Home / Jandira / Confira tudo que aconteceu durante a 14ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jandira

Confira tudo que aconteceu durante a 14ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jandira

Parlamentar quer informações sobre a construção de casas populares no Ouro Verde, em Jandira

Proposto por Fábio Betera, requerimento enfatizou a importância de garantir moradia digna para toda a população; em outro texto, o vereador também requisitou a realização de um estudo técnico para melhorar o trânsito na região central da cidade

Dois requerimentos subscritos pelo vereador Fábio Camilo dos Santos (PT), o “Fábio Betera”, foram aprovados pela Câmara Municipal de Jandira durante a 14ª Sessão Ordinária, acontecida no dia 07 de maio de 2024. No documento nº 224/24, o parlamentar solicitou à Prefeitura o envio de informações sobre o andamento do processo de construção de casas populares para as famílias do bairro Ouro Verde, afetadas pela construção do polo industrial.

Fábio Betera lembrou que a demanda por casas populares é um assunto de vital importância para o município, em especial para os cidadãos que dependem do aluguel social há anos. “A casa própria é uma necessidade que não pode e não deve ser ignorada”, frisou o autor em sua justificativa.

O segundo requerimento colocado na data, de número 225/24, recomendou a realização de um estudo técnico para melhorar o trânsito na região central, principalmente nos horários de pico. O parlamentar alegou que esta é uma cobrança de diversos moradores e motoristas da cidade.

Ele aproveitou para aconselhar ainda a alteração nas faixas de pedestre e a interdição de um trecho da Avenida Conceição Sammartino, como forma de reduzir o número de fases nos semáforos da esquina com a Via Expressa Mauri Sebastião Barufi. Com a aprovação do plenário, ambas as matérias seguiram para apreciação do prefeito Henri Hajime Sato, o “Dr. Sato”.

Em Jandira, vereador solicita cópia do contrato da Zona Azul

Colocado por Cebolinha, requerimento à Prefeitura chamou atenção para as reclamações dos cidadãos sobre o atendimento e a execução do serviço no município

O requerimento nº 215/24 passou pelo plenário da Câmara Municipal de Jandira na 14ª Sessão Ordinária, realizada no dia 07 de maio de 2024. Assinado pelo vereador Cícero Amadeu Romero Duca (PRD), o “Cebolinha”, o documento requisitou ao Poder Executivo o encaminhamento da cópia do contrato com a empresa que presta os serviços de Zona Azul na cidade.

O parlamentar argumentou que a elaboração do requerimento partiu das reivindicações dos próprios munícipes. “Diversas são as reclamações feitas pelos usuários em relação ao atendimento e à forma como o serviço é executado”, alertou em sua justificativa.

Após a aprovação na Casa de Leis, o texto seguiu para as mãos do prefeito Henri Hajime Sato, o “Dr. Sato”.

Vereador cobra cumprimento de lei que institui o programa de combate ao bullying nas escolas municipais de Jandira

Em requerimento, Franklin Venancio apontou a necessidade de ampliar e fortalecer as ações de conscientização sobre o assunto na cidade; no dia, o parlamentar também pediu a instalação de um corrimão no escadão localizado ao lado da Prefeitura Municipal

Na 14ª Sessão Ordinária de 07 de maio de 2024, o vereador Franklin Venancio da Silva Netto (PL) colocou dois requerimentos em discussão no plenário da Câmara Municipal de Jandira. Por intermédio do documento nº 223/24, o parlamentar reivindicou à Prefeitura o cumprimento da Lei Municipal nº 1.994, de 12 de abril de 2013, que institui o programa de combate ao bullying nas escolas municipais.

Como justificativa, o parlamentar demonstrou preocupação com o desempenho acadêmico e o bem-estar emocional dos jovens. “A criação de um ambiente escolar seguro e inclusivo é uma premissa indispensável para assegurar o direito de todos os alunos a uma educação de qualidade. Ao enfrentar o desafio do bullying nas instituições de ensino na nossa cidade, estamos investindo na proteção e no bem-estar de nossas crianças e promovendo uma cultura escolar que valoriza o respeito mútuo entre os estudantes”, defendeu.

O requerimento nº 222/24, por sua vez, demandou a instalação de um corrimão no escadão localizado ao lado da Prefeitura Municipal. Neste caso, o autor levou em consideração a segurança das pessoas que transitam pelo local, em especial idosos, gestantes e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Requerimento sugere a implantação da “nave mata mosquito” em Jandira

Segundo Léo da Feira, outras cidades já adotaram o uso de drones com inseticida no combate à dengue, constatando a eficiência do equipamento para a pulverização de áreas de difícil acesso; na data, o parlamentar também propôs a capacitação de profissionais da educação infantil para aplicação do teste M-CHAT, destinado à identificação precoce de casos de autismo

O vereador Leandro José Moreau (PSD), o “Léo da Feira”, submeteu dois requerimentos ao plenário da Câmara Municipal de Jandira na 14ª Sessão Ordinária, ocorrida no dia 07 de maio de 2024. No documento nº 220/24, o parlamentar solicitou à Prefeitura a implantação da “nave mata mosquito” no município.

De acordo com Léo da Feira, a iniciativa deve auxiliar no combate à dengue. “Implantados em algumas cidades, os drones com capacidade de armazenamento de 40 litros [de inseticida] e capacidade máxima de voo de 100 metros já estão em operação, constatando a eficiência no alcance de áreas isoladas e de difícil acesso, que necessitam de pulverização”, esclareceu o vereador.

Já o requerimento nº 219/24 recomendou a capacitação de profissionais da educação infantil para aplicação do teste M-CHAT (Modified Checklist for Autism in Toddlers, em inglês), que é a escala utilizada para o rastreamento de autismo. Neste caso, a medida deve contribuir para a identificação precoce de casos de TEA (Transtorno do Espectro Autista) entre as crianças jandirenses.

Parlamentar jandirense quer campanhas de inclusão e conscientização sobre o TEA nas escolas municipais

Em seu requerimento à Prefeitura, Pastor Gilson defendeu a distribuição da cartilha “Sou diferente. E daí? Tem lugar aí pra mim?”, elaborada pela OAB do Distrito Federal; na mesma sessão, o vereador também indicou a instalação de lixeiras na Praça de Eventos e na área central da cidade

A Câmara Municipal de Jandira aprovou dois requerimentos de autoria do vereador Gilson Rodrigues de Souza (PP), o “Pastor Gilson”, durante a 14ª Sessão Ordinária de 07 de maio de 2024. Por intermédio do documento nº 214/24, o parlamentar recomendou à Prefeitura a realização de campanhas de inclusão e compreensão sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista) nas escolas municipais, bem como a distribuição da cartilha “Sou diferente. E daí? Tem lugar aí pra mim?”, escrita por Aline Campos e ilustrada por Luana Chinaglia.

Pastor Gilson explicou que o projeto da cartilha foi concebido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Distrito Federal, que permite a reprodução e distribuição gratuita do conteúdo por qualquer entidade, empresa ou órgão, mediante a devida assinatura do termo de consentimento e cessão de direitos. “Ao promover a distribuição da cartilha nas escolas do município, visamos contribuir para a educação inclusiva, a compreensão e o respeito às diferenças, reduzindo assim os casos de discriminação e bullying contra as crianças autistas”, complementou.

Em seu turno, o requerimento nº 213/24 sugeriu a instalação de lixeiras na Praça de Eventos e na região central de Jandira. Segundo o vereador, a ação deve proporcionar aos munícipes e visitantes os meios adequados para o descarte de resíduos, contribuindo para a preservação do meio ambiente e da saúde pública.

Vereador jandirense pede esclarecimentos sobre as obras de canalização de córregos em Jandira

Além de fazer questionamentos sobre os pontos de início das obras, Véinho também reivindicou ações de limpeza, desassoreamento e roçagem nos córregos da cidade durante o período de estiagem

Na 14ª Sessão Ordinária, dada em 07 de maio de 2024, o vereador Josenildo Ribeiro de Freitas (PL), o “Véinho”, apresentou o requerimento nº 226/24 à Câmara Municipal de Jandira. Aprovado pelos demais parlamentares, o texto pediu à Prefeitura esclarecimentos acerca das obras de canalização do córrego do Rio São João.

Véinho indagou os motivos de as obras terem iniciado pelos pontos que, segundo ele, não registram índice de alagamento, em vez de iniciarem em pontos mais críticos, como nas ruas Martin Luther King, Pedro Pereira Leite, Antonio Celestino, Antônio Rodrigues da Fonseca, Beira Rio, Esmeralda e Amaralina. Ele requisitou ainda ações de limpeza, desassoreamento e roçagem nas regiões mencionadas ao longo do período de estiagem.

“Vale ressaltar que o papel deste Legislativo é o de fiscalizar. Sendo assim, as informações levantadas serão necessárias para o exercício de tal atribuição”, pontuou o requerente. Depois da passagem pela Câmara, o documento foi enviado para a devida análise do Poder Executivo.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Circuito SESC de Artes ilumina a Praça Central Aniello Gragnano com diversidade cultural e criatividade em Jandira

No último fim de semana, a Praça Central Aniello Gragnano de Jandira foi o ponto …

Skip to content