Home / Jandira / Confira tudo que aconteceu durante a 8ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jandira

Confira tudo que aconteceu durante a 8ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jandira

Plenário jandirense aprova projeto sobre denominação de escola municipal no Jardim Brotinho

 

Segundo a matéria, encaminhada pelo Poder Executivo, a unidade escolar localizada na Rua Virgílio Canhete deve se chamar EMEB “Maria das Dores Fernandes”, em homenagem à finada monitora de educação infantil, que prestou serviços na Secretaria de Educação durante 37 anos; na ocasião, a senhora Queila Fernandes, filha de Maria das Dores, visitou a Casa para acompanhar a votação da propositura

 

Os vereadores da Câmara Municipal de Jandira aprovaram, por 12 votos a favor, o Projeto de Lei nº 23/25 na 8ª Sessão Ordinária, acontecida em 25 de março de 2025. Elaborada pelo Poder Executivo, a propositura dispôs sobre a denominação da unidade escolar localizada na Rua Virgílio Canhete, no Jardim Brotinho, que deve se chamar EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) “Maria das Dores Fernandes”, em homenagem póstuma à monitora de educação infantil, que prestou serviços na Secretaria Municipal de Educação durante 37 anos.

“Esse projeto alegra demais o meu coração. Deus sabe que estou dizendo a verdade, porque eu pude conhecer, frequentar a casa e ter momentos agradáveis ao lado dela, com muitas alegrias, companheirismo e conselhos. Estamos falando da senhora Maria das Dores Fernandes, a Tia Dore, representada aqui pela sua filha Queila. Hoje, de maneira especial, vamos eternizar o nome dela numa escola nova que vai ser inaugurada em breve no Brotinho”, destacou na tribuna o vereador Gilson Rodrigues de Souza (PP), o “Pastor Gilson”, responsável pela elaboração do requerimento que deu origem ao projeto de lei.

O parlamentar relembrou ainda: “A Tia Dore nunca mediu esforços para garantir o sustento e o bem-estar da sua família. Trabalhadora incansável, ela iniciou sua jornada na Prefeitura na cozinha piloto e, em abril de 1987, ingressou oficialmente no quadro municipal como monitora de educação infantil. Atualmente, sua filha também é monitora e eu sei o quanto é importante ter essas profissionais cuidando de nossos filhos”.

Durante a sessão, a senhora Queila Fernandes, filha de Maria das Dores, marcou presença em plenário e acompanhou a votação emocionada. Com a anuência do Legislativo, a proposição retorna agora para a devida sanção do prefeito Dr. Sato (PSD).

Vereador solicita aparelho de ressonância magnética para Jandira

 

Michel Viana, autor do requerimento à Prefeitura, afirmou que a aquisição pode solucionar a demanda pelo serviço na cidade, contribuindo para a saúde e o bem-estar da população

 

O requerimento nº 145/25 passou pelo plenário da Câmara Municipal de Jandira durante a 8ª Sessão Ordinária, dada em 25 de março de 2025. Elaborado pelo vereador Michel de Oliveira Viana (Mobiliza), o “Michel Viana”, o documento requisitou à Prefeitura a realização de estudos de viabilidade para aquisição de um aparelho de ressonância magnética para o município.

Em sua justificativa, Michel Viana explicou que a ressonância magnética é um tipo de exame caracterizado por sua alta precisão e qualidade no detalhamento das imagens do corpo humano. “A aquisição do aparelho solucionará a demanda pelo serviço, contribuindo para o bem-estar da população jandirense”, argumentou. Ainda segundo o autor, a falta do aparelho de ressonância magnética faz com que os munícipes busquem atendimento em cidades vizinhas.

Na ocasião, o parlamentar também assistiu à aprovação do requerimento nº 144/25, feito em parceria com os vereadores Camila Amorim da Silva (PRD), a “Camila Amorim”, Fábio Camilo dos Santos (PT), o “Fábio Betera”, e Marcos Danilo de Sousa (PL), o “Markinhos”. Nele, os proponentes indicaram à Prefeitura o envio de ofício à Sabesp, para que “sejam prestadas informações sobre a constante interrupção no fornecimento de água em Jandira, especialmente nos bairros Mirante, Nossa Senhora de Fátima e Jardim Gabriela”.

Requerimento recomenda campanha sobre saúde bucal nas escolas municipais de Jandira

 

De acordo com o vereador Cebolinha, seu documento foi fundamentado no pedido das mães, preocupadas com a higiene bucal dos filhos; o parlamentar acredita que o ensino da escovação correta e a aplicação de flúor devem contribuir com a saúde de crianças e adolescentes da cidade

 

A Câmara Municipal de Jandira aprovou o requerimento nº 112/25 durante a 8ª Sessão Ordinária, realizada no dia 25 de março de 2025. Redigido pelo vereador Cícero Amadeu Romero Duca (PRD), o “Cebolinha”, o texto pede que a Prefeitura realize uma campanha sobre saúde bucal nas escolas municipais, com a ministração de palestras sobre o assunto para crianças e adolescentes.

Em sua justificativa, Cebolinha relatou que a solicitação partiu das próprias mães de estudantes da rede. “Espero que tal ação seja realizada nas escolas municipais com a volta das aulas, a fim de oferecer aos alunos o conhecimento sobre higiene bucal, bem como a aplicação de flúor e o ensino da escovação correta, como forma de contribuir com a saúde bucal de nossos jovens”, emendou o parlamentar.

Depois da aprovação na Casa de Leis, o documento seguiu para as mãos do prefeito Henri Hajime Sato (PSD), o “Dr. Sato”.

Vereador cobra a construção de creche na Vila Ouro Verde, em Jandira

 

Tikinho sugeriu que uma creche seja construída na Rua José Bonifácio, visando promover o desenvolvimento infantil e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das famílias da região; no mesmo dia, o parlamentar também pediu a criação de um “Espaço Pet” na cidade

 

Na 8ª Sessão Ordinária, dada em 25 de março de 2025, o vereador Lucimar Henrique (Agir), o “Tikinho”, colocou dois requerimentos em discussão no plenário da Câmara Municipal de Jandira. O documento nº 132/25 solicitou à Prefeitura a construção de uma creche na Rua José Bonifácio, na Vila Ouro Verde.

Como justificativa, Tikinho alegou que a população do bairro tem enfrentado dificuldades no acesso a serviços de educação infantil, principalmente no que diz respeito à oferta de vagas em creches de período integral.

Segundo ele, a construção de uma nova unidade de ensino na região contribuiria para a melhoria da qualidade de vida das famílias, promovendo o desenvolvimento infantil e oferecendo mais oportunidades para os pais que precisam de apoio para conciliar o trabalho e o cuidado com os filhos. “Além disso, a instalação de uma creche na localidade contribuiria para a inclusão social e a diminuição das desigualdades educacionais”, destacou ainda.

Por sua vez, o requerimento nº 131/25 indicou a criação de um “Espaço Pet” na cidade. “A criação de espaços como este contribui para a formação de uma sociedade mais consciente sobre os direitos dos animais e a responsabilidade dos tutores, fortalecendo o vínculo afetivo entre humanos e seus pets”, defendeu.

O autor salientou que o lugar deve apresentar uma infraestrutura básica, contando com cercados, áreas de lazer, bancos, bebedouros e, se possível, locais específicos para cães de grande e pequeno porte, prezando sempre pela segurança, higiene e acessibilidade para os cidadãos.

Parlamentar jandirense cogita instalação de redutor de velocidade no Jardim Nossa Senhora de Fátima

 

Por intermédio de requerimento, Marcelinho recomendou à Prefeitura a instalação do equipamento eletrônico na Rua Imirim, em frente às escolas Padre Ângelo Giuseppe Bertolli e Monteiro Lobato, como forma de garantir a segurança dos estudantes; na data, o vereador também indicou o recapeamento da Rua Sete de Setembro, na Vila Mercedes

 

O plenário da Câmara Municipal de Jandira aprovou dois requerimentos de autoria do vereador Marcelo Marques de Souza (PSD), o “Marcelinho”, durante a 8ª Sessão Ordinária de 25 de março de 2025. Por intermédio do requerimento nº 150/25, o parlamentar cobrou da Prefeitura a instalação de um redutor de velocidade eletrônico na Rua Imirim, em frente à Escola Estadual Padre Ângelo Giuseppe Bertolli e à EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Monteiro Lobato, no Jardim Nossa Senhora de Fátima.

Marcelinho argumentou que sua solicitação foi elaborada visando à segurança de crianças e adolescentes que, nos horários de entrada e saída da escola, correm o risco de atropelamento. “Os ônibus, carros e motociclistas trafegam em alta velocidade, colocando os alunos em risco”, alertou em sua justificativa.

O requerimento nº 149/25, em seu turno, aconselhou o recapeamento asfáltico em toda a extensão da Rua Sete de Setembro, localizada na Vila Mercedes. Neste caso, o autor contou que a via está em condição precária há anos, sem a devida manutenção: “O asfalto apresenta buracos, fissuras e desgaste acentuado, o que compromete a mobilidade dos moradores, motoristas e pedestres que passam diariamente pelo local”.

Para ele, a realização do serviço deve garantir melhores condições de trafegabilidade e segurança para todos. Com o aval do plenário, ambos os documentos foram enviados para análise do Poder Executivo Municipal.

Em Jandira, PL propõe “botão do pânico” para mulheres vítimas de violência doméstica

 

Assinada pela vereadora Camila Amorim, proposição pretende autorizar a criação de aplicativo para uso em dispositivo móvel, destinado às mulheres amparadas por medidas protetivas; a iniciativa visa facilitar denúncias de casos de violência, além de assegurar que os agressores mantenham distância das vítimas

 

A vereadora Camila Amorim da Silva (PRD), a “Camila Amorim”, apresentou o Projeto de Lei nº 26/25 na 8ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jandira, ocorrida no dia 25 de março de 2025. Aprovado com 11 votos favoráveis, o texto dispôs sobre a implementação e a distribuição de dispositivo de segurança, conhecido como “botão do pânico”, para mulheres vítimas de violência doméstica com medida protetiva no município.

De acordo com a matéria, o “botão do pânico” é um dispositivo eletrônico ou aplicativo de segurança preventiva com localização pelo Sistema de Posicionamento Global (GPS), capaz de transmitir informações para uma central de operações na área de segurança pública, possibilitando a determinação do local exato da vítima.

“Uma vez acionado o aplicativo, a força de segurança da GCM patrulha Maria da Penha mais próxima da mulher será imediatamente informada e receberá a localização precisa da vítima para chegar rapidamente no local, impedindo a agressão”, esclareceu a parlamentar.

Por fim, o texto estabelece que o Poder Executivo fica autorizado a firmar convênio com o Poder Judiciário para a viabilização da iniciativa, em especial quanto à informação sobre as mulheres que estejam sob medida protetiva. Após passagem pela Câmara, a propositura foi remetida para sanção ou veto do prefeito Henri Hajime Sato (PSD), o “Dr. Sato”.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Confira tudo que aconteceu durante a 10ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jandira

Dia Municipal do Autismo: projeto cogita nova data para promover a conscientização em Jandira   …

Skip to content