Home / Carapicuíba / Escolas de Carapicuíba retiram cerca de 14 mil litros de óleo usado do meio ambiente

Escolas de Carapicuíba retiram cerca de 14 mil litros de óleo usado do meio ambiente

A campanha “Lugar de óleo de Cozinha usado é na Escola” garantiu grandes resultados em Carapicuíba neste ano de 2019. As unidades municipais coletaram o total de 14 mil litros de óleo, que receberam a destinação correta, evitando a contaminação de rios e lagos. Os números foram apresentados durante o evento de encerramento anual do programa “‘Meio Ambiente nas Escola’.

Parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, com o Instituto Socioambiental Auá, a cidade mantém o projeto nas mais de 45 escolas municipais, que tornam-se pontos de coleta de óleo usado de cozinha. Recolhido, o material é destinado à empresa especializada, podendo ser reciclado e encaminhado para produção de biodiesel.

Só no segundo semestre de 2019, o projeto “Lugar de Óleo de Cozinha Usado é na Escola” recolheu mais de 7 mil litros. Se comparado ao ano de 2018, a cidade dobrou os números, frutos da mobilização e colaboração de alunos, familiares e comunidade escolar, que auxiliam na preservação do meio ambiente.

Na Emei Letrinhas Mágicas a quantia alcançada chegou a mais de 700 litros durante o ano. Já na Emei Evani Tortorelo, as coletas chegaram a 1300 litros. Recordista, a Emef Nai Molina do Amaral somou mais de 1500 litros arrecadados.

Para o próximo ano, a iniciativa já prepara atividades de educação ambiental na grade curricular pedagógica e espera aumentar ainda mais a quantidade de óleo arrecadado.

Como contribuir
Para ajudar com o programa basta levar o óleo usado e já frio numa garrafa pet limpa, até a escola municipal mais próxima de sua casa. No local, profissionais capacitados auxiliam o descarte nos tambores coletores.

Sobre Hostmarx

Leia também

Presidente da Câmara de Carapicuíba, vereador Guto, pede criação de programa de proteção às mulheres

    Parlamentar também sugere que sejam intensificadas as rodas policiais na cidade   O …