Home / Cotia / Cotia registra uma das menores taxas de mortalidade infantil da região, diz Seade

Cotia registra uma das menores taxas de mortalidade infantil da região, diz Seade

Os números divulgados pelo Seade ratificam o levantamento feito pela Secretaria da Saúde, em 2018. A queda foi anotada em 2017

médica manipulando boneca em palestra sobre gravidez de alto risco
Na Clínica da Mulher, gestantes de alto risco participam de palestras e recebem orientação especializada (Foto: Vagner Santos)
Nas últimas semanas, a Fundação Seade divulgou a taxa de mortalidade infantil referente ao ano de 2017 dos municípios paulistas. Os números mostram que Cotia teve uma das menores taxas na Região Oeste da Grande São Paulo: 7,6 óbitos por mil nascidos vivos. O resultado ratifica um levantamento feito pela própria Secretaria de Saúde, no início de 2018, que mostrou que a cidade teve uma taxa de 7,5.

Os números divulgados pela Fundação Seade traçam um panorama sobre a evolução centenária das estatísticas vitais do Estado de São Paulo, produzidas a partir de informações enviadas pelos Cartórios de Registros Civil dos municípios. Entre estas informações, estão os números referentes à mortalidade infantil.

Entre as cidades da região, com mais de 220 mil habitantes, Cotia foi a que teve a menor queda de mortalidade infantil. A queda na taxa, entre os anos de 2016 e 2017, chegou a 41,9%, já que em 2016 a taxa de mortalidade em Cotia havia ficado em 13,1, de acordo com o Seade.

O prefeito Rogério Franco comemorou o resultado e afirmou que com as melhorias implantadas na saúde pública da cidade a expectativa é que o resultado melhore ainda mais nos próximos levantamentos. “Com gestão conseguimos dirimir uma grande demanda que tínhamos reprimida por consultas médicas. Hoje, a gestante consegue fazer o seu pré-natal com tranquilidade, otimizamos as agendas dos pediatras. Entre as nossas prioridades está o cuidado com a saúde das pessoas”, disse o Chefe do Executivo.

O prefeito salientou ainda, que a Secretaria de Saúde tem atendimento especializado para gestantes de alto risco. “Identificado o risco na gestação pelo GO da UBS, a gestante já é encaminhada para a Clínica da Mulher, onde recebe acompanhamento específico para o seu caso”, salientou o prefeito. No local, as gestantes também recebem orientação sobre cuidados durante a gravidez e com o recém-nascido.

Taxa de mortalidade infantil – Cotia

2013             2014             2015             2016             2017

9,4                8,5                10,8              13,1              7,6

Fonte: Fundação Seade

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Prefeitura de Cotia cria cadastro e Carteira de Identificação do Autista (CIA)

Documento tem validade no território de Cotia e facilitará o acesso ao atendimento prioritário, garantido …