Texto e fotos por Victor de Andrade Lopes
A Câmara dos Vereadores de Cotia realizou na manhã da última terça-feira (27 de novembro) sua trigésima oitava sessão ordinária de 2018. Os parlamentares aprovaram quatro projetos: o de Lei Complementar 19/2018, que institui cota de 20% para mulheres em todos os níveis da Guarda Civil Metropolitana (GCM), exceto quando não houver agentes aptas para a promoção; o de Lei 50/2018, que permite que pessoas de mobilidade reduzida, idosos, gestantes e deficientes visuais possam embarcar e desembarcar do transporte público fora dos pontos; o de Lei 58/2018, que amplia para 15 anos a idade limite dos veículos que prestam serviço de transporte escolar; e o de Lei 59/2018, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito junto a Caixa Econômica Federal.
A sessão teve a visita do vice-prefeito, secretário de segurança pública e ex-vereador Almir Rodrigues (PSD) e do atual presidente da OAB de Cotia e Vargem Grande Paulista, Carlos “Tuca” Miramontes.
Vice-prefeito fala das ações da prefeitura na segurança pública

Em seguida, Almir agradeceu os vereadores pelo apoio dado a todos os projetos de interesse da pasta da segurança pública que o Executivo enviou à casa de leis. “A população vê apenas a ponta do processo, mas o que está acontecendo hoje é parte de algo maior que acontece há um ano e 11 meses. Tomamos medidas duras quando alguns pediam pirotecnia”, disse Almir, referindo-se aos cortes de benefícios do funcionalismo público promovidos no início do ano.

O secretário aproveitou também para anunciar a futura instalação de três câmeras Speed Dome e dez câmeras fixas no centro da cidade, além da abertura de licitação para a aquisição de câmeras com o sistema OCR, que consegue ler placas e checar sistemas atualizados para detectar veículos com queixa de roubo ou furto. “Esqueçam torcidas, vamos torcer pela cidade. Tem gente querendo tumultuar, adiantar as eleições de 2020”, pediu, referindo-se à oposição.

Tuca Miramontes e eleições da OAB
Tuca Miramontes, presidente da OAB de Cotia e Vargem Grande Paulista prestes a deixar o cargo após ocupá-lo por dois mandatos, agradeceu a Câmara e a Prefeitura pela parceria nos últimos seis anos e desejou sorte a Dr. Castor, que assumirá a presidência da casa de leis a partir de 2019.

Mudanças no transporte escolar
Os vereadores comentaram também o projeto de lei 58/2018, que aumenta para 15 anos o limite de idade dos veículos que prestam o serviço de transporte escolar no município. Para Marcinho Prates (SD), o projeto é “justo” e é fruto de um pedido do secretário municipal de trânsito e transportes, Joaquim Brechó.


