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Informações do transporte metropolitano do Estado de São Paulo já podem ser acessadas

EMTU é pioneira na divulgação de “dados abertos” do transporte metropolitano sob pneus na América Latina

A EMTU/SP, empresa do Governo do Estado de São Paulo, vinculada a STM – Secretaria dos Transportes Metropolitano, acaba de abrir à sociedade alguns de seus principais dados, dentro do conceito internacional “open data”.

As primeiras informações já estão disponíveis no site da empresa,  www.emtu.sp.gov.br, e podem ser acessadas por máquinas, distribuídas, reutilizadas e compartilhadas  por qualquer pessoa da sociedade. O sistema oferece possibilidade de cruzamento de dados e permite acesso fácil a desenvolvedores, pesquisadores, estudantes e cidadãos em geral.

As informações disponíveis são das Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo e incluem: relação de linhas e itinerários e tarifas praticadas; relação de veículos, empresas, placas e prefixos, dados da frota e de atendimento do Serviço Ligado, ocorrências operacionais e do Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE) das Regiões Metropolitanas de São Paulo e Baixada Santista, assim como informações da Central de Atendimento ao Cliente (CAC). Serão utilizados dados em formatos CSV / Excel / PDF / GTFS, além de APIs. Os dados das demais regiões metropolitanas estão em processo de implantação.

A EMTU/SP acompanha a tendência mundial de transparência da informação e é pioneira na América Latina na divulgação de dados do transporte urbano metropolitano. Segundo Joaquim Lopes, presidente da EMTU, “este é apenas o início do processo e estamos nos preparando para ampliar as informações no conceito aberto, como prevê a Lei Federal 12.527/2011 de Acesso á Informação”.

O  artigo 3º prevê: observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção; divulgação de informações de interesse público, independente das solicitações; utilização de meios de comunicação viabilizados pela tecnologia da informação; fomento ao desenvolvimento da cultura de transparência na administração pública; desenvolvimento do controle social da administração pública.

De acordo com Renata Veríssimo, coordenadora do Núcleo de Parcerias + Inovação,  esta ação, que advém de uma empresa pública, poderá desencadear favoravelmente outras ações para benefício dos clientes. “A abertura de dados é um fato; é uma demanda da sociedade e sendo bem utilizados, contribuirão para a integração de informações e quem sabe, em pouco tempo, tenhamos o aumento do número de cidades inteligentes”.

Os dados abertos estão “anonimizados”, ou seja, sem a possibilidade de identificação de clientes / funcionários da EMTU, dos operadores e todos àqueles que por ventura sejam atores nas ocorrências operacionais e no monitoramento em tempo real.  Segundo Veríssimo, os dados com acesso via API tem atualização automática e dados de GTFS são alterados conforme a necessidade. Os demais dados são mensais.

O presidente Joaquim Lopes conclui dizendo que “a empresa caminha para a integração de seus sistemas de gestão,  de forma a consolidar sua eficiência de relacionamento com a sociedade civil”.

Desenvolvedores

Três áreas são destinadas a desenvolvedores: as informações de geolocalização dos ônibus metropolitanos em formato GTFS (General Transit Feed Specification) e o acesso via API (Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicativos) do monitoramento em tempo real dos 6 mil ônibus e das ocorrências operacionais. Neste caso será solicitado cadastro prévio e o aceite às condições de acesso que preveem que os dados não poderão ser vendidos, sublicenciados ou alugados.

Os dados metropolitanos disponibilizados são públicos e gratuitos. A EMTU solicita aos utilizadores, entretanto, o compartilhamento de dados analisados, apresentação dos produtos de tecnologia que por ventura sejam desenvolvidos, discussão sobre pesquisas e estudos a serem elaborados.

Abaixo o link para as páginas:

http://www.emtu.sp.gov.br/emtu/dados-abertos/dados-abertos-principal.fss

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