Home / Cotia / Grupo estudantes participa de oficina de grafite e muda o ambiente escolar com sua arte

Grupo estudantes participa de oficina de grafite e muda o ambiente escolar com sua arte

Um grupo de aproximadamente 120 alunos da Escola Municipal Rosa Augustas de Moraes, no bairro Mirante da Mata, mudou o ambiente escolar, deu mais vida e cor para a escola por meio da arte durante a participação no projeto “Grafite e Cultura”, realizado pelo Instituto Eco Ambiental e Social, em parceria com a Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer de Cotia, patrocinado pelas empresas Tenneco e DRiV™.

Durante três dias, em duas turmas por dia, os alunos foram acompanhados pelo artista Alexandre Filiage – reconhecido por sua grande experiência em pintura mural – para a criação da arte no muro da escola. O espaço sem cor deu lugar à uma rica paisagem e imagens que registram a beleza de nossa fauna. “É um lindo projeto que oportuniza dois grandes aprendizados: a arte em sim, que permite muitas formas de expressão, e a questão ambiental, já que os alunos puderam saber mais sobre cada animal representado. Todos estão de parabéns”, disse o prefeito Rogério Franco ao ver as imagens de como ficou o muro da escola.

A proposta do projeto é desenvolver a criatividade dos estudantes e sensibilizar sobre a importância da preservação ambiental na cidade, já que o registro destas ações possibilitará a reflexão sobre a estética urbana e a valorização da arte no espaço público e privado.

Durante as oficinas, os alunos também aprenderam sobre a história do grafite, a importância da arte e não da pichação, conheceram sobre artistas que trabalham com grafite e tiveram técnicas de estêncil, ampliação de desenho e pintura com pincel, spray e pistola de ar comprimido.

 

Oficina foi destaque na grande mídia

Uma equipe de reportagem do telejornal SPTV1, da Rede Globo, esteve em Cotia para conferir e registar o projeto, nesta quinta-feira (17/10). A transmissão foi feita ao vivo, enquanto uma turma de alunos terminava o mural. “Importante este reconhecimento e divulgação do projeto, pois dissemina a ideia de que as pessoas, especialmente as mais jovens, podem deixar a sua marca na cidade sem pichar, sem cometer erros. A arte do grafite é belíssima e queremos levar a iniciativa para outras escolas”, disse Gilmar de Almeida, gestor de Cultura da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer de Cotia.

Sobre Hostmarx

Leia também

Prefeitura de Cotia implanta a 1ª Residência Inclusiva Municipal

Na manhã desta quarta-feira (17/04/24), a Prefeitura de Cotia entregou a primeira Residência Inclusiva Municipal …

Skip to content