Home / Cotia / Guarda Ambiental de Cotia flagra corte irregular de árvore para construção de uma garagem

Guarda Ambiental de Cotia flagra corte irregular de árvore para construção de uma garagem

Homem estava cortando um exemplar de ipê-amarelo e foi notificado. A multa nesse caso pode chegar a R$ 1.500,00. Espécie é considerada patrimônio municipal

A Guarda Civil Ambiental de Cotia recebeu uma denúncia anônima de um corte irregular de árvore que estaria em andamento no bairro Jardim São Vicente, nessa quinta-feira (29/04). Ao se dirigir ao local para verificar o caso, a corporação flagrou um homem realizando o corte de um ipê-amarelo. Os galhos e o tronco seriam utilizados para a construção de uma garagem.

Ao ser abordado, verificou-se que o homem não tinha licença ambiental que autorizaria o corte. Diante disso, a Guarda Ambiental lavrou uma notificação e, o acusado de crime ambiental deve se apresentar na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. Conforme previsto em leis federais, estaduais e municipais, o infrator está sujeito ao reparo do dano ambiental causado. A multa nesse caso pode chegar a R$ 1.500,00.

De acordo com a corporação, o homem foi enquadrado na prática de crime ambiental, conforme está previsto na Lei Municipal 1.989/2017. “Parabéns ao cidadão que teve a coragem de denunciar ao se indignar com essa prática ilegal. Cotia é vasta, a nossa força de fiscalização é limitada, ante a uma cidade tão grande, por isso, contamos sempre com a ajuda da população. Se não fosse pela denúncia recebida, o ipê-amarelo teria virado uma garagem”, disse Gustavo Gemente, titular do Verde e do Meio Ambiente. “E, claro, parabéns à nossa GC Ambiental que agiu rapidamente para impedir este crime”, completou.

Crimes ambientais podem ser denunciados pelo telefone 0800 898 11 00 (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h). À noite, fim de semana e feriado a denúncia pode ser feita pelo 153 (GCM).

Fotos: Divulgação Guarda Ambiental

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Cotia/SP- Covid: agendamento de vacina disponível para o dia 14 de maio

A Secretaria de Saúde abriu o agendamento da vacinação contra a Covid-19 para esta sexta-feira (14/05), nos …