Home / Educação / Estudantes podem solicitar ou revalidar o BOM Escolar a partir de 7 de janeiro
imagem de ônibus da EMTU alinhados num pátio
Foto: Divulgação/EMTU

Estudantes podem solicitar ou revalidar o BOM Escolar a partir de 7 de janeiro

Começa em 7 de janeiro (segunda-feira) o prazo para que os interessados em utilizar o Passe Livre ou Passe Escolar (Meia Tarifa) em 2019 preencham os formulários de requisição ou revalidação. O pedido desse benefício a ser usado nas linhas metropolitanas da EMTU/SP deve ser realizado por meio do link www.emtu.sp.gov.br/passe.

Quatro dias antes, em 3 de janeiro, as instituições de ensino iniciarão o cadastramento de estudantes e professores que desejam usar o benefício no transporte intermunicipal no ano letivo de 2019. O processo é realizado pelo portal www.emtu.sp.gov.br e é necessário para viabilizar a requisição do aluno.

A venda de créditos eletrônicos (Meia Tarifa) e a validação da cota a ser feita mensalmente (Passe Livre) estarão disponíveis a partir do dia 1º de fevereiro.

Novidades
A partir de 2019, as escolas devem informar a data de conclusão de curso de seus alunos. Esse dado tem que constar no cadastro do estudante e poderá ser visualizado por ele na requisição. No caso de qualquer informação divergente, a correção deverá ser solicitada à secretaria da instituição de ensino.

Os requisitantes também devem prestar atenção nos documentos que passam a ser obrigatórios neste ano. No caso da primeira solicitação do benefício, é necessário que os interessados enviem uma foto 3 x 4 recente, acompanhada da cópia do RG (frente e verso), além dos outros documentos listados no site.

No caso da revalidação, também é necessário o envio de uma foto 3 x 4 atual e da documentação informada no portal. A diferença é que, para quem for revalidar, é possível substituir a cópia do RG pela cópia da CNH (ambos frente e verso).

Em 2018, a solicitação dos cartões ou carteiras foi aprimorada e passou a ser feita por meio digital. Desta forma, todos os documentos são digitalizados e anexados no momento em que o formulário online estiver sendo preenchido. A dica é que o estudante já deixe essa documentação salva em um arquivo no computador para agilizar o processo de envio das imagens à EMTU/SP.

Quem tem direito
Para solicitar o Passe Livre por baixa renda, o interessado deve acessar o site, preencher o formulário de cadastramento com a composição de renda familiar, situação ocupacional e rendimento de cada membro da família, e encaminhar a documentação exigida na legislação que comprove as informações. Se a renda per capita for inferior a 1,5 salário mínimo,o cadastro é concluído e é gerado o boleto no valor de R$ 21,35 (dez 2018). Se não preencher os requisitos, a solicitação pode ser feita para o Passe Escolar (Meia Tarifa) com o pagamento do mesmo valor.

Tem direito ao Passe Livre ou ao Passe Escolar nas linhas metropolitanas somente o estudante que residir em um município e estudar em outro.

O professor pode requisitar a meia tarifa se residir em um município e lecionar em outro da mesma região metropolitana.

Estudantes e professores têm direito à cota mensal de 48 viagens para o passe livre e de 50 viagens desde fevereiro, e em dezembro, devido às férias escolares, será oferecida meia cota para o Passe Livre e 30 viagens/linha para meia tarifa.

Todas as informações sobre a concessão do benefício estão disponíveis no link www.emtu.sp.gov.br/passe.

BOM Escolar 2018 em números
Em 2018 quase 160 mil alunos (passe livre ou meia-tarifa) e professores (meia-tarifa) tiveram seu benefício emitido ou revalidado nas cinco regiões metropolitanas do Estado:

São Paulo – 122.480 (Cartão BOM Escolar)
Baixada Santista – 14.962 carteiras
Campinas – 7.106 carteiras
Vale do Paraíba/Litoral Norte – 8.080 carteiras
Sorocaba – 6.068 carteiras

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Alunos de escolas municipais de Cotia recebem certificado por desempenho em olimpíadas escolares

Prefeito Rogério Franco entregou a homenagem aos estudantes e aos seus professores. Alunos protagonistas também …