Home / Carapicuíba / Carapicuíba conta com  tecnologia de ponta no trabalho da Defesa Civil

Carapicuíba conta com  tecnologia de ponta no trabalho da Defesa Civil

 

A equipe da Defesa Civil da Prefeitura de Carapicuíba conta agora com um importante aliado. Trata-se do Centro de Monitoramento e Controle, um equipamento que conta com os mais sofisticados recursos tecnológicos no controle de eventos extremos. O sistema, inédito no Estado, foi desenvolvido pela empresa Geopixel.

O equipamento, sala com computadores e monitores, foi entregue na manhã desta sexta-feira. Na ocasião, estiveram presentes Fernando Leonardi e Manoel Ortiz, respectivamente presidente e diretor da Geopixel, a vice-prefeita Gilmara Gonçalves e o prefeito Marcos Neves.

“Com mapeamento de chuvas – levantamento de chuvas acumuladas ou previstas, mais os desenhos das sub-bacias e as áreas de risco, é possível antever alagamentos ou desmoronamentos, por exemplo”, explicou Lucio Oliveira, coordenador da Defesa Civil em Carapicuíba.

Já o levantamento urbano, identifica, via satélite, áreas com edificações alteradas ou novas, descarte de entulho e desmatamento.

Para Fernando Leonardi, presidente da empresa que desenvolveu o sistema, a principal qualidade do programa é a possibilidade de interação com o cidadão: “que pode acessar o sistema e apontar uma situação de risco iminente, como deslizamento, erosão, inundação, chuvas intensas ou outra situação similar. Com os acessos dos moradores de uma determinada localidade, a equipe da Defesa Civil pode mapear e avaliar a gravidade da situação”, comenta.

Após a apresentação do sistema, o prefeito Marcos Neves elogiou: “é a tecnologia dando suporte seguro para a atuação da Defesa Civil. Com esses dados e orientações, nossa equipe pode se antecipar na ocorrência de um alagamento ou desmoronamento, por exemplo, e ampliar muito o potencial para salvar vidas”, finaliza.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Prefeitura de Carapicuíba inicia matrícula para os alunos das escolinhas de esporte

  Investir no potencial esportivo das crianças e jovens, essa é a determinação da Prefeitura …