Home / Cotia / Com horário marcado, Cotia começará a emissão da Carteira de Identificação do Autista
World Autism Awareness day, mental health care concept with puzzle or jigsaw pattern on heart with child's hands on white wooden background

Com horário marcado, Cotia começará a emissão da Carteira de Identificação do Autista

 

 

Lei Federal de janeiro deste ano cria o documento em território nacional. Em Cotia a carteirinha foi instituída em setembro de 2019

 

A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Fundo Social, iniciou o contato telefônico com familiares de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para agendar o dia e horário para finalizar a coleta de dados e emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) – nomenclatura dada pela Lei Federal 13.977/2020 e regulamentada pelo Decreto Municipal 8.738/2020. A carteirinha, no entanto, já havia sido instituída em Cotia em setembro de 2019, por meio do decreto 8.600 que criou o cadastro e a Carteira de Identificação do Autista (CIA).

De 2019 para cá, o Fundo Social realizou o cadastro de dezenas de moradores com TEA para manter um censo atualizado com o número de pessoas diagnosticadas com o autismo. Foram recolhidos os documento necessários para a emissão da carteira, como relatório médico que confirma o CID 10 F84 e documentos pessoais. Quando a emissão do documento seria iniciada, foi aprovada a Lei Federal que exige a inclusão do tipo sanguíneo, assinatura ou impressão digital na CIPTEA.

Com as determinações trazidas pela Lei Federal, o município já iniciará a emissão da carteira em conformidade com a legislação nacional. O Fundo Social explicou que as pessoas que já fizeram o cadastro estão sendo contatadas para finalizarem o processo de emissão do documento, e quem ainda não fez a solicitação basta entrar em contato pelo CRAS CREAS Online Whatsapp 11 96300-7500.

A CIPTEA foi criada para garantir atenção integral e prioritária em serviços públicos e privados, bem como atendimento preferencial uma vez que a pessoa com TEA é legalmente considerada pessoa com deficiência.

 

 

Emissão da CIPTEA

Solicitação pelo CRAS CREAS Online whatsapp 11 96300-7500

Documentos necessários:

– Relatório médico confirmando CID 10 F84 e com as seguintes informações: nome completo, filiação, local e data de nascimento, número da carteira de identidade civil, número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), tipo sanguíneo, endereço residencial completo e número de telefone do identificado.
– Foto 3cm x 4cm e assinatura ou impressão digital do identificado.
– Nome completo, documento de identificação, endereço residencial, telefone e e-mail do responsável legal ou do cuidador; e
– Imigrante detentor de visto temporário ou de autorização de residência, residente fronteiriço ou solicitante de refúgio, deverá ser apresentada a Cédula de Identidade de Estrangeiro (CIE), a Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) ou o Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (DPRNM), com validade em todo o território nacional.

A CIPTEA terá validade de 5 (cinco) anos.

 

 

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Rodrigo Rodrigues e Roberto Lamari posam para foto lado a lado no restaurante Tantra

Instituto Data Alpha de Pesquisas aproxima empresas e candidatos dos desejos do público

Por: Victor de Andrade Lopes   Quem depende de aprovação do público precisa estar constantemente …