Vereador cogita atendimento tributário digital em Jandira
Em seu requerimento à Prefeitura, vereador Pastor Gilson de Souza sugeriu que os cidadãos possam resolver por aplicativo de mensagem questões relacionadas ao parcelamento de dívidas, revisão de IPTU, cadastro de empresas, etc; no mesmo dia, ele também indicou a criação de um Centro de Especialidade do Idoso na cidade
O vereador Gilson Rodrigues de Souza (PP), o “Pastor Gilson”, colocou dois requerimentos em votação na 37ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jandira, realizada no dia 19 de novembro de 2024. O documento nº 532/24 sugeriu à Prefeitura a implementação do atendimento tributário digital no município, por intermédio do aplicativo de mensagem WhatsApp.
Segundo Pastor Gilson, a ação deve permitir que os cidadãos resolvam questões como parcelamento de dívidas, revisão de IPTU, cadastro e alteração de empresas, diretamente pelo celular, de forma rápida e acessível.
“Essa inovação ajudaria a reduzir filas e otimizar o atendimento, sendo especialmente útil para pessoas com dificuldade de locomoção ou com horários restritos. Além disso, a iniciativa está alinhada com as práticas de modernização da gestão pública, promovendo uma administração mais eficiente e acessível para todos”, argumentou o parlamentar.
Por sua vez, o documento 533/24 solicitou a realização de estudos e providências necessárias para a implementação de um Centro de Especialidade do Idoso em Jandira. Para o requerente, tal estrutura “facilitará o acesso a exames, consultas e atividades de prevenção, promovendo a saúde e o bem-estar do idoso e reduzindo a necessidade de deslocamentos frequentes para outras localidades”.
Ambos os textos foram aprovados na data e enviados para a análise do Poder Executivo.

Vereador solicita a realização de exame oftalmológico nas escolas municipais de Jandira
Colocado por Anderson Apolo, requerimento atende à reivindicação dos próprios munícipes; na data, o parlamentar também cobrou a instalação de anilhas no córrego que cruza a Rua Nicolau Maevsky, no bairro Velho Sanazar
Dois requerimentos de autoria do vereador Anderson Teixeira de Oliveira (Avante), o “Anderson Apolo”, foram aprovados pela Câmara Municipal de Jandira na 37ª Sessão Ordinária de 19 de novembro de 2024. No primeiro documento, de número 500/24, o parlamentar requisitou à Prefeitura a implantação de exame oftalmológico nas escolas municipais de Jandira. Em sua justificativa, o proponente argumentou que sua solicitação atende à reivindicação de diversos munícipes.
Por sua vez, o requerimento nº 501/24 recomendou a instalação de anilhas no córrego que cruza a Rua Nicolau Maevsky, na altura do número 888, no bairro Velho Sanazar. “Os moradores estão fazendo questionamentos sobre o mau cheiro e eventuais alagamentos no local mencionado”, alertou Anderson Apolo.

Requerimento prevê alfabetização midiática na rede municipal de ensino de Jandira
Proposta pelo vereador Léo da Feira, a medida busca desenvolver o pensamento crítico dos alunos, combater a disseminação de informações falsas, além de incentivar o uso responsável da internet e das redes sociais
O requerimento nº 535/24 passou pelo plenário da Câmara Municipal de Jandira na 37ª Sessão Ordinária, em 19 de novembro de 2024. Assinado pelo vereador Leandro José Moreau (PSD), o “Léo da feira”, o texto prevê a inclusão da alfabetização midiática e informacional (AMI) no currículo escolar da rede municipal de educação.
A iniciativa busca desenvolver o pensamento crítico dos alunos, combater a disseminação de informações falsas, além de incentivar o uso responsável da Internet e das redes sociais. “A educação midiática tem como objetivo desenvolver a habilidade das pessoas de identificar diferentes mídias e garantir que elas saibam diferenciar quando as informações transmitidas são confiáveis ou não. Ela também desenvolve as habilidades necessárias para interagir de acordo com os objetivos e normas dos diferentes canais”, esclareceu Léo da Feira em sua justificativa.
O parlamentar lembrou ainda que a educação midiática não se limita apenas à Internet, englobando todos os veículos de comunicação – como, por exemplo, jornais, revistas, televisão e rádio. Depois da aprovação na Casa de Leis, a matéria seguiu para as mãos do prefeito Henri Hajime Sato (PSD), o “Dr. Sato”.

Projeto de Lei propõe implantação do “Espaço Motoboy” em Jandira
Colocada pelo vereador Franklin, a matéria tem a finalidade de criar um espaço de apoio aos motoboys nas proximidades do Centro Comercial Casa São Pedro e ao lado do Terminal Rodoviário do Fátima; estrutura deve contar com banheiro, mesas, cadeiras e tomadas com saída usb, a fim de garantir mais comodidade e segurança à categoria
Na 37ª Sessão Ordinária de 19 de novembro de 2024, o vereador Franklin Venancio da Silva Netto (PL) apresentou o Projeto de Lei nº 77/24 ao plenário da Câmara Municipal de Jandira. A propositura dispõe sobre a implantação do chamado “Espaço Motoboy” nas proximidades do Centro Comercial Casa São Pedro, na Via de Acesso João de Góes, e ao lado do Terminal Rodoviário do Jardim Nossa Senhora de Fátima.
Franklin Venancio explicou que o “Espaço Motoboy” consiste em um ponto estratégico exclusivo para a parada desses profissionais, durante o período de trabalho. De acordo com o texto, o espaço deverá oferecer banheiro, mesas, cadeiras e tomadas com saída usb.
A iniciativa busca proporcionar mais comodidade e segurança à categoria, reconhecendo sua contribuição para a economia e para a sociedade jandirense. “É uma classe que vem crescendo e emprega muitos trabalhadores, inclusive na cidade. Por isso, eu tenho a honra de apresentar esse projeto, pelo qual pedimos que esses trabalhadores tenham mais dignidade. Não é fácil trabalhar de moto! Não é como o carro, onde você está num espaço coberto e não vai pegar chuva, não vai pegar sol. Os motoboys enfrentam sol, chuva, qualquer condição climática, passando por essas adversidades sem ter um suporte”, alertou o parlamentar na tribuna.
Ele destacou ainda a crescente importância dos motoboys, especialmente após a pandemia de Covid-19, que alterou o padrão de consumo das pessoas e aumentou a demanda por entregas rápidas.
Com a passagem pela Casa de Leis, o projeto foi remetido para a devida apreciação do Poder Executivo.

Câmara de Jandira aprova Orçamento Municipal para 2025
No próximo ano, orçamento total da cidade fica estimado em mais de R$ 746 milhões
Depois de ser discutido pelos vereadores e pela população em dois dias de Audiência Pública no início do mês, o Projeto de Lei n° 72/24 foi aprovado pelo plenário da Câmara Municipal de Jandira com oito votos a favor durante a 37ª Sessão Ordinária, ocorrida em 19 de novembro de 2024. A matéria, encaminhada à Casa de Leis pelo prefeito Henri Hajime Sato (PSD), o “Dr. Sato, estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício de 2025.
De acordo com os dados apresentados, o orçamento total previsto para o próximo ano é de R$ 746.838.273,29. Deste montante, deverão ser destinados à Secretaria Municipal da Educação quase R$ 215 milhões e à Saúde cerca de R$ 141 milhões.
Já a pasta da Segurança Pública, outra área considerada essencial pelos cidadãos, contará com mais de R$ 50 milhões. Também estão previstos por volta de R$ 47 milhões à Secretaria de Meio Ambiente, pouco mais de R$ 7 milhões à Secretaria de Esportes e R$ 2 milhões e seiscentos mil à Cultura.
Após tramitação no Poder Legislativo, o projeto retorna agora para a devida sanção do chefe do Executivo.

Granja News O Jornal da Granja Viana e Região
