Home / Carapicuíba / Câmara aprova proibição de despejo ou depósito irregular de resíduos sólidos em Carapicuíba
Vereador fala ao microfone da mesa diretora da Câmara de Carapicuíba
Projeto de Lei sobre destinação de resíduos sólidos foi aprovado na Câmara nessa terça-feira (22) (Foto: Divulgação / CMC)

Câmara aprova proibição de despejo ou depósito irregular de resíduos sólidos em Carapicuíba

Texto, se sancionado pelo prefeito, prevê diversas penalidades para quem descumprir a Lei

Vereador fala ao microfone da mesa diretora da Câmara de Carapicuíba
Projeto de Lei sobre destinação de resíduos sólidos foi aprovado na Câmara nessa terça-feira (22) (Foto: Divulgação / CMC)
A Câmara Municipal de Carapicuíba, sob a presidência do vereador Ronaldo Souza (SD), aprovou, nessa terça-feira (22), o Projeto de Lei n° 2.384/2018, de autoria do Executivo. No texto, que agora segue para ser sancionado pelo prefeito Marcos Neves (PV), a administração proíbe o lançamento, despejo ou depósito indevido de resíduos sólidos de qualquer natureza nos leitos de rios e córregos, calçadas, canteiros, jardins, bocas-de-lobo e ruas, bem como em imóveis particulares.

Tais materiais deverão ser reutilizados, reciclados ou destinados à compostagem, recuperação e ao reaproveitamento energético, como admitem o SISNAMA (Sistema Nacional do Meio Ambiente), o SNVS (Sistema Nacional de Vigilância Sanitária) e o SUASA (Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária), para evitar danos ou riscos à saúde pública e minimizar impactos ambientais.

O descumprimento das normas contidas na legislação vigente pode acarretar em diversos tipos de penalidades, como multas, notificações, embargo de obras, apreensão de equipamentos e veículos, cassação do alvará de funcionamento da atividade etc.

“Com a aprovação deste Projeto de Lei, contaremos com importante auxílio também na preservação da saúde pública, evitando a proliferação de doenças, reduzindo enchentes, além de preservar o meio ambiente e proporcionar uma cidade mais limpa, bonita e agradável”, avalia o prefeito Marcos Neves.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Confira tudo que aconteceu na 8ª Sessão Ordinária da Câmara de Carapicuíba

Vereador pede a limpeza de ruas do Jardim Helena Indicações foram apresentadas nessa quinta-feira, durante …

Skip to content