O centro cultural, em Carapicuíba, oferece cursos e oficinas das mais variadas modalidades, buscando o desenvolvimento do ser humano
Por Victoria Cattony
Fotos: Michel Cutaith
A infância de quase todos, independente da época em que nasceram, foi marcada por uma apresentação de palhaço em festinhas de aniversário, ou por algum passeio do colégio para o circo. Dos primeiros anos de vida, até o último suspiro, o contato com a Arte faz parte do dia a dia de cada indivíduo, trazendo entretenimento, alegria e diversão para todas as idades.
O Galpão Garra Artes, localizado na Travessa Virgínio Pasini, 32A, em Carapicuíba, está para além de uma simples escola de teatro, é um espaço de resistência da arte alternativa. Fundado pelo Diretor, Ator e Clown, Fabiano Garcia, o centro cultural atua na cidade há 6 anos e espera continuar crescendo e formando muitos outros artistas para o Mercado.
“Nós somos uma escola que procura resistir durante essa pandemia. Ano passado contávamos com pouco mais de 35 alunos, agora temos apenas 10”, conta a palhaça Bibi, uma das funcionárias e neta de Fabiana Garcia, a ativista cultural que colaborou na fundação do Galpão.
Bibi conta que, após muita luta, conquistaram o auxílio da Lei Aldir Blanc durante o período em que as atividades foram interrompidas. O benefício ofertado pela Presidência da República, busca, por meio de uma renda mensal entregue ao beneficiário, manter a produção cultural ativa, mesmo em momentos de crise.
No entanto, o amparo não é suficiente para arcar com todas as despesas da escola. O Garra Artes possui o intuito de “ser uma nova opção no desenvolvimento do ser humano, proporcionando o autoconhecimento e diversos outros fatores para o bem estar.”
Com isso, ter alunos e poder transmitir ao próximo o poder de sua Arte, é o foco do centro cultural. “ O circo tem várias modalidades, além da palhaçaria e do trapézio, trabalhamos o corpo também, incluindo força física e mental; como uma academia. Não é só um espaço artístico, é nossa casa”, complementa a palhaça.
A escola retomou as atividades recentemente, respeitando as diretrizes do plano de flexibilização para a proteção contra a COVID-19, e conta com uma equipe de arte educadores profissionais em turmas todas as Terças, Quartas e Quintas-feiras, no horário das 19 às 20 horas, e nos Sábados, do Meio-dia às 13 horas.
Conforme a demanda e a necessidade, podem abrir novos horários nos períodos da manhã e tarde, assim como realizam aulas particulares diretamente da residência dos alunos.
O espaço fomenta a carreira das pessoas e merece o apoio. A equipe do Granja News foi até lá e aprovou.
Galpão Garra Artes
Travessa Virgínio Pasini, 32A – Carapicuíba/SP
(11) 98108-1560 (Fabiano Garcia)
(11) 3483- 2451
https://www.facebook.com/galpaogarraartes
Granja News O Jornal da Granja Viana e Região
