Home / Cotia / Cotia realiza 1º Encontro Municipal de Combate à Exploração Sexual de crianças e Adolescentes

Cotia realiza 1º Encontro Municipal de Combate à Exploração Sexual de crianças e Adolescentes

cobate exploração foto 2Na quinta-feira (18), Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de Cotia realiza o 1º Encontro Municipal de Ação de Combate à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, no Espaço Movimenta Cotia. O evento, das 9h às 13h, contará com palestras e discussões a respeito do enfrentamento e conscientização sobre este tipo de crime e é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e o Fundo Social de Solidariedade.

Para participar é preciso fazer a inscrição pelo telefone 4703-3549, ramais 3678 e 3692 (com Vilcélia ou Elaine), ou ainda, pelo email protecaobasica.especial@cotia.sp.gov.br.

As palestras serão ministradas por Maria Amélia de Sousa e Silva, psicóloga, psicodramatista, especialista em violência doméstica pelo LACRI/USP; Manoela de Oliveira Lainetti, psicóloga e mestre em psicologia Social pela PUC/SP; Antônio Rivaldo Brasil de Lima, psicólogo do Centro de Referência às Vítimas de Violência do Instituto Sedes Sapientiae, e Osmar de Souza Khill, pedagogo e guarda civil municipal de Cotia responsável pelo Projeto Educando.

Neste ano, as ações são norteadas pelo tema “Faça Bonito – proteja nossas crianças e adolescentes”, proposto pela Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Ministério da Justiça e Cidadania, em que a sociedade é convocada a assumir a responsabilidade na prevenção e enfrentamento do problema da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Denúncias sobre exploração e abuso sexual devem ser feitas pelos telefones 190 ou 4703-5813 (Polícia Militar), 153 ou 4616-2835 (Guarda Civil Municipal), 4703-5813 (Conselho Tutelar de Cotia), 4611-1763 (Conselho Tutelar de Caucaia do Alto).

Sobre o Dia Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual

O dia 18 de maio foi escolhido como Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes porque nesta data, em 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Uma garota de oito anos de idade que foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.

O objetivo da campanha é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

Serviço
1º Encontro Municipal de Ação de Combate à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes Dia 18 de maio – das 9h às 13h Espaço Movimenta Cotia – Rua Senador Feijó, 110, Centro

Programação:
9h às 9h20: Boas-vindas, abertura, apresentação
9h30 às 9h45: Filme curta metragem: Como acontece o abuso sexual de crianças
9h45 às 11h: Palestra: Desafios no atendimento de crianças vítimas de violência sexual 11h às 11h15: Coffee break
11h15 às 12h15: Palestra (parte II): Desafios no atendimento de crianças vítimas de violência sexual
12h15 às 12h50: Palestra: A Importância da família na criação e educação dos filhos
12h50 às 13h: Agradecimentos e encerramento

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Covid19: Cotia reduz para 60+ a idade para recebimento da dose adicional da vacina

Foto: Alexandre Rezende A partir dessa sexta-feira (24/09), a Secretaria de Saúde de Cotia começa …

Skip to content