Home / Carapicuíba / Hospital Geral de Carapicuíba é aprovado em processo de qualidade da ONA
equipe do HGC posa para foto em escritório

Hospital Geral de Carapicuíba é aprovado em processo de qualidade da ONA

equipe do HGC posa para foto em escritórioO HGC (Hospital Geral de Carapicuíba) foi aprovado no processo para nova acreditação de qualidade e segurança atestado pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), entidade não-governamental que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil. As visitas ocorreram nos dias 14 e 15 deste mês por representantes da ONA e do Ibes (Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde).

Com a aprovação, o HGC mantém o certificado em Acreditado Pleno ONA Nível 2, título já obtido em 2018. Esse certificado envolve o acompanhamento das barreiras de segurança definidas, dos principais processos desenhados e dos protocolos implantados.

Durante os dois dias os avaliadores conheceram a instituição, fizeram auditoria e visitas a diversos setores, incluindo pronto-socorro, UTI Adulto, UTI Neonatal, clínica médica, área de suprimentos e farmácia, engenharia, infraestrutura, endoscopia, controladoria, comissões institucionais, clínica, prontuário e óbito.

A segurança do paciente, não apenas com enfoque na assistência, mas em todas as áreas, como apoio, suprimentos, infraestrutura, logísticas e alta administração foram alguns dos critérios utilizados na avaliação.

Após essa acreditação, serão feitas visitas de manutenção a cada nove meses, além de visitas de recertificação, onde podem ocorrer indicação de aumento para um nível superior.

Todo o processo de acreditação é feito por iniciativa do próprio hospital. A primeira acreditação pela qual o HCG passou foi em 2011, ocasião em que recebeu a certificação em Nível 1, com upgrade em 2013 para nível 2. Em 2014, o processo de acreditação foi paralisado, sendo retomado em 2018. Em maio do ano passado, o HCG foi certificado novamente com o ONA Nível 2. A partir da visita e a manutenção do Nível 2, o HCG poderá traçar a meta para o Nível 3, que é a excelência em gestão.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Prefeitura de Carapicuíba abre inscrições para oficinas de canto

A Prefeitura de Carapicuíba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, abriu inscrições para …