Home / Carapicuíba / Confira tudo que aconteceu na 35ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Carapicuíba

Confira tudo que aconteceu na 35ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Carapicuíba

Prof. Naldo é autor de dois Projetos de Lei aprovados essa semana na Câmara

 

Proposituras foram apresentadas em segunda discussão nessa terça-feira (31)

 

O vereador Prof. Naldo (PT) é autor de dois importantes Projetos de Lei aprovados nessa terça-feira (31) na Câmara. O P.L. n° 3.243/2023 denomina de Zelimar dos Reis Oliveira à praça situada na Rua Xapuri (Jardim Colonial), prestando homenagem póstuma ao professor de História e comerciante, morador antigo de Carapicuíba. Já o P.L. n° 3.217/2023 declara de Utilidade Pública Municipal a Associação Cultural e Assistencial São Cosme e São Damião, localizada na Avenida Júpiter (Jardim Novo Horizonte).

Ronaldo Souza homenageia jornalistas e entidade que representa os órgãos de imprensa da região

Documento foi aprovado nessa terça-feira (31), durante a 35ª Sessão Ordinária da Casa

A Câmara de Carapicuíba aprovou, na manhã dessa terça-feira (31), a Moção n° 313/2023, de autoria do presidente da Casa, Ronaldo Souza (PSDB). O documento manifesta voto de congratulações à Associação Empresarial de Órgãos de Imprensa da Grande São Paulo (Asemorig). De acordo com o documento, a Asemorig vem desempenhando importante papel em favor da informação independente e democrática na região. Para receber a homenagem compareceram à 34ª Sessão Ordinária da Casa o presidente da entidade, jornalista Valter Wolff; e os cofundadores Hipólito Cândido; José Guedes; José Otávio da Silva; Fábio Mendonça e Ricardo Medina. No entanto, a lista de homenageados é mais extensa, contemplando 36 nomes e os três jornalistas que compõem a Assessoria de Imprensa da Câmara.

Vereador propõe Centro de Convivência da Terceira Idade na Vila Olivina

Indicação foi apresentada na Sessão Ordinário dessa terça feira (31)

O vereador Zé Amiguinho (PODE) apresentou, na 35ª Sessão Ordinária da Câmara de Carapicuíba, a indicação nº 1.725/2023, que solicita ao prefeito Marcos Neves (PSDB), e aos órgãos competentes, que faça um estudo com o objetivo de construir um Centro de Convivência da Terceira Idade na Rua Oiticica, 177, Vila Olivina.

 

Vereador solicita revitalização da praça da rua Henrique Gomes de Jesus, no Parque Jandaia

Indicação foi apresentada na Sessão Ordinário dessa terça-feira (31)

O vereador Dr. João Naves (PSDB) apresentou duas indicações na 27ª Sessão Ordinária da Câmara de Carapicuíba. Destaque para a de número 1.739/2023, que pede ao prefeito Marcos Neves (PSDB) a realização de limpeza e revitalização da praça localizada na Rua Henrique Gomes de Jesus, no Parque Jandaia. Já na indicação número 1.738/2023, o parlamentar solicita limpeza e revitalização da Viela João Ortega, situada à Rua Ercílio Lincoln, próximo ao número 115, também no Parque Jandaia.

Fotolegenda: Divulgação / CMC

Dr. João Naves é vereador e autor das indicações n° 1.738/2023 e 1.739/2023

Vereador pede aumento no Programa Emergencial de Auxílio Desemprego

Indicação foi apresentada nessa terça-feira (31), durante a 35ª Sessão Ordinária

O vereador Zezinho (Considerado), do MDB, apresentou na 35ª Sessão Ordinária da Câmara de Carapicuíba, a indicação nº 1.757/2023, solicitando ao prefeito Marcos Neves (PSDB) que faça uma análise do valor pago pelo Programa Emergencial de Auxílio Desemprego. Segundo o parlamentar, o pagamento aos beneficiados estaria abaixo da média, inclusive, do valor básico de uma cesta de alimentos. O ajuste desse valor faria com que mais pessoas se interessassem em participar do programa e seria um incentivo para o trabalho desenvolvido por essas pessoas no município.

Programa Emergencial de Auxílio Desemprego

O Programa Emergencial de Auxílio Desemprego é um programa de bolsa- auxílio ofertada durante seis meses às pessoas que estão desempregadas e que cumprem alguns requisitos sendo um deles ter residência fixa no município. Os trabalhadores que aderirem ao programa serão destinados a trabalhar nas Secretarias em cargos de ajudante geral, recebendo um valor de R$ 724,00, Ticket Sacolão e Vale Transporte.

Indicação propõe gratuidade no transporte público para os inscritos no ENEM

Ideia, que ainda será analisada pela Prefeitura, é de autoria do vereador Professor Ladenilson

Gratuidade no transporte público de Carapicuíba nos dias 05 e 12 de novembro para todos os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). É o que sugere o vereador Professor Ladenilson (MDB), por meio da indicação n° 1.727/2023, apresentada essa semana na Câmara. De acordo com o parlamentar, o benefício poderia ser concedido duas horas antes da abertura dos portões dos locais de prova até duas horas posteriores ao término do exame, mediante apresentação do documento de inscrição do ENEM, local de prova e documento de identificação.

Ainda segundo ele, trata-se do maior exame escolar brasileiro, porta de entrada para o Ensino Superior, além de já existir um precedente quando se proporciona a gratuidade no transporte público em dia de eleição. A medida garantiria o amplo acesso dos estudantes aos locais de prova, aumentando a participação dos jovens no ENEM e democratizando o acesso às universidades públicas e particulares. Em Carapicuíba, a iniciativa também iria ao encontro da política atual, que já concede o passe livre estudantil aos alunos da Rede Pública de Ensino e beneficiários de programas como FIES e PROUNI.

Declaração de Utilidade Pública

Professor Ladenilson ainda assina o Projeto de Lei n° 3.00/2022, que declara de Utilidade Pública Municipal a Associação de Defesa do Meio Ambiente e da Cultura de Carapicuíba e Região, o Ressavanar. O documento, apresentado para segunda discussão essa semana, foi aprovado por unanimidade dos votos.

Coleta de lixo

Também é de autoria de Ladenilson o requerimento n° 99/2023, que pede uma explicação da Prefeitura para a alteração nos horários de coleta de lixo na região da Cohab e se é possível que o serviço volte a ser executado até às 16h às segundas, quartas, sextas e sábados.

Vereador sugere programa de conscientização sobre violência contra a mulher em Carapicuíba

Guto José também comemorou aprovação de um Projeto de Decreto Legislativo de sua autoria

Preocupado com o bem-estar das mulheres carapicuibanas, o vereador Guto José (PODE) apresentou, nessa terça-feira (31), durante a 35ª Sessão Ordinária da Câmara, a indicação n° 1.766/2023, que sugere à Prefeitura a criação de um programa de conscientização sobre a violência de gênero. No documento, o parlamentar explica que tal violência pode assumir diversas formas, como a violência doméstica, violência psicológica e até o assédio sexual. Ainda segundo Guto José, uma campanha de conscientização poderia também desfazer os estigmas, demostrando que a violência não é culpa da vítima e que o apoio está disponível.

Hidroginástica para os PNE

Guto José também está solicitando, por meio da indicação n° 1.767/2023, que os portadores de necessidades especiais sejam incluídos nas atividades de hidroginástica oferecidas pela Prefeitura.

Título de Cidadã Carapicuibana

Também de iniciativa do parlamentar, a Câmara aprovou o Projeto de Decreto Legislativo n° 217/2023, que concede o título de Cidadã Carapicuibana à Marta Célia Silva, empresária que vive no município desde os 11 anos de idade e é proprietária de um Buffet no Parque Jandaia.

Vereador Fabinho Reis quer Centro de Manutenção para equipamentos ortopédicos e hospitalares

 

Indicação foi apresentada nessa terça-feira (31), durante a 35ª Sessão Ordinária

 

Por meio da indicação n° 1.764/2023, apresentada nessa terça-feira (31), durante a 35ª Sessão Ordinária da Câmara de Carapicuíba, o vereador Fabinho Reis (PSDB) está pedindo ao Executivo Municipal a criação de um Centro de Manutenção para o conserto de equipamentos ortopédicos e hospitalares, como: cadeiras de rodas, cadeiras de banho, bengalas e etc. Levando em conta a alta demanda desses equipamentos por parte da população e também que a maioria das organizações sociais possui equipamentos muitas vezes necessitando de pequenos reparos, o Centro de Manutenção seria, inclusive, um incentivo para aqueles que tem algum equipamento desse tipo em casa, mas que está com algum dano, sendo uma oportunidade de doar e ajudar alguém que necessita.

Também de autoria do vereador, a indicação 1.763/2023 sugere que sejam instalados aparelhos de ginástica na área localizada na rua Topázio, na altura no número 22, no bairro Vila Veloso. O local tem sido utilizado como área de descarte irregular de entulhos e, além de coibir a ação, a medida transformaria o espaço em área de lazer para a população.

Vereador pede recapeamento da rua Echaporã, no bairro do Ariston

Parlamentar assina outras quatro indicações apresentadas essa semana na Câmara

O vereador Bruno Marino (PT) está solicitando ao Executivo o recapeamento da rua Echaporã, localizada no bairro do Ariston. Além de ser uma rua extensa com fluxo intenso de veículos e pedestres, o estado do asfalto é motivo de preocupação, pois apresenta buracos por toda a sua extensão colocando em risco a segurança dos munícipes que circulam naquela região.

A mesma preocupação se dá com relação à Avenida Dois Córregos e à Rua Maracaí, ambas também no bairro do Ariston. As vias estão próximas à entrada da EMEI Pequeno Príncipe e, devido à má condição do asfalto, representam insegurança, tanto para as mães que levam seus filhos para a escola quanto para a população que reside no local.

Vereador solicita a contratação de psicólogo para atender alunos com TEA na EMEI Pequeno Aprendiz  

Indicação foi apresentada na 35ª Sessão da Câmara Municipal de Carapicuíba

O vice-presidente da Câmara de Carapicuíba, Sheriff Paulo Costa (PODE), apresentou diversas indicações nessa terça-feira (31), durante a 35ª Sessão Ordinária da Casa. Destaque para a indicação nº 1.749/2023, que pede ao prefeito Marcos Neves (PSDB) e aos órgãos competentes que estudem a possibilidade de realizar uma reforma geral na EMEI Pequeno Aprendiz, localizada na Avenida Jatobá, na Vila Velozo. Além disso, o parlamentar solicita a contratação de um psicólogo para atender as crianças com Transtorno do Espectro Autista, e um vigia para garantir a segurança dos alunos, bem como a implantação de um playground na unidade.

A indicação n° 1.750/2023 solicita o serviço de desobstrução de bueiros na Rua Gerbera, nº 163, Jardim Alto de Santa Luzia.

Outro pedido importante de Sheriff Paulo Costa essa semana é a indicação nº 1.751/2023, que pede ao Executivo serviço de conserto em galeria de águas pluviais na Rua Caramuru, n° 25, no Jardim Ana Estela.

 

 

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Entrevista com o palestrante e organizador de eventos Felipe la Rosa no Granja News Cast EP/21

No programa 21 do Granja News Cast entrevistamos Felipe La Rosa , palestrante e organizador …

Skip to content