Home / Cotia / Ateliê do Direito: um espaço na Granja Viana para o advogado aprender a advogar

Ateliê do Direito: um espaço na Granja Viana para o advogado aprender a advogar

Por Victor de Andrade Lopes
Fotos: Bruna Lopes

a advogada Marília Valença, do Ateliê do Direito, sorri para a câmera em frente a uma estante cheia de livros
A advogada Marília Valença, do Ateliê do Direito
Quem ensina o advogado a advogar? Esta é a pergunta que encontramos no flyer de divulgação do Ateliê do Direito, espaço de ensino especializado em Direito e encabeçado pela advogada Marília Valença. Para alguns, a resposta talvez seja “a faculdade”, mas não necessariamente é assim.

Muitas instituições, mesmo as de ponta, formam profissionais que só aprendem a prática de seus ofícios em seus primeiros empregos. Foi pensando nisso que Marília lançou o Ateliê, que oferece cursos diversos para ensinar os recém-formados a exercerem sua profissão com segurança e eficiência.

O escritório de Marília, que leva seu nome, está em Cotia desde 2004. Além do Direito em si, ela atua com administração de locação, mas deixa claro que não é uma corretora imobiliária. Seu espaço atual, localizado no The Square Open Mall, abriga uma equipe que inclui três advogadas, uma estagiária e quatro administradores – estrutura que garante o devido atendimento de sua carteira de clientes.

Marília Valença está para completar 22 anos de carreira como advogada. E nessas mais de duas décadas de advocacia, ela acompanhou a migração do papel para o digital. “Eu peguei os últimos anos da máquina de escrever e os primeiros do computador”, conta.

Todos os processos iniciados a partir de 2012 já nascem digitais. Isso facilitou muito a vida do advogado, que pode acompanhar os andamentos pela tela de seu computador, mas também deixou uma legião de recém-formados “perdidos”, pois muitos não sabem nem por onde começar o protocolo digital. Era o incentivo que Marília precisava para abrir o Ateliê do Direito.

“Eu tive essa ideia para ajudar as pessoas que se formam e têm dificuldades para atuar na prática”, explica. “A faculdade não ensina essas coisas mais práticas e muitos acabam aprendendo só no estágio. Mas eu já entrevistei candidatos a estagiários que se queixavam que as vagas de estágio estão exigindo experiência prévia. Ora, como você vai ter experiência prévia se está justamente buscando um estágio?”, questiona.
O Ateliê do Direito tem uma grade diversa com módulos que ensinarão aos alunos alguns fundamentos da prática da advocacia, como os procedimentos em uma audiência, como calcular seu preço, como atender um cliente logo após uma detenção, etc.

Os módulos têm três horas de duração e o aluno é livre para escolher exatamente quais quer fazer, sem ficar preso a assuntos que não lhe interessam. Os participantes recebem material didático e certificado de participação. Marília lembra que os cursos não ensinarão a base do Direito, pois pressupõe-se que os inscritos já aprenderam na faculdade.

Serviço: Ateliê do Direito
Endereço
: Rodovia Raposo Tavares, km 22, Bloco C, Sala 318, Granja Viana, Cotia, SP – dentro do The Square Open Mall
Contato: 99308-8232 / [email protected] / www.ateliedodireito.com.br

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

pessoas usando computadores do acessa sp

Acessa SP da Granja Viana começa o ano entre os destaques do Estado

Relatório do Prodesp mostra que o posto e ficou em segundo lugar em aproveitamento e …

Deixe uma resposta