Requerimento propõe cobertura fixa para a GCM no Tablado de Jandira
De acordo com o vereador Léo da Feira, a instalação da estrutura deve proteger e garantir mais comodidade aos guardas municipais que trabalham no local, principalmente nos dias de chuva; na data, o parlamentar também pediu a reforma do escadão existente na Rua Dom Pedro I, na Vila Ouro Verde
O vereador Leandro José Moreau (PSD), o “Léo da Feira”, apresentou o requerimento nº 111/25 durante a 7ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jandira, dada em 18 de março de 2025. Nele, o parlamentar sugeriu à Prefeitura as providências necessárias para a instalação de uma cobertura fixa para a GCM (Guarda Civil Municipal) na Área de Lazer, também conhecida como Tablado de Jandira.
Para Léo da Feira, a medida deve proporcionar mais conforto e segurança aos guardas municipais. “Em dias de chuva, eles acabam tendo que ficar dentro da viatura, o que dificulta o desempenho crucial na manutenção da ordem e da segurança”, comentou em sua justificativa.
No mesmo dia, o vereador também assistiu à aprovação de seu requerimento nº 110/25, que indicou a reforma geral do escadão localizado na Rua Dom Pedro I, na Vila Ouro Verde, incluindo a regularização dos degraus, pintura do piso, iluminação e instalação de corrimão. Em visita ao local, ele constatou a necessidade da reforma mencionada.
Após passagem no Legislativo Municipal, ambos os textos seguiram para as mãos do prefeito Henri Hajime Sato (PSD), o “Dr. Sato”.
Parlamentar pede utilização de energia solar nos prédios e espaços públicos de Jandira
Proposto pelo vereador Franklin Venancio, requerimento visa garantir, a longo prazo, mais sustentabilidade e economia à cidade
O requerimento nº 125/25 passou pelo plenário da Câmara Municipal de Jandira na 7ª Sessão Ordinária, ocorrida no dia 18 de março de 2025. Redigido pelo vereador Franklin Venancio da Silva Netto (PL), o documento cobrou da Prefeitura a implantação de energia fotovoltaica (energia solar) em todas as futuras obras de prédios e espaços públicos do município. Ele pediu ainda que fosse verificada, de forma individualizada, a possibilidade de instalação de energia fotovoltaica nos prédios já existentes.
De acordo com o parlamentar, a iniciativa deve contribuir com a preservação do meio ambiente, além de gerar economia aos cofres públicos. “A energia solar é o futuro – não só no Brasil, mas no mundo –, pois é uma energia limpa, que traz economia financeira, além de ajudar o meio ambiente”, sustentou na tribuna.
Em seguida, Franklin Venancio também assistiu à aprovação de seu requerimento nº 126/25, que contou ainda com a subscrição dos vereadores Marcos da Silva Ferreira (PSD), o “Beda”, e Michel de Oliveira Viana (Mobiliza), o “Michel Viana”. Nele, os autores reivindicaram a construção de uma escola em período integral no local onde, atualmente, se encontra a Escola Mariano Marcelino Nascimento, no bairro Sagrado Coração.
Segundo eles, a construção da nova escola deve proporcionar um ambiente de ensino mais adequado e seguro aos alunos, contribuindo para a redução da vulnerabilidade social na região. Depois da aprovação na Casa de Leis, os dois textos foram encaminhados para a análise do Poder Executivo.
Vereador requisita informações sobre o Cursinho Popular de Jandira
Como justificativa, Fábio Betera lembrou que o Cursinho Popular é um equipamento público fundamental para o ingresso dos jovens nas universidades, capaz de transformar a realidade dos estudantes; em outro requerimento, o parlamentar também pediu à Prefeitura a reforma da rede de esgoto na Rua Dom Helder Câmara, no Jardim São João
O requerimento nº 124/25 foi aprovado pelo plenário da Câmara Municipal de Jandira na 7ª Sessão Ordinária, em 18 de março de 2025. Assinado pelo vereador Fábio Camilo dos Santos (PT), o “Fábio Betera”, o documento requisitou ao Poder Executivo o envio de informações sobre o Cursinho Popular de Jandira à Casa de Leis.
No texto, o parlamentar questionou quantos alunos frequentam o Cursinho Popular e quantos professores estão cadastrados para lecionar atualmente. Perguntou ainda se há fila de espera e qual o número de turmas ou salas de aula existentes. Também indagou sobre materiais fornecidos aos funcionários e alunos.
“O cursinho Popular de Jandira é um equipamento educacional público fundamental para os jovens ingressarem nas concorridas vagas das universidades”, emendou em sua justificativa. Durante a sessão, o parlamentar convidou todos os colegas presentes em plenário para fazerem a subscrição do texto.
Na ocasião, Fábio Betera também propôs o requerimento nº 123/25, pelo qual recomendou a realização de estudo técnico e reforma da rede de esgoto na Rua Condominial Dom Helder Câmara, no Jardim São João. Segundo ele, a falta de adequação na rede de esgoto pode ocasionar a disseminação de doenças na comunidade.
Parlamentar jandirense reforça solicitação de reforma e ampliação da EMEB Vivico Pereira, no Jardim Gabriela III
Segundo Markinhos, autor do requerimento à Prefeitura, a iniciativa deve garantir mais conforto e segurança aos alunos e servidores da escola; na mesma sessão, o vereador indicou ainda a instalação de novo ar-condicionado e a manutenção dos equipamentos já existentes na UPA
O vereador Marcos Danilo de Sousa (PL), o “Markinhos”, submeteu dois requerimentos ao plenário da Câmara Municipal de Jandira na 7ª Sessão Ordinária, realizada no dia 18 de março de 2025. Por intermédio do documento nº 121/25, o parlamentar reivindicou à Prefeitura a reforma e a ampliação da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Vivico Pereira, localizada no Jardim Gabriela III.
Markinhos explicou que inúmeros pedidos de moradores e pais de alunos motivaram a elaboração do texto. Para ele, as ações devem beneficiar as crianças e os profissionais da Educação que atuam no local.
“Pedimos há bastante tempo a reforma e a ampliação daquela escola, já é algo bem antigo. Nós, que sempre estamos por ali, vemos as condições da quadra e da escola. Por isso, vamos continuar solicitando e, se Deus quiser, com muito trabalho, esforço e dedicação, vamos conseguir a ampliação da EMEB Vivico Pereira”, comentou durante a sessão.
Por sua vez, o requerimento nº 127/25 sugeriu a instalação de novo ar-condicionado, assim como a manutenção dos equipamentos já instalados na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade. Como justificativa, o proponente argumentou que a recente onda de calor vem gerando desconforto nos pacientes à espera de atendimento médico.
Em Jandira, presidente quer melhoria da segurança na Área de Lazer do Trabalhador
Além do reforço na atuação dos vigias, o vereador Silvio Cabeleireiro sugeriu o aumento das rondas da GCM no local, como forma de garantir a segurança e o bem-estar da população durante a prática esportiva; no mesmo dia, o parlamentar também pediu a implementação de faixa de pedestre e sinalização na Avenida dos Vessoni, no Centro
Na 7ª Sessão Ordinária de 18 de março de 2025, o vereador Silvair Soares de Brito (PP), o “Silvio Cabeleireiro”, colocou dois requerimentos em votação na Câmara Municipal de Jandira. No documento nº 118/25, o parlamentar requisitou à Prefeitura a melhoria da segurança na Área de Lazer do Trabalhador, também conhecida como Tablado de Jandira.
Silvio Cabeleireiro contou que seu requerimento foi redigido após queixas recorrentes dos munícipes. “Hoje, a cidade fornece várias atividades físicas para os cidadãos, especialmente para nossas crianças. Isso fez com que a população frequentasse mais o Tablado, aumentando o fluxo de pessoas no local. No entanto, às vezes, algum meliante ou pessoa em situação de rua se aproveita desse espaço. E muitos pais ficam desconfortáveis, porque eles não sabem quem está entrando ali”, relatou em plenário.
Segundo o autor, é preciso reforçar a atuação dos vigias e aumentar as rondas da GCM (Guarda Civil Municipal) no complexo, além de preparar os professores para lidar com a circulação de pessoas estranhas durante as aulas.
Já o requerimento nº 117/25 recomendou a implementação de faixa de pedestres e sinalização em frente à agência bancária do Bradesco, na Avenida dos Vessoni, região central de Jandira. Neste caso, o vereador ressaltou que as medidas devem garantir mais segurança aos pedestres, diminuindo o risco de acidentes no local.