Home / Cotia / Campanha Fique Sabendo de Cotia realiza mais de dois mil testes

Campanha Fique Sabendo de Cotia realiza mais de dois mil testes

Mesmo com o fim da campanha, testes de HIV/Aids e Sífilis podem ser realizados em qualquer época do ano no SAE/CTA

uma agente de saúde orientando um cidadão sobre o fique sabendo
Foto: Divulgação Secom Cotia
Entre os dias 3 e 7 de dezembro, a Prefeitura de Cotia, por meio da Vigilância Epidemiológica, realizou a Campanha Fique Sabendo 2018. As 25 Unidades Básicas de Saúde do município abraçaram a campanha que resultou na realização de 2.198 testes, sendo 1.099 testes de HIV/Aids e 1.099, Sífilis. A ação contou com o apoio da Coordenação Estadual de DST/Aids que enviou testes rápidos de detecção das doenças, cartazes e preservativos.

A largada da Campanha foi dada no dia 1º de dezembro, data lembrada como o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Funcionários da Saúde percorreram diversas ruas da região central de Cotia entregando o folheto com informações sobre a campanha e preservativos para a população. “Fazemos um balanço positivo da Campanha. Conseguimos mobilizar mais de mil pessoas que fizeram o teste, em cinco dias, isso é muito bom”, disse Silvana Silva, coordenadora da Vigilância Epidemiológica. “Aproveito para agradecer e parabenizar a toda a equipe das Unidades Básicas de Saúde que atuaram para o sucesso da campanha”, completou Silvana.

A intensificação terminou com o fim da Campanha, mas os exames de detecção de HIV/Aids e Sífilis podem ser realizados em qualquer época do ano no SAE/CTA, que fica na Avenida Rotary, 40. Não é preciso agenda. O exame é sigiloso e, dando positivo para alguma das doenças, a pessoa já recebe orientação para iniciar o tratamento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4616-5921.

Metade dos homens fizeram o teste pela 1ª vez

O balanço da Campanha 2018 mostrou que 51,8 dos homens nunca tinham feito o teste de detecção de HIV/Aids, enquanto que 35,1% das mulheres fizeram o teste pela primeira vez. Os números mostram ainda, que as mulheres foram as que mais realizaram o exame, 783 no total, ante 316 homens.

Menos casos de HIV/Aids

Números parciais da Vigilância Epidemiológica mostram que 2018 deve terminar com um número menor de novos casos de HIV/Aids, em relação ao ano passado. Em 2017 foram anotados 103 casos da doença, enquanto que, de janeiro a novembro deste ano foram 74 novas confirmações.

Foto: Divulgação Secom Cotia

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

agentes de saúde de Cotia reunidas com representantes do mackenzie

Saúde de Cotia fecha parceria com Mackenzie para capacitação de profissionais

Nesta semana, a Secretaria de Saúde de Cotia fechou uma parceria com o Programa de …