A internet brasileira entrou em polvorosa no mês passado com a divulgação do lyric video da música “Swish Swish”, da cantora estadunidense Katy Perry em parceria com o rapper conterrâneo de origem trinidadiana Nicki Minaj. Tudo porque a cantora brasileira Gretchen foi a estrela da produção.
O que muitos ainda não sabem é que o vídeo e a coreografia ficaram a cargo da empresa FitDance, estabelecida há cerca de três anos e em franca expansão pelo país, já inclusive colocando o pé em territórios internacionais como Argentina, Peru, México e Estados Unidos. Além disso, a marca tem forte presença digital, com centenas de milhões de visualizações mensais em seus canais no YouTube.
No final de julho, a equipe do Granja News foi a São Paulo conversar com Marcos Soares, um dos coachs da marca, para aprender mais sobre a modalidade, o vídeo com Gretchen e a aula especial que eles estão preparando para a Granja Viana no dia 19 de agosto na unidade local da academia Bodytech.
Padrão e avaliação
Marcos frisou dois pontos ao longo de nossa conversa com ele. Um deles é o princípio mais importante do FitDance: o padrão. “Hoje, você faz uma aula em São Paulo, viaja para o Norte ou para o Nordeste e faz a mesma aula”, explica. O outro ponto é o rigor na seleção dos instrutores. “Somos a única empresa que tem treinamentos semanais gratuitos para os instrutores. Nós poderíamos ter 15 mil instrutores, mas temos 3 mil, justamente porque temos sistema de avaliação”, diz. A empresa projeta 6 mil instrutores para o final do ano. Além dos treinamentos semanais, os instrutores, que pagam uma taxa para o direito de usar a marca, têm acesso a educação continuada on-line e descontos em produtos.
A ideia é que os profissionais não apenas assimilem os conceitos da dança, mas saibam também passá-los de forma clara e bem organizada aos alunos.
Coreografando os hits
A força do padrão do FitDance não significa que uma mesma trilha sonora toque em todos os locais que trabalham a modalidade. “O que a FitDance faz é coreografar o que o povo gosta de dançar. São repertórios e músicas diferentes. Nós trabalhamos sobre a emoção, pesquisamos qual música a região mais gosta e criamos um padrão para ela”, explica Marcos.
“Swish Swish”
Em 3 de julho, o lyric video do single “Swish Swish”, da cantora Katy Perry em parceria com o rapper Nicki Minaj, foi ao ar e logo a internet brasileira foi à loucura – pudera, a cantora e musa dos gifs Gretchen foi a estrela da produção, gravada no Colégio Salesiano em Salvador, Bahia, ao cabo de oito horas.
Marcos explica como a FitDance e a Gretchen foram parar no vídeo da artista pop, que atingiu 10 milhões de visualizações em dois dias. “A Gretchen já tinha nos conhecido no canal Multishow por causa de um quadro que temos lá. A assessoria dela recebeu o convite da Katy e a Gretchen quis gravar com a gente. Ela entrou em contato com a nossa assessoria e nós, claro, abraçamos a causa. Fizemos o clipe com a Agência Califórnia (gerenciada por Fábio Duarte, que é também presidente da FitDance) e com a ‘direção’ dela.”
Segundo Marcos, a empresa tem parcerias com várias gravadoras e artistas “As gravadoras pedem para colocarmos suas músicas no nosso canal, o que vale mais a pena do que tocar em uma rádio regional. A gente brinca e chama isso de ‘canhão de marketing’ porque poucas empresas conseguem tanta visualização em tão pouco tempo”, conta, referindo-se ao desempenho dos vídeos da marca no YouTube.
Outras parcerias com músicos incluem Shakira, Justin Timberlake, Luan Santana, Léo Santana, Henrique & Juliano e Fernando & Sorocaba.
Diferenças para a Zumba
Perguntamos a ele a diferença entre a FitDance e a Zumba, outro febre das academias. “Além do sistema de aprovação e reprovação dos instrutores, tem a seguinte questão: ninguém sai para ‘dançar Zumba’, mas sai para ‘dançar FitDance’”, explica.
O que esperar do evento na Granja?
No dia 19 de agosto (sábado), às 11h, a unidade Bodytech no Shopping Granja Vianna promoverá uma aula especial de FitDance para marcar a inclusão da modalidade em sua grade. Marcos, que ministrará a aula, adiante que os participantes podem esperar muita alegria e diversão. “A FitDance se baseia nos 5 Ds: dança, divertido, dinâmico, democrático e desafiador. A ideia é promover alegria por meio da dança”, diz. “Muito mais que uma aula de dança, nós falamos que é uma experiência. Nós conseguimos trazer para os palcos com os artistas o que é mostrado no vídeo. E o que o artista faz no palco é o que fazemos nas aulas”, finaliza.
Para Marcos, adotar o FitDance é uma aposta certa para qualquer academia. “Imagine você, dono de uma academia, vendo seus alunos tirando fotos das aulas e postando nas redes sociais”. O sucesso da dança é traduzido em números. “As aulas coletivas de FitDance estão retendo 30% a mais de alunos do que retinham antes. Hoje, as academias nos incluem na programação porque todos querem consumir”, diz Marcos.
O futuro: Miami, Rock in Rio e convenção
Os Estados Unidos estão na mira da empresa baiana. “Já contratamos uma consultora que atuará em San Diego, Califórnia, para abrir os caminhos para nós. A ideia é pegar pessoas estratégicas nos Estados Unidos e no México para que eles consigam levar a FitDance para lá e abrir um curso para as pessoas se filiarem à empresa, receberem treinamento e começarem a progredir na região, além de levar nossos produtos, como blusas, saias e tops”, explica, referindo-se a peças de vestuário produzidas com patrocínio da Puma e da Red Bull.
Para este ano, eles têm ainda duas importantes empreitadas. A primeira será a “Casa da FitDance” na edição do Rock in Rio prevista para setembro, ao lado da Casa do Multishow no evento. Depois, de 8 a 10 de dezembro, pretendem realizar a primeira convenção da FitDance, com expectativa de 2 mil instrutores e programação com cursos de dança, palestras motivacionais, trabalhos de educação física, fitness, reuniões, superdance e shows musicais.
Serviço: Aula de FitDance na Bodytech Granja Viana
Quando: 19 de agosto (sábado) a partir das 11h
Onde: Shopping Granja Vianna, no km 23 da Rodovia Raposo Tavares (sentido São Paulo), Granja Viana, Cotia – SP
Contato: (11) 4613-6820