador.

edson silva discursando na tribuna da câmara de cotia
Edson Silva
dr. castor discursando na tribuna da câmara de cotia
Dr. Castor

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

uma criança recebendo uma dose da vacina contra a gripe em cotia

Dia 22, vacina contra a gripe começa a ser aplicada em todo o público-alvo em Cotia

Ministério da Saúde antecipou a vacinação para gestantes e crianças que começaram a receber a …