Home / Cotia / Conheça o cotiano Bruno Ferreira, criador do maior clube de stand-up da região oeste Metropolitana de São Paulo

Conheça o cotiano Bruno Ferreira, criador do maior clube de stand-up da região oeste Metropolitana de São Paulo

Por: Eduardo Kuntz Fazolin

Quem não curte dar uma boa risada, não é mesmo? Pensando na nossa região, o comediante, designer gráfico e especialista em criatividade, Bruno Ferreira, viu como a zona oeste carece de opções de humor para quem quer se divertir. Vindo de Cotia e se fazendo stand-up desde 2015, Bruno foi aluno de Vinícius Antunes (Cacofonias ex- roteirista do Zorra da Rede Globo) também foi aluno do Márcio Ballas e Larissa Câmera da Casa do Humor, já fez show com a Nany People, Giovani Braz e Duca Pantaleão, Raphael Carvalho e Jefinho Farias da (A Praça é Nossa – SBT) e vários outros nomes conhecidos humor brasileiro.

Com todo o seu conhecimento, o comediante abriu o Caracas Comedy em 2021, localizado no Plaza Shopping Carapicuíba. Atualmente, o clube de comédia é considerado o maior de toda a região da zona oeste de São Paulo, que já recebeu nomes como Rogério Morgado, Oscar Filho, Igor Guimarães, Diogo Portugal, Léo Lins, Dihh Lopes, Márcio Donato e vários outros. Vamos conhecer mais do Bruno Ferreira e de seu projeto tão promissor na nossa região

Foto: Bruno Ferreira em apresentação no Caracas Comedy

 

Foto: Rogério Morgado, Léo Lins, Bruno Ferreira e Nany People em apresentação no Caracas Comedy

Você já fez vários shows com grandes artistas da comédia, qual é o seu maior sonho de colaborar junto?

Estou há 8 anos na comédia, porém ainda não dividi o palco com os dois comediantes que me inspiraram a fazer humor, Rafinha Bastos e Danilo Gentili, queria um dia ter a honra de fazer algo juntos.

Foto: Bruno Ferreira na gravação do especial de comédia “Madeirada” no Clube Barbixas

Com o seu clube, o Caracas Comedy, o que você mais aprendeu com ele que influenciou sua carreira?

No Caracas Comedy aprendi a trabalhar com mais profissionalismo nas minhas produções, como conduzir os shows e também saber ler a platéia, aquele “Feeling” de saber o que o público mais gosta, por conta do Caracas acabo assistindo muitos espetáculos e assim aprendo um pouco com cada um deles.

Foto: Igor Guimarães, Abner Muzer, Bruno Ferreira, Yago Flauzino, Rafael Marinho, Renato Tortorelli, Fábio Gueré, Daniel Pinheiro, Léo Lins e Nany People no Caracas Comedy

Você acha que o público da zona oeste, carapicuíba, tem um humor mais diferente? Como você classifica diferentes públicos?

Carapicuíba é uma região periférica, assim como outras cidades da zona oeste como: Osasco, Barueri, Jandira, Cotia e Itapevi. Percebo que nessas regiões o público gosta de piadas regionais. Quando o comediante faz piadas assim eles se sentem mais atraídos, como são cidades que não está tão longe do grande centro não muda tanto o tipo de público não.

Foto: Bruno Ferreira no Gastro Comedy em Jandira

Recentemente, o Brasil entrou em uma discussão sobre qual é o limite do humor e como ele deve ser produzido, qual é a sua opinião neste tópico?

O humor não deve ter limite, o ambiente sim. Creio que o humor é uma obra de ficção igual a gêneros como: Drama, Terror, Suspense. Se o estilo do humor que a pessoa está consumindo não agrada, só não consuma, exemplo: não curto filme de terror, sabe o que eu faço? Somente não assisto, não faz sentido algum eu com o meu gosto pessoal tirar o direito de alguém gostar de algo. Portanto tem que ser a mesma coisa com a comédia, se gosta do estilo consuma, se não gosta é simples e fácil: não consuma.

Como você se prepara para uma apresentação de stand-up? Existe algum ritual ou técnica específica que você utiliza para entrar no clima certo?

Para subir no palco sempre preparo o meu set de piadas antes do show, um breve roteiro em tópicos, divido a piadas por nome, mas não prendo totalmente a elas, até porque acontecem situações em um show de humor que não podem passar despercebidas pelo comediante, sempre falo a comediantes mais novos assim: – Quando subir no palco se divirta, pois o público sente isso e fica muito melhor a entrega do show!

Resumidamente é isso que faço, vou com um breve roteiro mais me divirto e interajo com a plateia para que eles se sintam parte do espetáculo.

Foto: Bruno Ferreira em apresentação para mais de 1000 pessoas no Plaza Shopping Carapicuíba

Como você acredita que o humor pode ter um impacto positivo na vida das pessoas? Existe alguma mensagem que você tenta transmitir através das suas piadas?

O “humor salva” quando você está rindo de uma situação, você se coloca há uma distância dela e vê o lado engraçado daquilo. Todos os tipos de assuntos, seja do mais bobo ao o mais sensível, pode ser revertido a graça. Procuro levar em meu show alegria as pessoas, fazer as pessoas rirem me motiva, creio que Deus quer que as pessoas sejam mais felizes, no meu show solo falo sobre isso no final. Nunca um humorista sai de casa para abalar ninguém, queremos que os espectadores se divirtam ao máximo, se for para falar uma mensagem seria essa. Sou cristão não quero nunca o mal de ninguém, quero só que por um momento esqueça dos seus problemas, assim a vida fica mais leve.


Foto: Bruno Ferreira em apresentação Bixiga Comedy Club em São Paulo

Quem é ou qual foi sua maior inspiração para sua carreira?

Goste de alguns gringos a forma que eles abordam temas sensíveis como Dave Chapelle, Bill Burr, Anthony Jeselnik com um humor mais ácido. Outras referências aqui brasileiras como o Rafinha Bastos, Maurício Meirelles, Danilo Gentili, Murilo Couto e Léo Lins. Tive muitas referências no humor quando mais jovem, como a série ” Eu, a Patroa e a Crianças”, “Chaves”, ” Um Maluco no Pedaço”, tudo que tinha de humor eu consumia desde pequeno.

Foto: Bruno Ferreira em apresentação My F. Comedy Club em São Paulo

Qual você diria que é o futuro do Caracas Comedy, e como você acha que será os seus próximos passos como comediante?

Sobre o Caracas Comedy ,creio que precisam ter todos os tipos de noites de humor, exemplos: Noite de humor mais ácido, humor mais leve, humor de gêneros, humor das mulheres, dos homens, negros, brancos, pardos, raças, credos e religiões, novos comediantes também, quanto mais tiver humor de todos ao estilos mais o comedy se consolida.

Enquanto meus próximos passos como comediante, estou no meu terceiro show solo e lapidando ele, quero rodar o Brasil com esse show fazer em vários comedy’s e teatro para diferentes públicos, assim vai amadurecendo e melhorando o texto do show, um dia também quero fazer um show de “Improviso de stand up”. É muito difícil pois a mente do comediante tem que estar totalmente antenada para fazer um show construído na hora, mas seria surreal fazer algo assim, exemplo: pegar um tema da plateia e desenvolver na hora no palco, interagir e evoluir as piadas, tem que ter uma baita maturidade como comediante, essa é a meta a ser alcançada.

 

Se você pudesse dar uma dica para alguém que está começando no humor agora, qual seria?

Primeira dica: anote o tempo todo, pois a comédia é observação do mundo. E a segunda dica: entenda o que faz as pessoas rirem e se divirta, depois de subir no palco várias vezes, percebemos isso e começamos a ir para outro pensamento que se chama “O que eu quero falar”. Depois o próximo passo é “O que eu preciso falar”. E por último “fique calmo, você vai achar a sua persona”. Persona é algo que ao subir no palco praticamente “encarnamos” é algo que só conseguimos tendo diversas experiências, uma hora você percebe que se sente tão bem fazendo aquilo, e é nessa hora que entramos em um flow criativo e a comédia flui.

Você gostaria de deixar uma piada para motivar os leitores do Granja News para irem visitar o seu show e o Caracas Comedy?

Respondi tão bem as perguntas aqui que posso ser comparado aos melhores jornalistas desse país como o William Bonner, Cid Moreira, Felipe Neto… Ah não brincadeira pessoal, o Cid Moreira já se aposentou! Venham me assistir seja no Caracas Comedy ou em outros lugares estou com meu novo show solo ” Vem com o Pai” rodando por todo o Brasil, fique de olho nas minhas redes sociais segue lá @o.brunoferreira valeu e boas risadas pra vocês.

 

Para saber mais do Caracas Comedy, confira as informações sobre o local:
Ingressos para próximos shows: https://www.sympla.com.br/produtor/caracascomedy

Endereço: Estr. Ernestina Vieira, 149 – Vila Silviania, Carapicuíba – SP, 06382-260
Telefone: (11) 9 9556-3171
Instagram: @caracas.comedy

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Dia 07/12/2023 Granja News Cast com Priscilla Debellis da Vero Confeitaria no canal do Youtube do Granja News.

No programa 10 do Granja News Cast entrevistamos Priscilla Debellis da Vero Confeitaria Nesse episódio …

Skip to content