Vereadora pede espaço coberto e banheiro químico para brechoeiras da Praça Central de Jandira
De acordo com Camila Amorim, autora do requerimento à Prefeitura, as ações garantiriam melhores condições de trabalho e dignidade às profissionais
A Câmara Municipal de Jandira aprovou o requerimento nº 293/25 durante a 18ª Sessão Ordinária, acontecida no dia 03 de junho de 2025. Redigido pela vereadora Camila Amorim da Silva (PRD), a “Camila Amorim”, o documento demandou da Prefeitura a disponibilização de espaço coberto e banheiro químico para as brechoeiras da Praça Central.
Em sua justificativa, Camila Amorim propôs que, em dias de chuva, as brechoeiras possam transferir suas tendas temporariamente para o terminal de ônibus, que oferece cobertura e proteção. “Essa medida visa garantir que o trabalho dessas empreendedoras não seja prejudicado pelas condições climáticas, preservando seus produtos e renda”, defendeu a parlamentar.
Em relação à instalação do banheiro químico, ela alegou que a iniciativa deve garantir melhores condições de trabalho, higiene e dignidade às profissionais.
Com o apoio dos demais vereadores, o texto foi encaminhado em seguida para apreciação do Poder Executivo.
Vereador recomenda a implantação do CRAD em Jandira
Fábio Betera enfatizou que a unidade mencionada deve levar tratamento, acolhimento e reintegração aos dependentes químicos da cidade; na ocasião, o parlamentar também solicitou a contratação de empresa especializada para implantação de rede de águas pluviais no Jardim Gabriela I
Dois requerimentos do vereador Fábio Camilo dos Santos (PT), o “Fábio Betera” passaram pelo plenário da Câmara Municipal de Jandira na 18ª Sessão Ordinária, realizada em 03 de junho de 2025. No documento nº 291/25, o parlamentar cobrou da Prefeitura a implantação de uma unidade do CRAD (Centro de Reabilitação de Álcool e Drogas) no município.
“Muitas famílias têm enfrentado situações de sofrimento, abandono e falta de apoio especializado, o que evidencia a urgência na criação de uma estrutura pública voltada ao cuidado, prevenção e recuperação de dependentes químicos”, sustentou em sua justificativa.
Fábio Betera explicou ainda que a medida contribuirá para a oferta de tratamento digno e humanizado aos dependentes, apoio psicológico e social às famílias afetadas, redução dos índices de violência e criminalidade, além da reinserção social e produtiva das pessoas em tratamento.
O requerimento nº 290/25, em seu turno, aconselhou a contratação de uma empresa especializada, em caráter de extrema urgência, para a execução do levantamento técnico do sistema de drenagem urbana existente e a elaboração do projeto executivo de implantação de rede de águas pluviais na Rua Maria Helena, localizada no Jardim Gabriela I.
Depois da aprovação no Poder Legislativo, as matérias seguiram para as mãos do prefeito Henri Hajime Sato (PSD), o “Dr. Sato”.
Requerimento sugere a contratação de neuropsicólogo em Jandira
Segundo Markinhos, autor do texto, a demanda pela especialidade no município é grande; na mesma sessão, o parlamentar também pediu à Prefeitura o recapeamento de ruas no bairro Jardim São João
A Câmara Municipal de Jandira aprovou dois requerimentos de autoria do vereador Marcos Danilo de Sousa (PL), o “Markinhos”, durante a 18ª Sessão Ordinária de 03 de junho de 2025. Por intermédio do documento nº 289/25, o parlamentar reivindicou à Prefeitura a contratação de um neuropsicólogo para atuar na cidade.
De acordo com Markinhos, a presença desse profissional é fundamental para atender às demandas relacionadas à saúde mental e ao desenvolvimento cognitivo da população. “Nós sabemos que, hoje, essa demanda cresceu muito. As mães procuram os vereadores para relatar que a nossa rede, infelizmente, não tem esse profissional e que acabam buscando atendimento fora”, comentou na tribuna.
O segundo requerimento, de número 304/25, recomendou o recapeamento asfáltico das ruas Interlagos, Monte Carlos e Silverstone, no Jardim São João. Neste caso, o proponente afirmou que o pedido partiu de moradores e motoristas que utilizam as referidas vias.
Parlamentar solicita a construção de cancha de bocha e malha no Portal Ecológico de Jandira
De acordo com Cebolinha, sua proposta deve incentivar a prática esportiva, além de fortalecer o convívio social da população; no mesmo dia, o vereador também reivindicou a colocação de portas nos banheiros da UPA
O plenário da Câmara Municipal de Jandira aprovou o requerimento nº 303/25 na 18ª Sessão Ordinária, dada em 03 de junho de 2025. Subscrito pelo vereador Cícero Amadeu Romero Duca (PRD), o “Cebolinha”, o texto requereu a construção de uma cancha de bocha e malha no Portal Ecológico da cidade.
Cebolinha destacou que tais atividades têm forte presença cultural na comunidade jandirense. “Este projeto certamente trará inúmeros benefícios a nossa população, incentivando a prática esportiva e fortalecendo o convívio social”, assinalou ainda.
Na data, o parlamentar também colocou em pauta o requerimento nº 267/25, pelo qual pediu a colocação de portas nos banheiros da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do município. Como justificativa, ele afirmou que a falta das portas tem causado constrangimentos aos usuários da unidade.
Em Jandira, vereador quer ampliação do atendimento nas creches municipais durante as férias escolares
Para Léo da Feira, a iniciativa deve garantir mais segurança e tranquilidade a pais e responsáveis que trabalham; na data, o parlamentar pediu ainda a instituição do “Programa Creche Domiciliar” na cidade
O vereador Leandro José Moreau (PSD), o “Léo da Feira”, colocou dois requerimentos em votação na 18ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jandira, ocorrida no dia 03 de junho de 2025. No primeiro deles, de número 287/25, o parlamentar requisitou à Prefeitura a ampliação do atendimento nas creches municipais durante o período de férias escolares, concentrando o funcionamento em unidades estratégicas com maior demanda.
“Essa medida visa proporcionar segurança e tranquilidade às famílias trabalhadoras que, durante o recesso escolar, enfrentam dificuldades para encontrar um local seguro e adequado para deixar seus filhos”, esclareceu o autor em sua justificativa.
Por sua vez, o documento nº 288/25 sugeriu o encaminhamento de um projeto de lei, dispondo sobre a instituição de um programa de atendimento educacional infantil domiciliar, por intermédio do cadastramento de profissionais que atendam no âmbito do município de Jandira.
Segundo Léo da Feira, o programa mencionado busca complementar a oferta de vagas nas creches, permitindo a cobertura de todos os pontos da cidade. “Será feito o credenciamento das profissionais da área da pedagogia, interessadas em prestar atendimento a essas crianças em suas residências, com requisitos estipulados pelos órgãos governamentais”, esclareceu.
Como sugestão, o vereador encaminhou ainda um anteprojeto detalhado sobre o assunto ao Poder Executivo.
Parlamentar jandirense cobra a reforma da “Praça da Bica”, no Jardim Gabriela
Colocado por Franklin Venancio, requerimento indicou a necessidade de melhoria da iluminação, conserto do gradil da quadra, reforma do playground e construção de um espaço pet no local; em outro documento, o vereador também propôs a celebração de convênio com o CIEE, como forma de viabilizar a oferta de vagas de estágio na cidade
Na 18ª Sessão Ordinária de 03 de junho de 2025, o vereador Franklin Venancio da Silva Netto (PL) apresentou dois requerimentos ao plenário da Câmara Municipal de Jandira. Pelo documento nº 285/25, o parlamentar reivindicou à Prefeitura a reforma da “Praça da Bica”, no Jardim Gabriela.
Além do conserto do gradil da quadra, o texto também solicitou a melhoria da iluminação, a reforma do playground e a construção de um “espaço pet” no local. “A reforma completa da praça proporcionará um ambiente mais seguro, atrativo e adequado ao lazer e à convivência da população”, argumentou o proponente.
Franklin Venancio aproveitou o ensejo para pedir ainda, por intermédio do requerimento nº 286/25, que sejam adotadas as providências necessárias para a celebração de convênio com o Governo do Estado de São Paulo e o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), a fim de viabilizar a oferta de vagas de estágio no município. Na justificativa, ele lembrou que, atualmente, o desemprego é um dos principais desafios enfrentados pelos jovens brasileiros.
Após a aprovação da Casa, ambos os requerimentos foram enviados para análise do Poder Executivo.