A psicóloga e antropóloga Susan Andrews ministrou o curso de gerenciamento de estresse. Iniciativa reforça o formato de gestão humanizada defendida pelo prefeito Rogério Franco
Foram quatro encontros, com duração de mais de duas horas cada, que marcaram a vida de 30 mulheres que vivem diariamente com pessoas especiais. Elas são as mães, professoras, cuidadoras, irmãs, esposas, profissionais da saúde que participaram do curso “Gerenciamento do Estresse e Equilíbrio Emocional”, promovido pela Prefeitura de Cotia em parceria com o Instituo Visão Futuro.
A iniciativa reforça o projeto do prefeito Rogério Franco de imprimir a marca de uma gestão participativa e humanizada, em que a população tem voz e é acolhida pelo poder público. O curso foi ministrado pela psicóloga e antropóloga Susan Andrews, formada pela Universidade de Harvard e doutora em Psicologia Transpessoal pela Universidade de Greenwich.
Durante os encontros, as participantes aprenderam técnicas de relaxamento, respiração, automassagem para lidarem com o estresse físico e emocional no dia a dia. “Nosso governo é feito por pessoas e para as pessoas. Precisamos pensar em quem vive com limitações sem nos esquecermos de quem cuida destas pessoas. Este curso é uma iniciativa inédita e que pretendemos expandir”, disse o prefeito Rogério Franco.
Susan Andrews trouxe informação, conhecimento, experiência e resultados de experimentos para Cotia. De acordo com ela, estudos mostram que pessoas que lidam com alto grau de adversidade na vida são mais fortes e resistentes. “A frase do filósofo Friedrick Nietzsche define bem a rotina de vocês ‘o que não me mata, me fortalece’, vocês são fortes”, disse a especialista em gerenciamento do estresse.
Ao falarem sobre a experiência que vivenciaram no curso, as mães foram unânimes em dizer que a mensagem que levam é a de amor, força e autoconfiança. Em um relato emocionado, uma mãe chegou a dizer que se sentia culpada nas poucas vezes em que dedicava parte do seu tempo para si, mas que o curso a fez pensar de outra forma. “Não me sinto mais culpada por me cuidar. Eu posso, eu devo”, disse.
O curso foi viabilizado pelas Secretarias de Saúde e Gestão Estratégica e Inovação, sob o comando dos secretários Magno Sauter e Raphael Camargo. A secretária adjunta de Saúde, Ângela Maluf, que tem vasta experiência com o trabalho sociopedagógico com pessoas deficientes, participou das atividades.
Fotos: Vagner Santos