Home / Trânsito e transportes / Campanha #FocaNoTrânsito do Detran.SP resulta em mais de 300 ações em cidades paulistas

Campanha #FocaNoTrânsito do Detran.SP resulta em mais de 300 ações em cidades paulistas

Com apelo para “meme” das redes sociais, campanha teve mais de 10 milhões de pessoas alcançadas nas plataformas online. Ações contaram com apoio de prefeituras, empresas privadas e sociedade civil

Campanha foca no tr+ónsito em Americana (2)Em maio, um mamífero prendeu a atenção das pessoas nas ruas e na internet. Nascida de um “meme” conhecido pelos jovens nas redes sociais para os mais variados temas, a simpática foca teve uma grande missão durante todo o mês: chamar atenção para os acidentes e mortes no trânsito e a necessidade de uma mudança de comportamento.

A campanha do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) foi criada especialmente para o Maio Amarelo – mês dedicado internacionalmente à segurança no trânsito. No período, foram mais de 300 ações que incluíram pedágios educativos, palestras em escolas, panfletagens, ações de fiscalização do Programa Direção Segura e distribuição de kits da campanha. Tudo com a presença da foca.

Campanha Foca no Tr+ónsito em Ribeir+úo_diretor presidente detran_Maxwell vieira_(2)A mobilização, que faz parte das ações do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, contou com o apoio de prefeituras de 145 municípios paulistas e reuniu também empresas privadas e a sociedade civil com o objetivo de conscientizar as pessoas a respeito de um dado alarmante do Infosiga-SP (banco de dados do Movimento Paulista), que aponta que 94% dos acidentes com mortes são causados por falha humana, como imprudência e distração.

“A campanha chamou e muito a atenção das pessoas. E se cada uma delas tiver parado um minuto pra refletir sobre o seu comportamento no trânsito, seja como pedestre, ciclista, motorista, nosso objetivo terá sido alcançado. Esperamos que essa mudança de comportamento reflita em um trânsito mais seguro”, analisou Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran.SP.

Campanha Foca no Tr+ónsito em Ribeir+úo (4)Para encerrar o Maio Amarelo, os Detrans de São Paulo e do Paraná se uniram em uma ação na divisa entre os dois estados, entre as cidades de Ourinhos (SP) e Jacarezinho (PR), onde um ato com balões homenageou as vítimas de acidentes de trânsito.

Da internet para a internet

Só na internet, de onde saiu a ideia criativa da campanha, mais de mais de 10 milhões de pessoas foram impactadas. Só no Facebook, rede social mais acessada pelos brasileiros, o alcance ultrapassou os cinco milhões, mais do que a população de toda a Nova Zelândia.

Campanha Foca no Tr+ónsito - encerramento em OurinhosOs vídeos, que contam com aparições da foca em momentos em que os motoristas estão prestes a cometer um deslize no trânsito, foram visualizados quase meio milhão de vezes em um mês. É como se eles ficassem 1.500 horas ou 65 dias sendo exibidos sem parar.

Todo o material criado para a campanha #FocaNoTrânsito pode ser acessado, baixado e compartilhado no site www.focanotransito.com.br, no instagram da foca (@focanotransito) e nas redes sociais do Detran.SP.

Campanha Foca no Tr+ónsito_ (10)

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Linha 7-Rubi terá trecho interditado neste domingo para manutenção de passarela

Haverá operação PAESE (com ônibus gratuitos) entre as estações Jaraguá e Perus   Neste domingo, …